Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar, compreender e produzir textos contendo o uso adequado dos pronomes relativos, para o cumprimento da coesão textual.
Materiais necessários: Cópia de texto-base disponível aqui; quadro; piloto; apagador; data show.
Dificuldades antecipadas: Identificar o sentido dos pronomes relativos quando estiverem isolados do texto e aplicá-los adequadamente no contexto de uso.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo, Contexto, 2010.
“Caminhada curtas são benéficas para a memória, aponta estudo”. Revista Veja online. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/saude/caminhadas-curtas-sao-beneficas-para-a-memoria-aponta-estudo/>. Acesso em: 25 set. 2018.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.
MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da língua portuguesa. 8 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
NEVES, Maria Helena Moura. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2007.
______. Que gramática estudar na escola? Norma e uso da língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2006.
______. Gramática de usos do português. São Paulo: Unesp, 2000.
______. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
PERINI, M. Gramática do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
SANTOS, Noelma Cristina Ferreira dos; SILVA, Camilo Rosa da. O papel dos pronomes relativos em textos falados: uma análise funcional. Disponível em:
SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003.
Tema da aula
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações:
- Professor, exponha para o tema da aula para os alunos.
Entenda melhor: coesão textual é o nome que se dá ao uso adequado dos elementos gramaticais e dos conectivos da língua portuguesa, que permite a harmonia entre os termos, as frases, as orações, os períodos e os parágrafos de um texto.
- Explique que na aula de hoje os alunos vão aprender como identificar a que ou a quem se referem determinadas palavras usadas no texto escrito da reportagem.
- Questione: Quais recursos linguísticos podem ser utilizados para evitar repetições de palavras em um texto?
- Espera-se que os alunos lembrem que nomes repetidos podem ser substituídos por pronomes, a exemplo de: que, quem e onde.
- Vocês pararam para pensar por que recebem o nome de pronomes relativos? Pronomes relativos a quê?
- Espera-se que os alunos cheguem à conclusão de que os pronomes são relativos porque são usados para substituir ou se referir a algo que já foi dito antes no texto.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Preparação da aula:
- Imprima em papel cartão e recorte as tarjas apresentadas nesta lâmina dos slides. (Leve para a sala de aula as tarjas contendo os pronomes relativos variáveis e invariáveis: o qual, os quais, a qual, as quais, cujo, cujos, cuja, cujas, quanto, quantos, quanta e quantas - variáveis; que, quem, onde - invariáveis.)
- Numa folha de papel 40kg, desenhe duas colunas: de um lado o título “palavras variáveis” e do outro o título “palavras invariáveis”.
- Inicie a aula com a seguinte dinâmica: entregue as tarjas aleatoriamente a alguns alunos da turma e solicite que, um a um, levante-se e cole a palavra na coluna que achar pertinente. Para isso, os alunos podem pedir o auxílio dos demais colegas da turma.
- Feito isso, questione:
- Estas palavras, assim soltas, têm algum sentido para vocês? O que elas querem dizer?
Expectativa de resposta: não têm sentido, porque elas não dizem nada do jeito que estão, soltas.
- O que são palavras variáveis e palavras invariáveis?
Expectativa de resposta: variável é algo que pode mudar, pode variar, enquanto invariável não pode mudar, permanece sempre como está.
- Vamos ver como algumas destas palavras aparecem em uma reportagem e identificar a que elementos elas se referem, no contexto.
Materiais necessários: Papel cartão, fita adesiva dupla face, papel 40kg, pincel marcador permanente.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
- Antes de entregar a versão da reportagem para realização da atividade, apresente o texto desta lâmina, na qual consta o print da reportagem original.
- Oriente-os dizendo que esta fonte é online e é assim que a reportagem é veiculada.
Materiais complementares: A reportagem original pode ser encontrada na seguinte fonte: DA REDAÇÃO. Caminhadas curtas são benéficas para a memória, aponta estudo. Acesso em: 25/9/2018. <https://veja.abril.com.br/saude/caminhadas-curtas-sao-beneficas-para-a-memoria-aponta-estudo/>. Acesso em: 25/9/ 2018.
Clique aqui para ler a reportagem completa.
Desenvolvimento
Orientações:
- Solicite a leitura silenciosa, seguida da leitura em voz alta do trecho de reportagem adaptada para esta atividade.
Materiais complementares: A atividade para impressão também consta aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Solicite a leitura silenciosa, seguida da leitura em voz alta do trecho de reportagem adaptada para esta atividade.
Materiais complementares: A atividade para impressão também consta aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Solicite a leitura silenciosa, seguida da leitura em voz alta do trecho de reportagem adaptada para esta atividade.
Materiais complementares: A atividade para impressão também consta aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Solicite a leitura silenciosa, seguida da leitura em voz alta do trecho de reportagem adaptada para esta atividade.
Materiais complementares: A atividade para impressão também consta aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Solicite a leitura silenciosa, seguida da leitura em voz alta do trecho de reportagem adaptada para esta atividade.
Materiais complementares: A atividade para impressão também consta aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Leia a atividade, apresente e explique a resolução do primeiro pronome relativo como modelo e oriente os alunos para que resolvam o restante em duplas.
- Para isso, explique que o pronome relativo “cuja”, como os alunos mesmo identificaram na introdução da aula, é um pronome relativo variável, pois concorda em gênero (feminino) e número (singular) com o seu referente “descoberta”.
Materiais complementares: A atividade para impressão também consta aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Finalizada a resolução do exercício, realize a correção compartilhada. Em seguida, questione:
- A que classe de palavras pertencem os termos antecedentes dos pronomes relativos?
Resposta: substantivos
- Vamos observar as flexões destes substantivos que antecedem as palavras: quando eles antecedem um pronome relativo variável, o pronome concorda com ele; quando eles antecedem um pronome relativo invariável, o substantivo pode mudar de feminino para masculino ou de singular para plural, mas o pronome continua sem acompanhar as flexões.
- Qual foi a função desempenhada pelos pronomes relativos na reportagem?
Expectativa de resposta: Os pronomes relativos foram usados para evitar repetição de palavras e deixar o texto mais claro.
Materiais complementares: As respostas constam aqui.