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Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Os pronomes relativos e seus antecedentes no gênero reportagem

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Os pronomes relativos e seus antecedentes no gênero reportagem

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Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paloma Sabata Lopes da Silva

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar, compreender e produzir textos contendo o uso adequado dos pronomes relativos, para o cumprimento da coesão textual.

Materiais necessários: Cópia de texto-base disponível aqui; quadro; piloto; apagador; data show.

Dificuldades antecipadas: Identificar o sentido dos pronomes relativos quando estiverem isolados do texto e aplicá-los adequadamente no contexto de uso.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo, Contexto, 2010.

“Caminhada curtas são benéficas para a memória, aponta estudo”. Revista Veja online. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/saude/caminhadas-curtas-sao-beneficas-para-a-memoria-aponta-estudo/>. Acesso em: 25 set. 2018.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.

MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da língua portuguesa. 8 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

NEVES, Maria Helena Moura. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2007.

______. Que gramática estudar na escola? Norma e uso da língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2006.

______. Gramática de usos do português. São Paulo: Unesp, 2000.

______. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

PERINI, M. Gramática do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

SANTOS, Noelma Cristina Ferreira dos; SILVA, Camilo Rosa da. O papel dos pronomes relativos em textos falados: uma análise funcional. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2018.

SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

  • Professor, exponha para o tema da aula para os alunos.

Entenda melhor: coesão textual é o nome que se dá ao uso adequado dos elementos gramaticais e dos conectivos da língua portuguesa, que permite a harmonia entre os termos, as frases, as orações, os períodos e os parágrafos de um texto.

  • Explique que na aula de hoje os alunos vão aprender como identificar a que ou a quem se referem determinadas palavras usadas no texto escrito da reportagem.
  • Questione: Quais recursos linguísticos podem ser utilizados para evitar repetições de palavras em um texto?
  • Espera-se que os alunos lembrem que nomes repetidos podem ser substituídos por pronomes, a exemplo de: que, quem e onde.
  • Vocês pararam para pensar por que recebem o nome de pronomes relativos? Pronomes relativos a quê?
  • Espera-se que os alunos cheguem à conclusão de que os pronomes são relativos porque são usados para substituir ou se referir a algo que já foi dito antes no texto.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Preparação da aula:
  • Imprima em papel cartão e recorte as tarjas apresentadas nesta lâmina dos slides. (Leve para a sala de aula as tarjas contendo os pronomes relativos variáveis e invariáveis: o qual, os quais, a qual, as quais, cujo, cujos, cuja, cujas, quanto, quantos, quanta e quantas - variáveis; que, quem, onde - invariáveis.)
  • Numa folha de papel 40kg, desenhe duas colunas: de um lado o título “palavras variáveis” e do outro o título “palavras invariáveis”.
  • Inicie a aula com a seguinte dinâmica: entregue as tarjas aleatoriamente a alguns alunos da turma e solicite que, um a um, levante-se e cole a palavra na coluna que achar pertinente. Para isso, os alunos podem pedir o auxílio dos demais colegas da turma.
  • Feito isso, questione:
  • Estas palavras, assim soltas, têm algum sentido para vocês? O que elas querem dizer?

Expectativa de resposta: não têm sentido, porque elas não dizem nada do jeito que estão, soltas.

  • O que são palavras variáveis e palavras invariáveis?

Expectativa de resposta: variável é algo que pode mudar, pode variar, enquanto invariável não pode mudar, permanece sempre como está.

  • Vamos ver como algumas destas palavras aparecem em uma reportagem e identificar a que elementos elas se referem, no contexto.

Materiais necessários: Papel cartão, fita adesiva dupla face, papel 40kg, pincel marcador permanente.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Antes de entregar a versão da reportagem para realização da atividade, apresente o texto desta lâmina, na qual consta o print da reportagem original.
  • Oriente-os dizendo que esta fonte é online e é assim que a reportagem é veiculada.

Materiais complementares: A reportagem original pode ser encontrada na seguinte fonte: DA REDAÇÃO. Caminhadas curtas são benéficas para a memória, aponta estudo. Acesso em: 25/9/2018. <https://veja.abril.com.br/saude/caminhadas-curtas-sao-beneficas-para-a-memoria-aponta-estudo/>. Acesso em: 25/9/ 2018.

Clique aqui para ler a reportagem completa.

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Orientações:

  • Solicite a leitura silenciosa, seguida da leitura em voz alta do trecho de reportagem adaptada para esta atividade.

Materiais complementares: A atividade para impressão também consta aqui.

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Orientações:

  • Solicite a leitura silenciosa, seguida da leitura em voz alta do trecho de reportagem adaptada para esta atividade.

Materiais complementares: A atividade para impressão também consta aqui.

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Orientações:

  • Solicite a leitura silenciosa, seguida da leitura em voz alta do trecho de reportagem adaptada para esta atividade.

Materiais complementares: A atividade para impressão também consta aqui.

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Orientações:

  • Solicite a leitura silenciosa, seguida da leitura em voz alta do trecho de reportagem adaptada para esta atividade.

Materiais complementares: A atividade para impressão também consta aqui.

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Orientações:

  • Solicite a leitura silenciosa, seguida da leitura em voz alta do trecho de reportagem adaptada para esta atividade.

Materiais complementares: A atividade para impressão também consta aqui.

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Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia a atividade, apresente e explique a resolução do primeiro pronome relativo como modelo e oriente os alunos para que resolvam o restante em duplas.
  • Para isso, explique que o pronome relativo “cuja”, como os alunos mesmo identificaram na introdução da aula, é um pronome relativo variável, pois concorda em gênero (feminino) e número (singular) com o seu referente “descoberta”.

Materiais complementares: A atividade para impressão também consta aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Finalizada a resolução do exercício, realize a correção compartilhada. Em seguida, questione:
  • A que classe de palavras pertencem os termos antecedentes dos pronomes relativos?

Resposta: substantivos

  • Vamos observar as flexões destes substantivos que antecedem as palavras: quando eles antecedem um pronome relativo variável, o pronome concorda com ele; quando eles antecedem um pronome relativo invariável, o substantivo pode mudar de feminino para masculino ou de singular para plural, mas o pronome continua sem acompanhar as flexões.
  • Qual foi a função desempenhada pelos pronomes relativos na reportagem?

Expectativa de resposta: Os pronomes relativos foram usados para evitar repetição de palavras e deixar o texto mais claro.

Materiais complementares: As respostas constam aqui.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar, compreender e produzir textos contendo o uso adequado dos pronomes relativos, para o cumprimento da coesão textual.

Materiais necessários: Cópia de texto-base disponível aqui; quadro; piloto; apagador; data show.

Dificuldades antecipadas: Identificar o sentido dos pronomes relativos quando estiverem isolados do texto e aplicá-los adequadamente no contexto de uso.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo, Contexto, 2010.

“Caminhada curtas são benéficas para a memória, aponta estudo”. Revista Veja online. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/saude/caminhadas-curtas-sao-beneficas-para-a-memoria-aponta-estudo/>. Acesso em: 25 set. 2018.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.

MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da língua portuguesa. 8 ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

NEVES, Maria Helena Moura. Texto e gramática. São Paulo: Contexto, 2007.

______. Que gramática estudar na escola? Norma e uso da língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2006.

______. Gramática de usos do português. São Paulo: Unesp, 2000.

______. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

PERINI, M. Gramática do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

SANTOS, Noelma Cristina Ferreira dos; SILVA, Camilo Rosa da. O papel dos pronomes relativos em textos falados: uma análise funcional. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2018.

SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

  • Professor, exponha para o tema da aula para os alunos.

Entenda melhor: coesão textual é o nome que se dá ao uso adequado dos elementos gramaticais e dos conectivos da língua portuguesa, que permite a harmonia entre os termos, as frases, as orações, os períodos e os parágrafos de um texto.

  • Explique que na aula de hoje os alunos vão aprender como identificar a que ou a quem se referem determinadas palavras usadas no texto escrito da reportagem.
  • Questione: Quais recursos linguísticos podem ser utilizados para evitar repetições de palavras em um texto?
  • Espera-se que os alunos lembrem que nomes repetidos podem ser substituídos por pronomes, a exemplo de: que, quem e onde.
  • Vocês pararam para pensar por que recebem o nome de pronomes relativos? Pronomes relativos a quê?
  • Espera-se que os alunos cheguem à conclusão de que os pronomes são relativos porque são usados para substituir ou se referir a algo que já foi dito antes no texto.
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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Preparação da aula:
  • Imprima em papel cartão e recorte as tarjas apresentadas nesta lâmina dos slides. (Leve para a sala de aula as tarjas contendo os pronomes relativos variáveis e invariáveis: o qual, os quais, a qual, as quais, cujo, cujos, cuja, cujas, quanto, quantos, quanta e quantas - variáveis; que, quem, onde - invariáveis.)
  • Numa folha de papel 40kg, desenhe duas colunas: de um lado o título “palavras variáveis” e do outro o título “palavras invariáveis”.
  • Inicie a aula com a seguinte dinâmica: entregue as tarjas aleatoriamente a alguns alunos da turma e solicite que, um a um, levante-se e cole a palavra na coluna que achar pertinente. Para isso, os alunos podem pedir o auxílio dos demais colegas da turma.
  • Feito isso, questione:
  • Estas palavras, assim soltas, têm algum sentido para vocês? O que elas querem dizer?

Expectativa de resposta: não têm sentido, porque elas não dizem nada do jeito que estão, soltas.

  • O que são palavras variáveis e palavras invariáveis?

Expectativa de resposta: variável é algo que pode mudar, pode variar, enquanto invariável não pode mudar, permanece sempre como está.

  • Vamos ver como algumas destas palavras aparecem em uma reportagem e identificar a que elementos elas se referem, no contexto.

Materiais necessários: Papel cartão, fita adesiva dupla face, papel 40kg, pincel marcador permanente.

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Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações:

  • Antes de entregar a versão da reportagem para realização da atividade, apresente o texto desta lâmina, na qual consta o print da reportagem original.
  • Oriente-os dizendo que esta fonte é online e é assim que a reportagem é veiculada.

Materiais complementares: A reportagem original pode ser encontrada na seguinte fonte: DA REDAÇÃO. Caminhadas curtas são benéficas para a memória, aponta estudo. Acesso em: 25/9/2018. <https://veja.abril.com.br/saude/caminhadas-curtas-sao-beneficas-para-a-memoria-aponta-estudo/>. Acesso em: 25/9/ 2018.

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  • Solicite a leitura silenciosa, seguida da leitura em voz alta do trecho de reportagem adaptada para esta atividade.

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  • Solicite a leitura silenciosa, seguida da leitura em voz alta do trecho de reportagem adaptada para esta atividade.

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  • Solicite a leitura silenciosa, seguida da leitura em voz alta do trecho de reportagem adaptada para esta atividade.

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  • Solicite a leitura silenciosa, seguida da leitura em voz alta do trecho de reportagem adaptada para esta atividade.

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Orientações:

  • Leia a atividade, apresente e explique a resolução do primeiro pronome relativo como modelo e oriente os alunos para que resolvam o restante em duplas.
  • Para isso, explique que o pronome relativo “cuja”, como os alunos mesmo identificaram na introdução da aula, é um pronome relativo variável, pois concorda em gênero (feminino) e número (singular) com o seu referente “descoberta”.

Materiais complementares: A atividade para impressão também consta aqui.

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Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Finalizada a resolução do exercício, realize a correção compartilhada. Em seguida, questione:
  • A que classe de palavras pertencem os termos antecedentes dos pronomes relativos?

Resposta: substantivos

  • Vamos observar as flexões destes substantivos que antecedem as palavras: quando eles antecedem um pronome relativo variável, o pronome concorda com ele; quando eles antecedem um pronome relativo invariável, o substantivo pode mudar de feminino para masculino ou de singular para plural, mas o pronome continua sem acompanhar as flexões.
  • Qual foi a função desempenhada pelos pronomes relativos na reportagem?

Expectativa de resposta: Os pronomes relativos foram usados para evitar repetição de palavras e deixar o texto mais claro.

Materiais complementares: As respostas constam aqui.

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