15895
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A ocorrência das orações subordinadas adverbiais no artigo de opinião.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre A ocorrência das orações subordinadas adverbiais no artigo de opinião.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Caroline Costa Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Opcionais: PowerPoint narrado (tutorial disponível aqui); plataforma de design gráfico Canva (tutorial disponível aqui).

Tema
Pergunte aos alunos, pelo WhatsApp, com um cartaz produzido no Canva (veja em Recursos Opcionais), se eles já conseguem perceber a diferença entre uma oração coordenada e uma subordinada. Relembre a relação de dependência que existe nas orações subordinadas, denotada pelo próprio sentido da palavra subordinação. Explique a eles que é o momento de produzir com as orações subordinadas adverbiais.

Introdução
Encaminhe à turma um documento com um questionamento: você acha que os jogos de videogame influenciam o comportamento das pessoas? Você já aprendeu algo diferente com jogos? Peça que os alunos respondam através de materiais gráficos também, assim como o enviado por você. Compartilhe com eles o tutorial da plataforma Canva.

Desenvolvimento
Encaminhe à turma uma cópia do artigo “Jogos podem auxiliar no aprendizado” e solicite que o leiam. Pergunte quem é o autor do texto e se eles concordam com seu título, justificando a resposta. Encaminhe também uma tabela com as palavras: tempo, finalidade, condição (hipótese) e conformidade, para os alunos preencherem. Explique que devem refletir e encontrar, no parágrafo grifado, uma oração que tenha um dos sentidos solicitados na tabela, para preenchê-la. Além de preencher com a oração, solicite que escrevam a palavra que traduz a ideia de tempo, finalidade, conformidade e condição (hipótese). Questione a razão do uso da conjunção “quando”, que aparece várias vezes no artigo, pelo autor. Pergunte aos alunos se alguma das linhas ficou em branco na tabela, se faltou algum tipo de oração das sugeridas na pergunta 1. Se sim, qual? O trecho do artigo a ser entregue aos alunos está disponível aqui; possíveis respostas estão disponíveis aqui; a tabela para impressão está disponível aqui.

Fechamento
Solicite aos alunos que leiam suas respostas para a pergunta do início da aula e explicitem o sentido do “SE” , do “PARA QUE” e do “SEGUNDO” nas orações. Pergunte para eles se alguma oração que criaram poderia preencher a linha que sobrou da tabela, Discuta com eles o slide do “Se”; em seguida, solicite exemplos de orações que foram completadas pelos alunos e escreva-os na lousa. Solicite aos alunos que reflitam sobre o sentido das orações escritas. Em seguida, mostre o slide que trata da finalidade e da conformidade. Discuta com eles as ideias de hipótese, finalidade e conformidade. Observação: as discussões e reflexões sugeridas aqui poderão ser encaminhadas no mesmo documento das atividades ou por meio de uma apresentação em PowerPoint com narração.

Convite às famílias
Você pode convidar os familiares a ler o artigo “Jogos podem ajudar na aprendizagem” e pedir que reflitam sobre o assunto junto aos alunos.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_12ATS02

(EF08LP11) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, agrupamento de orações em períodos, diferenciando coordenação de subordinação.

(EF08LP12) Identificar, em textos lidos, orações subordinadas com conjunções de uso frequente, incorporando-as às suas próprias produções.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas