Texto para impressão - Jogos podem auxiliar no aprendizado
Plano de Aula
Plano de aula: A ocorrência das orações subordinadas adverbiais no artigo de opinião.
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Orações subordinadas adverbiais
Por: Caroline Costa Silva
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos consiste em fazer os alunos reconhecer as orações subordinadas adverbiais a fim de utilizá-las em seu dia a dia.
Materiais necessários: Cópia de trechos do artigo de opinião: SITE EDUCAÇÃO: Jogos podem auxiliar no aprendizado. Disponível em <http://www.revistaeducacao.com.br/aprendizado-em-jogo>. Acesso em 10 de janeiro de 2019.
Dificuldades antecipadas: Compreender o vocabulário do artigo de opinião e reconhecer as orações subordinadas adverbiais.
Referências sobre o assunto:
CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.
PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Pergunte aos alunos se eles conseguem já perceber a diferença entre uma oração coordenada e uma subordinada. Relembre a relação de dependência que existe nas orações subordinadas denotadas pelo próprio sentido da palavra subordinação. Explique a eles que é o momento de produzirem com as orações subordinadas adverbiais.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Questione os alunos se eles acham que os jogos de videogame influenciam no comportamento das pessoas e se eles já aprenderam algo diferente com os jogos que jogam. Dê oportunidade para todos se expressarem.
- Em seguida, escreva na lousa a oração: “Se eu jogar um jogo educativo, será que vou aprender com ele?” e “ Eu estudo todos os dias para que eu…”; e “ Segundo minha mãe, eu jogo…”
- Solicite que escrevam a resposta no caderno sobre a pergunta, que completem as orações e que analisem o sentido do “ Se”, do “para que” e do “Segundo” nas orações.
Materiais complementares: caderno, lápis, data show e computador.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Divida a sala em grupos. Como muitos alunos consideram difícil trabalhar com orações coordenadas e subordinadas, quando eles se organizam em grupo podem discutir, levantar hipóteses, chegarem a uma conclusão, enfim, eles podem compartilhar conhecimento entre eles.
- Entregue as cópias do artigo “Jogos podem auxiliar no aprendizado” e solicite que um representante de cada grupo leia um parágrafo do texto;
- Pergunte quem é o autor do texto e se eles concordam com o título do texto, justificando a resposta;
- Entregue a tabela com as palavras tempo, finalidade, condição (hipótese) e conformidade para os alunos preencherem;
- Explique aos alunos que eles devem refletir e encontrar, no parágrafo grifado, uma oração que tenha um dos sentidos solicitados na tabela e devem preenchê-la com ela;
- Além de preencher com a oração, solicite que eles escrevam a palavra que traduz a ideia de tempo, finalidade, conformidade e condição (hipótese) na oração;
- Discuta com os grupos o que eles responderam para cada trecho da tabela.
- Questione os alunos a razão do autor ter usado várias vezes a conjunção “Quando” no artigo.
- Pergunte aos alunos se alguma das linhas ficou em branco na tabela, se faltou algum tipo de oração das sugeridas na pergunta 1. Se sim, qual.
Materiais complementares: Cópias do artigo, lápis.
Para acessar o trecho do artigo a ser entregue aos alunos, clique aqui
Possíveis respostas aqui
Tabela para impressão, clique aqui
Desenvolvimento
Continuação
Orientações:
- Divida a sala em grupos;
- Entregue as cópias do artigo “Jogos podem auxiliar no aprendizado” e solicite que um representante de cada grupo leia um parágrafo do texto;
- Pergunte quem é o autor do texto e se eles concordam com o título do texto, justificando a resposta;
- Entregue a tabela com as palavras tempo, finalidade, condição (hipótese) e conformidade para os alunos preencherem;
- Explique aos alunos que eles devem refletir e encontrar, no parágrafo grifado, uma oração que tenha um dos sentidos solicitados na tabela e devem preenchê-la com ela;
- Além de preencher com a oração, solicite que eles escrevam a palavra que traduz a ideia de tempo, finalidade, conformidade e condição(hipótese) na oração;
- Informe a eles que uma das linhas ficará em branco na tabela, pois não há no artigo oração subordinada condicional;
- Discuta com os grupos o que eles responderam para cada trecho da tabela.
- Questione os alunos a razão do autor ter usado várias vezes a conjunção “Quando” no artigo.
Materiais complementares: Cópias do artigo, lápis.
Para acessar o trecho do artigo a ser entregue aos alunos, clique aqui
Possíveis respostas aqui
Tabela para impressão, clique aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida a sala em grupos;
- Entregue as cópias do artigo “Jogos podem auxiliar no aprendizado?” e solicite que um representante de cada grupo leia um parágrafo do texto;
- Pergunte quem é o autor do texto e se eles concordam com o título do texto, justificando a resposta;
- Entregue a tabela com as palavras tempo, finalidade, condição (hipótese) e conformidade para os alunos preencherem;
- Explique aos alunos que eles devem refletir e encontrar, no parágrafo grifado, uma oração que tenha um dos sentidos solicitados na tabela e devem preenchê-la com ela;
- Além de preencher com a oração, solicite que eles escrevam a palavra que traduz a ideia de tempo, finalidade, conformidade e condição(hipótese) na oração;
- Informe a eles que uma das linhas ficará em branco na tabela, pois não há no artigo oração subordinada condicional;
- Discuta com os grupos o que eles responderam para cada trecho da tabela.
- Questione os alunos a razão do autor ter usado várias vezes a conjunção “Quando” no artigo.
Materiais complementares: Cópias do artigo, lápis.
Para acessar o trecho do artigo a ser entregue aos alunos, clique aqui
Possíveis respostas aqui
Tabela para impressão, clique aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida a sala em grupos;
- Entregue as cópias do artigo “Jogos podem auxiliar no aprendizado?” e solicite que um representante de cada grupo leia um parágrafo do texto;
- Pergunte quem é o autor do texto e se eles concordam com o título do texto, justificando a resposta;
- Entregue a tabela com as palavras tempo, finalidade, condição (hipótese) e conformidade para os alunos preencherem;
- Explique aos alunos que eles devem refletir e encontrar, no parágrafo grifado, uma oração que tenha um dos sentidos solicitados na tabela e devem preenchê-la com ela;
- Além de preencher com a oração, solicite que eles escrevam a palavra que traduz a ideia de tempo, finalidade, conformidade e condição(hipótese) na oração;
- Informe a eles que uma das linhas ficará em branco na tabela, pois não há no artigo oração subordinada condicional;
- Discuta com os grupos o que eles responderam para cada trecho da tabela.
- Questione os alunos a razão do autor ter usado várias vezes a conjunção “Quando” no artigo.
Materiais complementares: Cópias do artigo, lápis.
Para acessar o trecho do artigo a ser entregue aos alunos, clique aqui
Possíveis respostas aqui
Tabela para impressão, clique aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida a sala em grupos;
- Entregue as cópias do artigo “Jogos podem auxiliar no aprendizado?” e solicite que um representante de cada grupo leia um parágrafo do texto;
- Pergunte quem é o autor do texto e se eles concordam com o título do texto, justificando a resposta;
- Entregue a tabela com as palavras tempo, finalidade, condição (hipótese) e conformidade para os alunos preencherem;
- Explique aos alunos que eles devem refletir e encontrar, no parágrafo grifado, uma oração que tenha um dos sentidos solicitados na tabela e devem preenchê-la com ela;
- Além de preencher com a oração, solicite que eles escrevam a palavra que traduz a ideia de tempo, finalidade, conformidade e condição(hipótese) na oração;
- Informe a eles que uma das linhas ficará em branco na tabela, pois não há no artigo oração subordinada condicional;
- Discuta com os grupos o que eles responderam para cada trecho da tabela.
- Questione os alunos a razão do autor ter usado várias vezes a conjunção “Quando” no artigo.
Materiais complementares: Cópias do artigo, lápis.
Para acessar o trecho do artigo a ser entregue aos alunos, clique aqui
Possíveis respostas aqui
Tabela para impressão, clique aqui
Desenvolvimento
Orientações:
- Divida a sala em grupos;
- Entregue as cópias do artigo “Jogos podem auxiliar no aprendizado?” e solicite que um representante de cada grupo leia um parágrafo do texto;
- Pergunte quem é o autor do texto e se eles concordam com o título do texto, justificando a resposta;
- Entregue a tabela com as palavras tempo, finalidade, condição (hipótese) e conformidade para os alunos preencherem;
- Explique aos alunos que eles devem refletir e encontrar, no parágrafo grifado, uma oração que tenha um dos sentidos solicitados na tabela e devem preenchê-la com ela;
- Além de preencher com a oração, solicite que eles escrevam a palavra que traduz a ideia de tempo, finalidade, conformidade e condição(hipótese) na oração;
- Informe a eles que uma das linhas ficará em branco na tabela, pois não há no artigo oração subordinada condicional;
- Discuta com os grupos o que eles responderam para cada trecho da tabela.
- Questione os alunos a razão do autor ter usado várias vezes a conjunção “Quando” no artigo.
Materiais complementares: Cópias do artigo, lápis.
Para acessar o trecho do artigo a ser entregue aos alunos, clique aqui
Possíveis respostas aqui
Tabela para impressão, clique aqui
Desenvolvimento
Continuação
Orientações:
- Divida a sala em grupos;
- Entregue as cópias do artigo “Jogos podem auxiliar no aprendizado?” e solicite que um representante de cada grupo leia um parágrafo do texto;
- Pergunte quem é o autor do texto e se eles concordam com o título do texto, justificando a resposta;
- Entregue a tabela com as palavras tempo, finalidade, condição (hipótese) e conformidade para os alunos preencherem;
- Explique aos alunos que eles devem refletir e encontrar, no parágrafo grifado, uma oração que tenha um dos sentidos solicitados na tabela e devem preenchê-la com ela;
- Além de preencher com a oração, solicite que eles escrevam a palavra que traduz a ideia de tempo, finalidade, conformidade e condição(hipótese) na oração;
- Informe a eles que uma das linhas ficará em branco na tabela, pois não há no artigo oração subordinada condicional ;
- Discuta com os grupos o que eles responderam para cada trecho da tabela.
- Questione os alunos a razão do autor ter usado várias vezes a conjunção “Quando” no artigo.
Materiais complementares: Cópias do artigo, lápis.
Para acessar o trecho do artigo a ser entregue aos alunos, clique aqui
Possíveis respostas aqui
Tabela para impressão, clique aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Solicite aos alunos que leiam as suas respostas para a pergunta do início da aula e digam o sentido do “SE” , do “PARA QUE” e do “SEGUNDO” nas orações;
- Perguntem para eles se alguma oração que eles criaram poderia preencher a linha que sobrou da tabela;
- Aguarde as respostas dos alunos e, em seguida, mostre o slide do “SE”;
- Discuta com eles o slide do “Se” e, em seguida, solicite exemplos de orações que foram completadas pelos alunos e escreva na lousa;
- Solicite aos alunos que reflitam sobre o sentido das orações escritas na lousa;
- Em seguida, mostre o slide que trata da finalidade e da conformidade;
- Discuta com eles as ideias de hipótese, finalidade e conformidade.
Materiais complementares: Data show, computador, quadro.
Fechamento
Orientações:
- Solicite aos alunos que leiam as suas respostas para a pergunta do início da aula e digam o sentido do “SE” , do “PARA QUE” e do “SEGUNDO” nas orações;
- Perguntem para eles se o papel que sobrou teria correlação com alguma oração;
- Aguarde as respostas dos alunos e, em seguida, mostre o slide do “SE”;
- Discuta com eles, o slide do “Se” e, em seguida, solicite exemplos de orações que foram completadas pelos alunos e escreva na lousa;
- Solicite aos alunos que reflitam sobre o sentido das orações escritas na lousa;
- Em seguida, mostre o slide do “Para que” e do “Segundo”;
- Discuta com eles as ideias de hipótese, finalidade e conformidade.
Materiais complementares: Data show, computador, quadro.
Fechamento
Orientações:
- Solicite aos alunos que leiam as suas respostas para a pergunta do início da aula e digam o sentido do “SE” , do “PARA QUE” e do “SEGUNDO” nas orações;
- Perguntem para eles se o papel que sobrou teria correlação com alguma oração;
- Aguarde as respostas dos alunos e, em seguida, mostre o slide do “SE”;
- Discuta com eles, o slide do “Se” e, em seguida, solicite exemplos de orações que foram completadas pelos alunos e escreva na lousa;
- Solicite aos alunos que reflitam sobre o sentido das orações escritas na lousa;
- Em seguida, mostre o slide do “Para que” e do “Segundo”;
- Discuta com eles as ideias de hipótese, finalidade e conformidade.
Materiais complementares: Data show, computador, quadro.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcionais: PowerPoint narrado (tutorial disponível aqui); plataforma de design gráfico Canva (tutorial disponível aqui).
Tema
Pergunte aos alunos, pelo WhatsApp, com um cartaz produzido no Canva (veja em Recursos Opcionais), se eles já conseguem perceber a diferença entre uma oração coordenada e uma subordinada. Relembre a relação de dependência que existe nas orações subordinadas, denotada pelo próprio sentido da palavra subordinação. Explique a eles que é o momento de produzir com as orações subordinadas adverbiais.
Introdução
Encaminhe à turma um documento com um questionamento: você acha que os jogos de videogame influenciam o comportamento das pessoas? Você já aprendeu algo diferente com jogos? Peça que os alunos respondam através de materiais gráficos também, assim como o enviado por você. Compartilhe com eles o tutorial da plataforma Canva.
Desenvolvimento
Encaminhe à turma uma cópia do artigo “Jogos podem auxiliar no aprendizado” e solicite que o leiam. Pergunte quem é o autor do texto e se eles concordam com seu título, justificando a resposta. Encaminhe também uma tabela com as palavras: tempo, finalidade, condição (hipótese) e conformidade, para os alunos preencherem. Explique que devem refletir e encontrar, no parágrafo grifado, uma oração que tenha um dos sentidos solicitados na tabela, para preenchê-la. Além de preencher com a oração, solicite que escrevam a palavra que traduz a ideia de tempo, finalidade, conformidade e condição (hipótese). Questione a razão do uso da conjunção “quando”, que aparece várias vezes no artigo, pelo autor. Pergunte aos alunos se alguma das linhas ficou em branco na tabela, se faltou algum tipo de oração das sugeridas na pergunta 1. Se sim, qual? O trecho do artigo a ser entregue aos alunos está disponível aqui; possíveis respostas estão disponíveis aqui; a tabela para impressão está disponível aqui.
Fechamento
Solicite aos alunos que leiam suas respostas para a pergunta do início da aula e explicitem o sentido do “SE” , do “PARA QUE” e do “SEGUNDO” nas orações. Pergunte para eles se alguma oração que criaram poderia preencher a linha que sobrou da tabela, Discuta com eles o slide do “Se”; em seguida, solicite exemplos de orações que foram completadas pelos alunos e escreva-os na lousa. Solicite aos alunos que reflitam sobre o sentido das orações escritas. Em seguida, mostre o slide que trata da finalidade e da conformidade. Discuta com eles as ideias de hipótese, finalidade e conformidade. Observação: as discussões e reflexões sugeridas aqui poderão ser encaminhadas no mesmo documento das atividades ou por meio de uma apresentação em PowerPoint com narração.
Convite às famílias
Você pode convidar os familiares a ler o artigo “Jogos podem ajudar na aprendizagem” e pedir que reflitam sobre o assunto junto aos alunos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Caroline Costa Silva
Mentor: Danyelle Ribeiro Vasconcelos
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: A ocorrência das orações subordinadas adverbiais no artigo de opinião.
Finalidade da aula: Produzir textos com as orações subordinadas adverbiais a fim de que os alunos façam uso delas em seu dia a dia.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF08LP11/EF08LP12
Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. Recomendamos o uso desse plano em sequência.