15895
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A ocorrência das orações subordinadas adverbiais no artigo de opinião.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre A ocorrência das orações subordinadas adverbiais no artigo de opinião.

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Caroline Costa Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos consiste em fazer os alunos reconhecer as orações subordinadas adverbiais a fim de utilizá-las em seu dia a dia.

Materiais necessários: Cópia de trechos do artigo de opinião: SITE EDUCAÇÃO: Jogos podem auxiliar no aprendizado. Disponível em <http://www.revistaeducacao.com.br/aprendizado-em-jogo>. Acesso em 10 de janeiro de 2019.

Dificuldades antecipadas: Compreender o vocabulário do artigo de opinião e reconhecer as orações subordinadas adverbiais.

Referências sobre o assunto:

CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.
PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.



Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Pergunte aos alunos se eles conseguem já perceber a diferença entre uma oração coordenada e uma subordinada. Relembre a relação de dependência que existe nas orações subordinadas denotadas pelo próprio sentido da palavra subordinação. Explique a eles que é o momento de produzirem com as orações subordinadas adverbiais.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Questione os alunos se eles acham que os jogos de videogame influenciam no comportamento das pessoas e se eles já aprenderam algo diferente com os jogos que jogam. Dê oportunidade para todos se expressarem.
  • Em seguida, escreva na lousa a oração: “Se eu jogar um jogo educativo, será que vou aprender com ele?” e “ Eu estudo todos os dias para que eu…”; e “ Segundo minha mãe, eu jogo…”
  • Solicite que escrevam a resposta no caderno sobre a pergunta, que completem as orações e que analisem o sentido do “ Se”, do “para que” e do “Segundo” nas orações.

Materiais complementares: caderno, lápis, data show e computador.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Divida a sala em grupos. Como muitos alunos consideram difícil trabalhar com orações coordenadas e subordinadas, quando eles se organizam em grupo podem discutir, levantar hipóteses, chegarem a uma conclusão, enfim, eles podem compartilhar conhecimento entre eles.
  • Entregue as cópias do artigo “Jogos podem auxiliar no aprendizado” e solicite que um representante de cada grupo leia um parágrafo do texto;
  • Pergunte quem é o autor do texto e se eles concordam com o título do texto, justificando a resposta;
  • Entregue a tabela com as palavras tempo, finalidade, condição (hipótese) e conformidade para os alunos preencherem;
  • Explique aos alunos que eles devem refletir e encontrar, no parágrafo grifado, uma oração que tenha um dos sentidos solicitados na tabela e devem preenchê-la com ela;
  • Além de preencher com a oração, solicite que eles escrevam a palavra que traduz a ideia de tempo, finalidade, conformidade e condição (hipótese) na oração;
  • Discuta com os grupos o que eles responderam para cada trecho da tabela.
  • Questione os alunos a razão do autor ter usado várias vezes a conjunção “Quando” no artigo.
  • Pergunte aos alunos se alguma das linhas ficou em branco na tabela, se faltou algum tipo de oração das sugeridas na pergunta 1. Se sim, qual.

Materiais complementares: Cópias do artigo, lápis.

Para acessar o trecho do artigo a ser entregue aos alunos, clique aqui

Possíveis respostas aqui

Tabela para impressão, clique aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Continuação

Orientações:

  • Divida a sala em grupos;
  • Entregue as cópias do artigo “Jogos podem auxiliar no aprendizado” e solicite que um representante de cada grupo leia um parágrafo do texto;
  • Pergunte quem é o autor do texto e se eles concordam com o título do texto, justificando a resposta;
  • Entregue a tabela com as palavras tempo, finalidade, condição (hipótese) e conformidade para os alunos preencherem;
  • Explique aos alunos que eles devem refletir e encontrar, no parágrafo grifado, uma oração que tenha um dos sentidos solicitados na tabela e devem preenchê-la com ela;
  • Além de preencher com a oração, solicite que eles escrevam a palavra que traduz a ideia de tempo, finalidade, conformidade e condição(hipótese) na oração;
  • Informe a eles que uma das linhas ficará em branco na tabela, pois não há no artigo oração subordinada condicional;
  • Discuta com os grupos o que eles responderam para cada trecho da tabela.
  • Questione os alunos a razão do autor ter usado várias vezes a conjunção “Quando” no artigo.

Materiais complementares: Cópias do artigo, lápis.

Para acessar o trecho do artigo a ser entregue aos alunos, clique aqui

Possíveis respostas aqui

Tabela para impressão, clique aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a sala em grupos;
  • Entregue as cópias do artigo “Jogos podem auxiliar no aprendizado?” e solicite que um representante de cada grupo leia um parágrafo do texto;
  • Pergunte quem é o autor do texto e se eles concordam com o título do texto, justificando a resposta;
  • Entregue a tabela com as palavras tempo, finalidade, condição (hipótese) e conformidade para os alunos preencherem;
  • Explique aos alunos que eles devem refletir e encontrar, no parágrafo grifado, uma oração que tenha um dos sentidos solicitados na tabela e devem preenchê-la com ela;
  • Além de preencher com a oração, solicite que eles escrevam a palavra que traduz a ideia de tempo, finalidade, conformidade e condição(hipótese) na oração;
  • Informe a eles que uma das linhas ficará em branco na tabela, pois não há no artigo oração subordinada condicional;
  • Discuta com os grupos o que eles responderam para cada trecho da tabela.
  • Questione os alunos a razão do autor ter usado várias vezes a conjunção “Quando” no artigo.

Materiais complementares: Cópias do artigo, lápis.

Para acessar o trecho do artigo a ser entregue aos alunos, clique aqui

Possíveis respostas aqui

Tabela para impressão, clique aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a sala em grupos;
  • Entregue as cópias do artigo “Jogos podem auxiliar no aprendizado?” e solicite que um representante de cada grupo leia um parágrafo do texto;
  • Pergunte quem é o autor do texto e se eles concordam com o título do texto, justificando a resposta;
  • Entregue a tabela com as palavras tempo, finalidade, condição (hipótese) e conformidade para os alunos preencherem;
  • Explique aos alunos que eles devem refletir e encontrar, no parágrafo grifado, uma oração que tenha um dos sentidos solicitados na tabela e devem preenchê-la com ela;
  • Além de preencher com a oração, solicite que eles escrevam a palavra que traduz a ideia de tempo, finalidade, conformidade e condição(hipótese) na oração;
  • Informe a eles que uma das linhas ficará em branco na tabela, pois não há no artigo oração subordinada condicional;
  • Discuta com os grupos o que eles responderam para cada trecho da tabela.
  • Questione os alunos a razão do autor ter usado várias vezes a conjunção “Quando” no artigo.

Materiais complementares: Cópias do artigo, lápis.

Para acessar o trecho do artigo a ser entregue aos alunos, clique aqui

Possíveis respostas aqui

Tabela para impressão, clique aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a sala em grupos;
  • Entregue as cópias do artigo “Jogos podem auxiliar no aprendizado?” e solicite que um representante de cada grupo leia um parágrafo do texto;
  • Pergunte quem é o autor do texto e se eles concordam com o título do texto, justificando a resposta;
  • Entregue a tabela com as palavras tempo, finalidade, condição (hipótese) e conformidade para os alunos preencherem;
  • Explique aos alunos que eles devem refletir e encontrar, no parágrafo grifado, uma oração que tenha um dos sentidos solicitados na tabela e devem preenchê-la com ela;
  • Além de preencher com a oração, solicite que eles escrevam a palavra que traduz a ideia de tempo, finalidade, conformidade e condição(hipótese) na oração;
  • Informe a eles que uma das linhas ficará em branco na tabela, pois não há no artigo oração subordinada condicional;
  • Discuta com os grupos o que eles responderam para cada trecho da tabela.
  • Questione os alunos a razão do autor ter usado várias vezes a conjunção “Quando” no artigo.

Materiais complementares: Cópias do artigo, lápis.

Para acessar o trecho do artigo a ser entregue aos alunos, clique aqui

Possíveis respostas aqui

Tabela para impressão, clique aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a sala em grupos;
  • Entregue as cópias do artigo “Jogos podem auxiliar no aprendizado?” e solicite que um representante de cada grupo leia um parágrafo do texto;
  • Pergunte quem é o autor do texto e se eles concordam com o título do texto, justificando a resposta;
  • Entregue a tabela com as palavras tempo, finalidade, condição (hipótese) e conformidade para os alunos preencherem;
  • Explique aos alunos que eles devem refletir e encontrar, no parágrafo grifado, uma oração que tenha um dos sentidos solicitados na tabela e devem preenchê-la com ela;
  • Além de preencher com a oração, solicite que eles escrevam a palavra que traduz a ideia de tempo, finalidade, conformidade e condição(hipótese) na oração;
  • Informe a eles que uma das linhas ficará em branco na tabela, pois não há no artigo oração subordinada condicional;
  • Discuta com os grupos o que eles responderam para cada trecho da tabela.
  • Questione os alunos a razão do autor ter usado várias vezes a conjunção “Quando” no artigo.

Materiais complementares: Cópias do artigo, lápis.

Para acessar o trecho do artigo a ser entregue aos alunos, clique aqui

Possíveis respostas aqui

Tabela para impressão, clique aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Continuação

Orientações:

  • Divida a sala em grupos;
  • Entregue as cópias do artigo “Jogos podem auxiliar no aprendizado?” e solicite que um representante de cada grupo leia um parágrafo do texto;
  • Pergunte quem é o autor do texto e se eles concordam com o título do texto, justificando a resposta;
  • Entregue a tabela com as palavras tempo, finalidade, condição (hipótese) e conformidade para os alunos preencherem;
  • Explique aos alunos que eles devem refletir e encontrar, no parágrafo grifado, uma oração que tenha um dos sentidos solicitados na tabela e devem preenchê-la com ela;
  • Além de preencher com a oração, solicite que eles escrevam a palavra que traduz a ideia de tempo, finalidade, conformidade e condição(hipótese) na oração;
  • Informe a eles que uma das linhas ficará em branco na tabela, pois não há no artigo oração subordinada condicional ;
  • Discuta com os grupos o que eles responderam para cada trecho da tabela.
  • Questione os alunos a razão do autor ter usado várias vezes a conjunção “Quando” no artigo.

Materiais complementares: Cópias do artigo, lápis.

Para acessar o trecho do artigo a ser entregue aos alunos, clique aqui

Possíveis respostas aqui

Tabela para impressão, clique aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite aos alunos que leiam as suas respostas para a pergunta do início da aula e digam o sentido do “SE” , do “PARA QUE” e do “SEGUNDO” nas orações;
  • Perguntem para eles se alguma oração que eles criaram poderia preencher a linha que sobrou da tabela;
  • Aguarde as respostas dos alunos e, em seguida, mostre o slide do “SE”;
  • Discuta com eles o slide do “Se” e, em seguida, solicite exemplos de orações que foram completadas pelos alunos e escreva na lousa;
  • Solicite aos alunos que reflitam sobre o sentido das orações escritas na lousa;
  • Em seguida, mostre o slide que trata da finalidade e da conformidade;
  • Discuta com eles as ideias de hipótese, finalidade e conformidade.

Materiais complementares: Data show, computador, quadro.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite aos alunos que leiam as suas respostas para a pergunta do início da aula e digam o sentido do “SE” , do “PARA QUE” e do “SEGUNDO” nas orações;
  • Perguntem para eles se o papel que sobrou teria correlação com alguma oração;
  • Aguarde as respostas dos alunos e, em seguida, mostre o slide do “SE”;
  • Discuta com eles, o slide do “Se” e, em seguida, solicite exemplos de orações que foram completadas pelos alunos e escreva na lousa;
  • Solicite aos alunos que reflitam sobre o sentido das orações escritas na lousa;
  • Em seguida, mostre o slide do “Para que” e do “Segundo”;
  • Discuta com eles as ideias de hipótese, finalidade e conformidade.

Materiais complementares: Data show, computador, quadro.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite aos alunos que leiam as suas respostas para a pergunta do início da aula e digam o sentido do “SE” , do “PARA QUE” e do “SEGUNDO” nas orações;
  • Perguntem para eles se o papel que sobrou teria correlação com alguma oração;
  • Aguarde as respostas dos alunos e, em seguida, mostre o slide do “SE”;
  • Discuta com eles, o slide do “Se” e, em seguida, solicite exemplos de orações que foram completadas pelos alunos e escreva na lousa;
  • Solicite aos alunos que reflitam sobre o sentido das orações escritas na lousa;
  • Em seguida, mostre o slide do “Para que” e do “Segundo”;
  • Discuta com eles as ideias de hipótese, finalidade e conformidade.

Materiais complementares: Data show, computador, quadro.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos consiste em fazer os alunos reconhecer as orações subordinadas adverbiais a fim de utilizá-las em seu dia a dia.

Materiais necessários: Cópia de trechos do artigo de opinião: SITE EDUCAÇÃO: Jogos podem auxiliar no aprendizado. Disponível em <http://www.revistaeducacao.com.br/aprendizado-em-jogo>. Acesso em 10 de janeiro de 2019.

Dificuldades antecipadas: Compreender o vocabulário do artigo de opinião e reconhecer as orações subordinadas adverbiais.

Referências sobre o assunto:

CUNHA, Celso & CINTRA, Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 6ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon Editora, 2013.
PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2001.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1996.
VIEIRA, S. R.; BRANDÃO, S. F. (orgs.). Ensino de gramática descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Pergunte aos alunos se eles conseguem já perceber a diferença entre uma oração coordenada e uma subordinada. Relembre a relação de dependência que existe nas orações subordinadas denotadas pelo próprio sentido da palavra subordinação. Explique a eles que é o momento de produzirem com as orações subordinadas adverbiais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Questione os alunos se eles acham que os jogos de videogame influenciam no comportamento das pessoas e se eles já aprenderam algo diferente com os jogos que jogam. Dê oportunidade para todos se expressarem.
  • Em seguida, escreva na lousa a oração: “Se eu jogar um jogo educativo, será que vou aprender com ele?” e “ Eu estudo todos os dias para que eu…”; e “ Segundo minha mãe, eu jogo…”
  • Solicite que escrevam a resposta no caderno sobre a pergunta, que completem as orações e que analisem o sentido do “ Se”, do “para que” e do “Segundo” nas orações.

Materiais complementares: caderno, lápis, data show e computador.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações:

  • Divida a sala em grupos. Como muitos alunos consideram difícil trabalhar com orações coordenadas e subordinadas, quando eles se organizam em grupo podem discutir, levantar hipóteses, chegarem a uma conclusão, enfim, eles podem compartilhar conhecimento entre eles.
  • Entregue as cópias do artigo “Jogos podem auxiliar no aprendizado” e solicite que um representante de cada grupo leia um parágrafo do texto;
  • Pergunte quem é o autor do texto e se eles concordam com o título do texto, justificando a resposta;
  • Entregue a tabela com as palavras tempo, finalidade, condição (hipótese) e conformidade para os alunos preencherem;
  • Explique aos alunos que eles devem refletir e encontrar, no parágrafo grifado, uma oração que tenha um dos sentidos solicitados na tabela e devem preenchê-la com ela;
  • Além de preencher com a oração, solicite que eles escrevam a palavra que traduz a ideia de tempo, finalidade, conformidade e condição (hipótese) na oração;
  • Discuta com os grupos o que eles responderam para cada trecho da tabela.
  • Questione os alunos a razão do autor ter usado várias vezes a conjunção “Quando” no artigo.
  • Pergunte aos alunos se alguma das linhas ficou em branco na tabela, se faltou algum tipo de oração das sugeridas na pergunta 1. Se sim, qual.

Materiais complementares: Cópias do artigo, lápis.

Para acessar o trecho do artigo a ser entregue aos alunos, clique aqui

Possíveis respostas aqui

Tabela para impressão, clique aqui

Slide Plano Aula

Continuação

Orientações:

  • Divida a sala em grupos;
  • Entregue as cópias do artigo “Jogos podem auxiliar no aprendizado” e solicite que um representante de cada grupo leia um parágrafo do texto;
  • Pergunte quem é o autor do texto e se eles concordam com o título do texto, justificando a resposta;
  • Entregue a tabela com as palavras tempo, finalidade, condição (hipótese) e conformidade para os alunos preencherem;
  • Explique aos alunos que eles devem refletir e encontrar, no parágrafo grifado, uma oração que tenha um dos sentidos solicitados na tabela e devem preenchê-la com ela;
  • Além de preencher com a oração, solicite que eles escrevam a palavra que traduz a ideia de tempo, finalidade, conformidade e condição(hipótese) na oração;
  • Informe a eles que uma das linhas ficará em branco na tabela, pois não há no artigo oração subordinada condicional;
  • Discuta com os grupos o que eles responderam para cada trecho da tabela.
  • Questione os alunos a razão do autor ter usado várias vezes a conjunção “Quando” no artigo.

Materiais complementares: Cópias do artigo, lápis.

Para acessar o trecho do artigo a ser entregue aos alunos, clique aqui

Possíveis respostas aqui

Tabela para impressão, clique aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a sala em grupos;
  • Entregue as cópias do artigo “Jogos podem auxiliar no aprendizado?” e solicite que um representante de cada grupo leia um parágrafo do texto;
  • Pergunte quem é o autor do texto e se eles concordam com o título do texto, justificando a resposta;
  • Entregue a tabela com as palavras tempo, finalidade, condição (hipótese) e conformidade para os alunos preencherem;
  • Explique aos alunos que eles devem refletir e encontrar, no parágrafo grifado, uma oração que tenha um dos sentidos solicitados na tabela e devem preenchê-la com ela;
  • Além de preencher com a oração, solicite que eles escrevam a palavra que traduz a ideia de tempo, finalidade, conformidade e condição(hipótese) na oração;
  • Informe a eles que uma das linhas ficará em branco na tabela, pois não há no artigo oração subordinada condicional;
  • Discuta com os grupos o que eles responderam para cada trecho da tabela.
  • Questione os alunos a razão do autor ter usado várias vezes a conjunção “Quando” no artigo.

Materiais complementares: Cópias do artigo, lápis.

Para acessar o trecho do artigo a ser entregue aos alunos, clique aqui

Possíveis respostas aqui

Tabela para impressão, clique aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a sala em grupos;
  • Entregue as cópias do artigo “Jogos podem auxiliar no aprendizado?” e solicite que um representante de cada grupo leia um parágrafo do texto;
  • Pergunte quem é o autor do texto e se eles concordam com o título do texto, justificando a resposta;
  • Entregue a tabela com as palavras tempo, finalidade, condição (hipótese) e conformidade para os alunos preencherem;
  • Explique aos alunos que eles devem refletir e encontrar, no parágrafo grifado, uma oração que tenha um dos sentidos solicitados na tabela e devem preenchê-la com ela;
  • Além de preencher com a oração, solicite que eles escrevam a palavra que traduz a ideia de tempo, finalidade, conformidade e condição(hipótese) na oração;
  • Informe a eles que uma das linhas ficará em branco na tabela, pois não há no artigo oração subordinada condicional;
  • Discuta com os grupos o que eles responderam para cada trecho da tabela.
  • Questione os alunos a razão do autor ter usado várias vezes a conjunção “Quando” no artigo.

Materiais complementares: Cópias do artigo, lápis.

Para acessar o trecho do artigo a ser entregue aos alunos, clique aqui

Possíveis respostas aqui

Tabela para impressão, clique aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a sala em grupos;
  • Entregue as cópias do artigo “Jogos podem auxiliar no aprendizado?” e solicite que um representante de cada grupo leia um parágrafo do texto;
  • Pergunte quem é o autor do texto e se eles concordam com o título do texto, justificando a resposta;
  • Entregue a tabela com as palavras tempo, finalidade, condição (hipótese) e conformidade para os alunos preencherem;
  • Explique aos alunos que eles devem refletir e encontrar, no parágrafo grifado, uma oração que tenha um dos sentidos solicitados na tabela e devem preenchê-la com ela;
  • Além de preencher com a oração, solicite que eles escrevam a palavra que traduz a ideia de tempo, finalidade, conformidade e condição(hipótese) na oração;
  • Informe a eles que uma das linhas ficará em branco na tabela, pois não há no artigo oração subordinada condicional;
  • Discuta com os grupos o que eles responderam para cada trecho da tabela.
  • Questione os alunos a razão do autor ter usado várias vezes a conjunção “Quando” no artigo.

Materiais complementares: Cópias do artigo, lápis.

Para acessar o trecho do artigo a ser entregue aos alunos, clique aqui

Possíveis respostas aqui

Tabela para impressão, clique aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Divida a sala em grupos;
  • Entregue as cópias do artigo “Jogos podem auxiliar no aprendizado?” e solicite que um representante de cada grupo leia um parágrafo do texto;
  • Pergunte quem é o autor do texto e se eles concordam com o título do texto, justificando a resposta;
  • Entregue a tabela com as palavras tempo, finalidade, condição (hipótese) e conformidade para os alunos preencherem;
  • Explique aos alunos que eles devem refletir e encontrar, no parágrafo grifado, uma oração que tenha um dos sentidos solicitados na tabela e devem preenchê-la com ela;
  • Além de preencher com a oração, solicite que eles escrevam a palavra que traduz a ideia de tempo, finalidade, conformidade e condição(hipótese) na oração;
  • Informe a eles que uma das linhas ficará em branco na tabela, pois não há no artigo oração subordinada condicional;
  • Discuta com os grupos o que eles responderam para cada trecho da tabela.
  • Questione os alunos a razão do autor ter usado várias vezes a conjunção “Quando” no artigo.

Materiais complementares: Cópias do artigo, lápis.

Para acessar o trecho do artigo a ser entregue aos alunos, clique aqui

Possíveis respostas aqui

Tabela para impressão, clique aqui

Slide Plano Aula

Continuação

Orientações:

  • Divida a sala em grupos;
  • Entregue as cópias do artigo “Jogos podem auxiliar no aprendizado?” e solicite que um representante de cada grupo leia um parágrafo do texto;
  • Pergunte quem é o autor do texto e se eles concordam com o título do texto, justificando a resposta;
  • Entregue a tabela com as palavras tempo, finalidade, condição (hipótese) e conformidade para os alunos preencherem;
  • Explique aos alunos que eles devem refletir e encontrar, no parágrafo grifado, uma oração que tenha um dos sentidos solicitados na tabela e devem preenchê-la com ela;
  • Além de preencher com a oração, solicite que eles escrevam a palavra que traduz a ideia de tempo, finalidade, conformidade e condição(hipótese) na oração;
  • Informe a eles que uma das linhas ficará em branco na tabela, pois não há no artigo oração subordinada condicional ;
  • Discuta com os grupos o que eles responderam para cada trecho da tabela.
  • Questione os alunos a razão do autor ter usado várias vezes a conjunção “Quando” no artigo.

Materiais complementares: Cópias do artigo, lápis.

Para acessar o trecho do artigo a ser entregue aos alunos, clique aqui

Possíveis respostas aqui

Tabela para impressão, clique aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite aos alunos que leiam as suas respostas para a pergunta do início da aula e digam o sentido do “SE” , do “PARA QUE” e do “SEGUNDO” nas orações;
  • Perguntem para eles se alguma oração que eles criaram poderia preencher a linha que sobrou da tabela;
  • Aguarde as respostas dos alunos e, em seguida, mostre o slide do “SE”;
  • Discuta com eles o slide do “Se” e, em seguida, solicite exemplos de orações que foram completadas pelos alunos e escreva na lousa;
  • Solicite aos alunos que reflitam sobre o sentido das orações escritas na lousa;
  • Em seguida, mostre o slide que trata da finalidade e da conformidade;
  • Discuta com eles as ideias de hipótese, finalidade e conformidade.

Materiais complementares: Data show, computador, quadro.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite aos alunos que leiam as suas respostas para a pergunta do início da aula e digam o sentido do “SE” , do “PARA QUE” e do “SEGUNDO” nas orações;
  • Perguntem para eles se o papel que sobrou teria correlação com alguma oração;
  • Aguarde as respostas dos alunos e, em seguida, mostre o slide do “SE”;
  • Discuta com eles, o slide do “Se” e, em seguida, solicite exemplos de orações que foram completadas pelos alunos e escreva na lousa;
  • Solicite aos alunos que reflitam sobre o sentido das orações escritas na lousa;
  • Em seguida, mostre o slide do “Para que” e do “Segundo”;
  • Discuta com eles as ideias de hipótese, finalidade e conformidade.

Materiais complementares: Data show, computador, quadro.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite aos alunos que leiam as suas respostas para a pergunta do início da aula e digam o sentido do “SE” , do “PARA QUE” e do “SEGUNDO” nas orações;
  • Perguntem para eles se o papel que sobrou teria correlação com alguma oração;
  • Aguarde as respostas dos alunos e, em seguida, mostre o slide do “SE”;
  • Discuta com eles, o slide do “Se” e, em seguida, solicite exemplos de orações que foram completadas pelos alunos e escreva na lousa;
  • Solicite aos alunos que reflitam sobre o sentido das orações escritas na lousa;
  • Em seguida, mostre o slide do “Para que” e do “Segundo”;
  • Discuta com eles as ideias de hipótese, finalidade e conformidade.

Materiais complementares: Data show, computador, quadro.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP11 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano