Resolução de atividade - Atividade de sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: Gênero artigo de opinião: uma análise do uso das conjunções coordenativas
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Conjunções coordenativas e subordinativas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender como as conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas estabelecem conexões entre as orações do texto e como permitem identificar as posições.
Materiais necessários: Data show, computador e artigo de opinião, papel e caneta.
Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em apreender o conceito de conjunções coordenativas e em identificar os períodos compostos.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.
COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.
CUNHA, G. A articulação discursiva do gênero artigo de opinião à luz de um modelo modular de análise do discurso. Filologia E Linguística Portuguesa, 14(1), 73-97, 2012. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59903>. Acesso em: 26 jul. 2018.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
ORLANDI, E. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999. p. 15-22.
SANTAELLA, Lucia. Gêneros discursivos híbridos na era da hipermídia. Bakhtiniana, São Paulo, 9 (2): 206-216, Ago./Dez. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/bak/v9n2/a13v9n2.pdf>. Acesso em: 4 jul. 2018.
SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ.Soc., vol. 23, no. 81, Campinas, p.143-160. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf>. Acesso: 4 jul. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Oriente os alunos que, ao ler um artigo de opinião, deverão perceber quais relações de coordenação são estabelecidas entre as orações do texto.
O intuito é que os alunos reconheçam as conjunções coordenativas.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Antes de ler o texto, solicite que os alunos percebam as relações estabelecidas no texto e busquem identificar a ideia de paralelismo. (complementaridade) entre orações.
- Em seguida, passe para a leitura do título do texto.
- Pergunte o que os alunos percebem nesse título. Provoque as seguintes indagações: é possível perceber a opinião do autor a partir do título? Qual é essa opinião?
- Informe que esse texto se trata de um artigo de opinião, por isso, é possível notar a opinião latente do autor logo no título.
- Questione os alunos: a que público se destinaria este artigo? Que aspectos do texto podem indicar a que interlocutor é dirigido?
- Espera-se que o aluno reflita sobre a função do gênero artigo de opinião a partir da leitura e indagação sobre o título.
Materiais complementares: artigo de opinião impresso, datashow e computador.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Leia o texto com toda a turma.
- Proponha uma reflexão conjunta aos alunos: a sua opinião é a mesma que expressa o autor do texto?
- Solicite que releiam o texto e observem as palavras marcadas.
- Distribua os alunos em grupos.
- Proponha uma atividade em que os alunos deverão perceber, por meio das palavras marcadas no texto, as seguintes relações de coordenação: adição, oposição, alternância, conclusão, explicação.
- Para exemplificar como acontecem essas relações, apresente essas questões aos alunos:
- Alguma dessas palavras dá uma ideia de soma em relação a outra?
- Alguma dessas palavras dá uma ideia de oposição em relação a outra?
- Alguma dessas palavras dá uma ideia de escolha/alternativa em relação a outra?
- Alguma dessas palavras dá uma ideia de conclusão em relação a primeira ideia?
- Alguma dessas palavras dá uma ideia de esclarecimento em relação a outra?
- Na segunda parte da atividade, solicite que separem os períodos em que se estabelecem essas relações de coordenação e, caso não encontrem alguma delas, adaptem um período do texto para que apresentem essas ideias.
Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em identificar as relações de coordenação.
Observação 2: Como as relações de alternância e explicação não estão presentes no texto será necessário que os alunos adaptem algum período. Oriente-os com mais atenção nessa reelaboração.
Desenvolvimento
Orientações:
- Leia o texto com toda a turma.
- Proponha uma reflexão conjunta aos alunos: a sua opinião é a mesma que expressa o autor do texto?
- Solicite que releiam o texto e observem as palavras marcadas.
- Distribua os alunos em grupos.
- Proponha uma atividade em que os alunos deverão perceber, por meio das palavras marcadas no texto, as seguintes relações de coordenação: adição, oposição, alternância, conclusão, explicação.
- Para exemplificar como acontecem essas relações, apresente essas questões aos alunos:
- Alguma dessas palavras dá uma ideia de soma em relação a outra?
- Alguma dessas palavras dá uma ideia de oposição em relação a outra?
- Alguma dessas palavras dá uma ideia de escolha/alternativa em relação a outra?
- Alguma dessas palavras dá uma ideia de conclusão em relação a primeira ideia?
- Alguma dessas palavras dá uma ideia de esclarecimento em relação a outra?
- Na segunda parte da atividade, solicite que separem os períodos em que se estabelecem essas relações de coordenação e, caso não encontrem alguma delas, adaptem um período do texto para que apresentem essas ideias.
Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em identificar as relações de coordenação.
Observação 2: Como as relações de alternância e explicação não estão presentes no texto será necessário que os alunos adaptem algum período. Oriente-os com mais atenção nessa reelaboração.
Desenvolvimento
Orientações:
- Leia o texto com toda a turma.
- Proponha uma reflexão conjunta aos alunos: a sua opinião é a mesma que expressa o autor do texto?
- Solicite que releiam o texto e observem as palavras marcadas.
- Distribua os alunos em grupos.
- Proponha uma atividade em que os alunos deverão perceber, por meio das palavras marcadas no texto, as seguintes relações de coordenação: adição, oposição, alternância, conclusão, explicação.
- Para exemplificar como acontecem essas relações, apresente essas questões aos alunos:
- Alguma dessas palavras dá uma ideia de soma em relação a outra?
- Alguma dessas palavras dá uma ideia de oposição em relação a outra?
- Alguma dessas palavras dá uma ideia de escolha/alternativa em relação a outra?
- Alguma dessas palavras dá uma ideia de conclusão em relação a primeira ideia?
- Alguma dessas palavras dá uma ideia de esclarecimento em relação a outra?
- Na segunda parte da atividade, solicite que separem os períodos em que se estabelecem essas relações de coordenação e, caso não encontrem alguma delas, adaptem um período do texto para que apresentem essas ideias.
Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em identificar as relações de coordenação.
Observação 2: Como as relações de alternância e explicação não estão presentes no texto será necessário que os alunos adaptem algum período. Oriente-os com mais atenção nessa reelaboração.
Desenvolvimento
Orientações:
- Leia o texto com toda a turma.
- Proponha uma reflexão conjunta aos alunos: a sua opinião é a mesma que expressa o autor do texto?
- Solicite que releiam o texto e observem as palavras marcadas.
- Distribua os alunos em grupos.
- Proponha uma atividade em que os alunos deverão perceber, por meio das palavras marcadas no texto, as seguintes relações de coordenação: adição, oposição, alternância, conclusão, explicação.
- Para exemplificar como acontecem essas relações, apresente essas questões aos alunos:
- Alguma dessas palavras dá uma ideia de soma em relação a outra?
- Alguma dessas palavras dá uma ideia de oposição em relação a outra?
- Alguma dessas palavras dá uma ideia de escolha/alternativa em relação a outra?
- Alguma dessas palavras dá uma ideia de conclusão em relação a primeira ideia?
- Alguma dessas palavras dá uma ideia de esclarecimento em relação a outra?
- Na segunda parte da atividade, solicite que separem os períodos em que se estabelecem essas relações de coordenação e, caso não encontrem alguma delas, adaptem um período do texto para que apresentem essas ideias.
Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em identificar as relações de coordenação.
Observação 2: Como as relações de alternância e explicação não estão presentes no texto será necessário que os alunos adaptem algum período. Oriente-os com mais atenção nessa reelaboração.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Solicite que cada grupo apresente as relações de coordenação que encontrou no texto e suas orações adaptadas.
- Em seguida, confira as respostas com a turma.
- Apresente esse slide como possibilidade de resposta.
- Explique como as relações de coordenação são estabelecidas nesses períodos compostos.
Material complementar: Resolução de exercício aqui
Fechamento
Orientações:
- Solicite que cada grupo apresente as relações de coordenação que encontrou no texto e suas orações adaptadas.
- Em seguida, confira as respostas com a turma.
- Apresente esse slide como possibilidade de resposta.
- Explique como as relações de coordenação são estabelecidas nesses períodos compostos.
Material complementar: Resolução de exercício aqui
Fechamento
Orientações:
- Solicite que cada grupo apresente as relações de coordenação que encontrou no texto e suas orações adaptadas.
- Em seguida, confira as respostas com a turma.
- Apresente esse slide como possibilidade de resposta.
- Explique como as relações de coordenação são estabelecidas nesses períodos compostos.
Material complementar: Resolução de exercício aqui
Fechamento
Orientações:
- Solicite que cada grupo apresente as relações de coordenação que encontrou no texto e suas orações adaptadas.
- Em seguida, confira as respostas com a turma.
- Apresente esse slide como possibilidade de resposta.
- Explique como as relações de coordenação são estabelecidas nesses períodos compostos.
Material complementar: Resolução de exercício aqui
Fechamento
Orientações:
- Solicite que cada grupo apresente as relações de coordenação que encontrou no texto e suas orações adaptadas.
- Em seguida, confira as respostas com a turma.
- Apresente esse slide como possibilidade de resposta.
- Explique como as relações de coordenação são estabelecidas nesses períodos compostos.
Material complementar: Resolução de exercício aqui
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (aprenda a organizar pastas no Drive aqui) e Canva-tirinhas (disponível aqui).
Tema
Grave um áudio ou um vídeo introdutório apresentando a proposta da aula aos alunos e explicando brevemente seu objetivo, conforme as orientações do slide Tema.
Introdução
No mesmo áudio ou um vídeo, leia e apresente o título do texto, disponível no primeiro slide de Introdução, enfatizando que se trata de um artigo de opinião. No vídeo, faça as perguntas disponíveis nas orientações do plano para que os alunos reflitam sobre o título e levantem hipóteses sobre a leitura. Estabeleça um prazo curto para o envio dessa primeira atividade.
Desenvolvimento
Em um novo áudio ou vídeo, leia o texto na íntegra e disponibilize aos alunos uma cópia do texto com as conjunções coordenadas grifadas (veja o texto nos slides do Desenvolvimento). Peça que eles releiam o texto, questione se compartilham da ideia expressa pelo autor e disponibilize a eles o conjunto de questões sugeridas nas orientações do plano de aula (parte Desenvolvimento), a fim de encontrar as relações estabelecidas entre as orações por meio do uso das conjunções (adição, explicação, conclusão, alternância ou oposição). Dê um tempo para que os alunos façam as atividades, de forma a organizar os conectivos.
Fechamento
No grupo de WhatsApp da turma, peça que os alunos façam uma exposição das suas respostas às questões anteriores, conferindo-as. Disponibilize, no final da exposição, a resolução da atividade (material complementar), se necessário. Se for possível um momento síncrono, você poderá potencializar as discussões, de forma a evidenciar os efeitos de sentido decorrente das escolhas das conjunções coordenadas. Os alunos podem elaborar pequenas sínteses respondendo à questão “o que eu aprendi hoje?” e enviá-las via WhatsApp.
Convite às famílias
Conheça e assista com a família a série Black Mirror, do Netflix, que, trazendo questões filosóficas sobre a condição de existência humana, toca no tema abordado pelo artigo de opinião lido nesta aula, sendo citado no texto, inclusive. A série, por meio de episódios independentes, trata de uma distopia em que a tecnologia é utilizada como instrumento para que as relações humanas se hostilizem. Verifique apenas a classificação etária de alguns episódios.