Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui); Google Drive (aprenda a organizar pastas no Drive aqui) e Canva-tirinhas (disponível aqui).
Tema
Grave um áudio ou um vídeo introdutório apresentando a proposta da aula aos alunos e explicando brevemente seu objetivo, conforme as orientações do slide Tema.
Introdução
No mesmo áudio ou um vídeo, leia e apresente o título do texto, disponível no primeiro slide de Introdução, enfatizando que se trata de um artigo de opinião. No vídeo, faça as perguntas disponíveis nas orientações do plano para que os alunos reflitam sobre o título e levantem hipóteses sobre a leitura. Estabeleça um prazo curto para o envio dessa primeira atividade.
Desenvolvimento
Em um novo áudio ou vídeo, leia o texto na íntegra e disponibilize aos alunos uma cópia do texto com as conjunções coordenadas grifadas (veja o texto nos slides do Desenvolvimento). Peça que eles releiam o texto, questione se compartilham da ideia expressa pelo autor e disponibilize a eles o conjunto de questões sugeridas nas orientações do plano de aula (parte Desenvolvimento), a fim de encontrar as relações estabelecidas entre as orações por meio do uso das conjunções (adição, explicação, conclusão, alternância ou oposição). Dê um tempo para que os alunos façam as atividades, de forma a organizar os conectivos.
Fechamento
No grupo de WhatsApp da turma, peça que os alunos façam uma exposição das suas respostas às questões anteriores, conferindo-as. Disponibilize, no final da exposição, a resolução da atividade (material complementar), se necessário. Se for possível um momento síncrono, você poderá potencializar as discussões, de forma a evidenciar os efeitos de sentido decorrente das escolhas das conjunções coordenadas. Os alunos podem elaborar pequenas sínteses respondendo à questão “o que eu aprendi hoje?” e enviá-las via WhatsApp.
Convite às famílias
Conheça e assista com a família a série Black Mirror, do Netflix, que, trazendo questões filosóficas sobre a condição de existência humana, toca no tema abordado pelo artigo de opinião lido nesta aula, sendo citado no texto, inclusive. A série, por meio de episódios independentes, trata de uma distopia em que a tecnologia é utilizada como instrumento para que as relações humanas se hostilizem. Verifique apenas a classificação etária de alguns episódios.
Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda
Código: LPO9_06ATS01
(EF09LP08) Identificar, em textos lidos e em produções próprias, a relação que conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas e subordinativas estabelecem entre as orações que conectam.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes