15894
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Gênero artigo de opinião: uma análise do uso das conjunções coordenativas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Gênero artigo de opinião: uma análise do uso das conjunções coordenativas

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Maria Gabriella Flores Severo Fonseca

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender como as conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas estabelecem conexões entre as orações do texto e como permitem identificar as posições.

Materiais necessários: Data show, computador e artigo de opinião, papel e caneta.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em apreender o conceito de conjunções coordenativas e em identificar os períodos compostos.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.

COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CUNHA, G. A articulação discursiva do gênero artigo de opinião à luz de um modelo modular de análise do discurso. Filologia E Linguística Portuguesa, 14(1), 73-97, 2012. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59903>. Acesso em: 26 jul. 2018.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.

ORLANDI, E. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999. p. 15-22.

SANTAELLA, Lucia. Gêneros discursivos híbridos na era da hipermídia. Bakhtiniana, São Paulo, 9 (2): 206-216, Ago./Dez. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/bak/v9n2/a13v9n2.pdf>. Acesso em: 4 jul. 2018.

SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ.Soc., vol. 23, no. 81, Campinas, p.143-160. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf>. Acesso: 4 jul. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos que, ao ler um artigo de opinião, deverão perceber quais relações de coordenação são estabelecidas entre as orações do texto.

O intuito é que os alunos reconheçam as conjunções coordenativas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Antes de ler o texto, solicite que os alunos percebam as relações estabelecidas no texto e busquem identificar a ideia de paralelismo. (complementaridade) entre orações.
  • Em seguida, passe para a leitura do título do texto.
  • Pergunte o que os alunos percebem nesse título. Provoque as seguintes indagações: é possível perceber a opinião do autor a partir do título? Qual é essa opinião?
  • Informe que esse texto se trata de um artigo de opinião, por isso, é possível notar a opinião latente do autor logo no título.
  • Questione os alunos: a que público se destinaria este artigo? Que aspectos do texto podem indicar a que interlocutor é dirigido?
  • Espera-se que o aluno reflita sobre a função do gênero artigo de opinião a partir da leitura e indagação sobre o título.

Materiais complementares: artigo de opinião impresso, datashow e computador.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Leia o texto com toda a turma.
  • Proponha uma reflexão conjunta aos alunos: a sua opinião é a mesma que expressa o autor do texto?
  • Solicite que releiam o texto e observem as palavras marcadas.
  • Distribua os alunos em grupos.
  • Proponha uma atividade em que os alunos deverão perceber, por meio das palavras marcadas no texto, as seguintes relações de coordenação: adição, oposição, alternância, conclusão, explicação.
  • Para exemplificar como acontecem essas relações, apresente essas questões aos alunos:
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de soma em relação a outra?
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de oposição em relação a outra?
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de escolha/alternativa em relação a outra?
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de conclusão em relação a primeira ideia?
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de esclarecimento em relação a outra?
  • Na segunda parte da atividade, solicite que separem os períodos em que se estabelecem essas relações de coordenação e, caso não encontrem alguma delas, adaptem um período do texto para que apresentem essas ideias.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em identificar as relações de coordenação.

Observação 2: Como as relações de alternância e explicação não estão presentes no texto será necessário que os alunos adaptem algum período. Oriente-os com mais atenção nessa reelaboração.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com toda a turma.
  • Proponha uma reflexão conjunta aos alunos: a sua opinião é a mesma que expressa o autor do texto?
  • Solicite que releiam o texto e observem as palavras marcadas.
  • Distribua os alunos em grupos.
  • Proponha uma atividade em que os alunos deverão perceber, por meio das palavras marcadas no texto, as seguintes relações de coordenação: adição, oposição, alternância, conclusão, explicação.
  • Para exemplificar como acontecem essas relações, apresente essas questões aos alunos:
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de soma em relação a outra?
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de oposição em relação a outra?
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de escolha/alternativa em relação a outra?
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de conclusão em relação a primeira ideia?
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de esclarecimento em relação a outra?
  • Na segunda parte da atividade, solicite que separem os períodos em que se estabelecem essas relações de coordenação e, caso não encontrem alguma delas, adaptem um período do texto para que apresentem essas ideias.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em identificar as relações de coordenação.

Observação 2: Como as relações de alternância e explicação não estão presentes no texto será necessário que os alunos adaptem algum período. Oriente-os com mais atenção nessa reelaboração.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com toda a turma.
  • Proponha uma reflexão conjunta aos alunos: a sua opinião é a mesma que expressa o autor do texto?
  • Solicite que releiam o texto e observem as palavras marcadas.
  • Distribua os alunos em grupos.
  • Proponha uma atividade em que os alunos deverão perceber, por meio das palavras marcadas no texto, as seguintes relações de coordenação: adição, oposição, alternância, conclusão, explicação.
  • Para exemplificar como acontecem essas relações, apresente essas questões aos alunos:
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de soma em relação a outra?
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de oposição em relação a outra?
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de escolha/alternativa em relação a outra?
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de conclusão em relação a primeira ideia?
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de esclarecimento em relação a outra?
  • Na segunda parte da atividade, solicite que separem os períodos em que se estabelecem essas relações de coordenação e, caso não encontrem alguma delas, adaptem um período do texto para que apresentem essas ideias.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em identificar as relações de coordenação.

Observação 2: Como as relações de alternância e explicação não estão presentes no texto será necessário que os alunos adaptem algum período. Oriente-os com mais atenção nessa reelaboração.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com toda a turma.
  • Proponha uma reflexão conjunta aos alunos: a sua opinião é a mesma que expressa o autor do texto?
  • Solicite que releiam o texto e observem as palavras marcadas.
  • Distribua os alunos em grupos.
  • Proponha uma atividade em que os alunos deverão perceber, por meio das palavras marcadas no texto, as seguintes relações de coordenação: adição, oposição, alternância, conclusão, explicação.
  • Para exemplificar como acontecem essas relações, apresente essas questões aos alunos:
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de soma em relação a outra?
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de oposição em relação a outra?
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de escolha/alternativa em relação a outra?
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de conclusão em relação a primeira ideia?
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de esclarecimento em relação a outra?
  • Na segunda parte da atividade, solicite que separem os períodos em que se estabelecem essas relações de coordenação e, caso não encontrem alguma delas, adaptem um período do texto para que apresentem essas ideias.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em identificar as relações de coordenação.

Observação 2: Como as relações de alternância e explicação não estão presentes no texto será necessário que os alunos adaptem algum período. Oriente-os com mais atenção nessa reelaboração.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que cada grupo apresente as relações de coordenação que encontrou no texto e suas orações adaptadas.
  • Em seguida, confira as respostas com a turma.
  • Apresente esse slide como possibilidade de resposta.
  • Explique como as relações de coordenação são estabelecidas nesses períodos compostos.

Material complementar: Resolução de exercício aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite que cada grupo apresente as relações de coordenação que encontrou no texto e suas orações adaptadas.
  • Em seguida, confira as respostas com a turma.
  • Apresente esse slide como possibilidade de resposta.
  • Explique como as relações de coordenação são estabelecidas nesses períodos compostos.

Material complementar: Resolução de exercício aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite que cada grupo apresente as relações de coordenação que encontrou no texto e suas orações adaptadas.
  • Em seguida, confira as respostas com a turma.
  • Apresente esse slide como possibilidade de resposta.
  • Explique como as relações de coordenação são estabelecidas nesses períodos compostos.

Material complementar: Resolução de exercício aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite que cada grupo apresente as relações de coordenação que encontrou no texto e suas orações adaptadas.
  • Em seguida, confira as respostas com a turma.
  • Apresente esse slide como possibilidade de resposta.
  • Explique como as relações de coordenação são estabelecidas nesses períodos compostos.

Material complementar: Resolução de exercício aqui

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite que cada grupo apresente as relações de coordenação que encontrou no texto e suas orações adaptadas.
  • Em seguida, confira as respostas com a turma.
  • Apresente esse slide como possibilidade de resposta.
  • Explique como as relações de coordenação são estabelecidas nesses períodos compostos.

Material complementar: Resolução de exercício aqui

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é compreender como as conjunções (e locuções conjuntivas) coordenativas estabelecem conexões entre as orações do texto e como permitem identificar as posições.

Materiais necessários: Data show, computador e artigo de opinião, papel e caneta.

Dificuldades antecipadas: Os alunos poderão ter dificuldade em apreender o conceito de conjunções coordenativas e em identificar os períodos compostos.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2009.

COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CUNHA, G. A articulação discursiva do gênero artigo de opinião à luz de um modelo modular de análise do discurso. Filologia E Linguística Portuguesa, 14(1), 73-97, 2012. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/flp/article/view/59903>. Acesso em: 26 jul. 2018.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.

ORLANDI, E. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999. p. 15-22.

SANTAELLA, Lucia. Gêneros discursivos híbridos na era da hipermídia. Bakhtiniana, São Paulo, 9 (2): 206-216, Ago./Dez. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/bak/v9n2/a13v9n2.pdf>. Acesso em: 4 jul. 2018.

SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ.Soc., vol. 23, no. 81, Campinas, p.143-160. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf>. Acesso: 4 jul. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Oriente os alunos que, ao ler um artigo de opinião, deverão perceber quais relações de coordenação são estabelecidas entre as orações do texto.

O intuito é que os alunos reconheçam as conjunções coordenativas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Antes de ler o texto, solicite que os alunos percebam as relações estabelecidas no texto e busquem identificar a ideia de paralelismo. (complementaridade) entre orações.
  • Em seguida, passe para a leitura do título do texto.
  • Pergunte o que os alunos percebem nesse título. Provoque as seguintes indagações: é possível perceber a opinião do autor a partir do título? Qual é essa opinião?
  • Informe que esse texto se trata de um artigo de opinião, por isso, é possível notar a opinião latente do autor logo no título.
  • Questione os alunos: a que público se destinaria este artigo? Que aspectos do texto podem indicar a que interlocutor é dirigido?
  • Espera-se que o aluno reflita sobre a função do gênero artigo de opinião a partir da leitura e indagação sobre o título.

Materiais complementares: artigo de opinião impresso, datashow e computador.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Leia o texto com toda a turma.
  • Proponha uma reflexão conjunta aos alunos: a sua opinião é a mesma que expressa o autor do texto?
  • Solicite que releiam o texto e observem as palavras marcadas.
  • Distribua os alunos em grupos.
  • Proponha uma atividade em que os alunos deverão perceber, por meio das palavras marcadas no texto, as seguintes relações de coordenação: adição, oposição, alternância, conclusão, explicação.
  • Para exemplificar como acontecem essas relações, apresente essas questões aos alunos:
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de soma em relação a outra?
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de oposição em relação a outra?
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de escolha/alternativa em relação a outra?
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de conclusão em relação a primeira ideia?
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de esclarecimento em relação a outra?
  • Na segunda parte da atividade, solicite que separem os períodos em que se estabelecem essas relações de coordenação e, caso não encontrem alguma delas, adaptem um período do texto para que apresentem essas ideias.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em identificar as relações de coordenação.

Observação 2: Como as relações de alternância e explicação não estão presentes no texto será necessário que os alunos adaptem algum período. Oriente-os com mais atenção nessa reelaboração.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com toda a turma.
  • Proponha uma reflexão conjunta aos alunos: a sua opinião é a mesma que expressa o autor do texto?
  • Solicite que releiam o texto e observem as palavras marcadas.
  • Distribua os alunos em grupos.
  • Proponha uma atividade em que os alunos deverão perceber, por meio das palavras marcadas no texto, as seguintes relações de coordenação: adição, oposição, alternância, conclusão, explicação.
  • Para exemplificar como acontecem essas relações, apresente essas questões aos alunos:
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de soma em relação a outra?
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de oposição em relação a outra?
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de escolha/alternativa em relação a outra?
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de conclusão em relação a primeira ideia?
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de esclarecimento em relação a outra?
  • Na segunda parte da atividade, solicite que separem os períodos em que se estabelecem essas relações de coordenação e, caso não encontrem alguma delas, adaptem um período do texto para que apresentem essas ideias.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em identificar as relações de coordenação.

Observação 2: Como as relações de alternância e explicação não estão presentes no texto será necessário que os alunos adaptem algum período. Oriente-os com mais atenção nessa reelaboração.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com toda a turma.
  • Proponha uma reflexão conjunta aos alunos: a sua opinião é a mesma que expressa o autor do texto?
  • Solicite que releiam o texto e observem as palavras marcadas.
  • Distribua os alunos em grupos.
  • Proponha uma atividade em que os alunos deverão perceber, por meio das palavras marcadas no texto, as seguintes relações de coordenação: adição, oposição, alternância, conclusão, explicação.
  • Para exemplificar como acontecem essas relações, apresente essas questões aos alunos:
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de soma em relação a outra?
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de oposição em relação a outra?
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de escolha/alternativa em relação a outra?
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de conclusão em relação a primeira ideia?
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de esclarecimento em relação a outra?
  • Na segunda parte da atividade, solicite que separem os períodos em que se estabelecem essas relações de coordenação e, caso não encontrem alguma delas, adaptem um período do texto para que apresentem essas ideias.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em identificar as relações de coordenação.

Observação 2: Como as relações de alternância e explicação não estão presentes no texto será necessário que os alunos adaptem algum período. Oriente-os com mais atenção nessa reelaboração.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Leia o texto com toda a turma.
  • Proponha uma reflexão conjunta aos alunos: a sua opinião é a mesma que expressa o autor do texto?
  • Solicite que releiam o texto e observem as palavras marcadas.
  • Distribua os alunos em grupos.
  • Proponha uma atividade em que os alunos deverão perceber, por meio das palavras marcadas no texto, as seguintes relações de coordenação: adição, oposição, alternância, conclusão, explicação.
  • Para exemplificar como acontecem essas relações, apresente essas questões aos alunos:
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de soma em relação a outra?
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de oposição em relação a outra?
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de escolha/alternativa em relação a outra?
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de conclusão em relação a primeira ideia?
  • Alguma dessas palavras dá uma ideia de esclarecimento em relação a outra?
  • Na segunda parte da atividade, solicite que separem os períodos em que se estabelecem essas relações de coordenação e, caso não encontrem alguma delas, adaptem um período do texto para que apresentem essas ideias.

Observação: Os alunos poderão ter dificuldade em identificar as relações de coordenação.

Observação 2: Como as relações de alternância e explicação não estão presentes no texto será necessário que os alunos adaptem algum período. Oriente-os com mais atenção nessa reelaboração.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Solicite que cada grupo apresente as relações de coordenação que encontrou no texto e suas orações adaptadas.
  • Em seguida, confira as respostas com a turma.
  • Apresente esse slide como possibilidade de resposta.
  • Explique como as relações de coordenação são estabelecidas nesses períodos compostos.

Material complementar: Resolução de exercício aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite que cada grupo apresente as relações de coordenação que encontrou no texto e suas orações adaptadas.
  • Em seguida, confira as respostas com a turma.
  • Apresente esse slide como possibilidade de resposta.
  • Explique como as relações de coordenação são estabelecidas nesses períodos compostos.

Material complementar: Resolução de exercício aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite que cada grupo apresente as relações de coordenação que encontrou no texto e suas orações adaptadas.
  • Em seguida, confira as respostas com a turma.
  • Apresente esse slide como possibilidade de resposta.
  • Explique como as relações de coordenação são estabelecidas nesses períodos compostos.

Material complementar: Resolução de exercício aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite que cada grupo apresente as relações de coordenação que encontrou no texto e suas orações adaptadas.
  • Em seguida, confira as respostas com a turma.
  • Apresente esse slide como possibilidade de resposta.
  • Explique como as relações de coordenação são estabelecidas nesses períodos compostos.

Material complementar: Resolução de exercício aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite que cada grupo apresente as relações de coordenação que encontrou no texto e suas orações adaptadas.
  • Em seguida, confira as respostas com a turma.
  • Apresente esse slide como possibilidade de resposta.
  • Explique como as relações de coordenação são estabelecidas nesses períodos compostos.

Material complementar: Resolução de exercício aqui

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LP08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano