15893
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Reconhecimento de figuras de linguagem (ironia, eufemismo, hipérbole) na tirinha

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Reconhecimento de figuras de linguagem (ironia, eufemismo, hipérbole) na tirinha

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandra Antoneli da Silva Franco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Peça, previamente, que três alunos se voluntariem para responder, por áudio, às questões do slide. Comente que, nesta aula, os alunos lerão algumas tirinhas.

Introdução
Em um novo vídeo, leia as três frases enfatizando a entonação, para que os alunos percebam os efeitos de sentido decorrente do uso das figuras de linguagem. Ainda pelo vídeo, pergunte se os alunos já ouviram frases parecidas, e peça que eles as interpretem e respondam via mensagem ou áudio de WhatsApp. Ao final da exposição, mande um novo vídeo (ou áudio) dando novas frases que se assemelham com as frases lidas (veja os exemplos nas orientações do plano).

Desenvolvimento
Em um novo vídeo, mostre as duas tirinhas dos slides Desenvolvimento e peça que os alunos as analisem, conforme as orientações do plano. Oriente-os que, durante a leitura, percebam como os elementos verbais auxiliam no processo de construção de significado e, por fim, peça que os alunos mandem as suas análises (por meio de áudio ou mensagem de texto) no canal de comunicação estabelecido entre vocês. Estipule um tempo para a entrega. Envie um novo áudio, após receber as atividades, e diga que os recursos apresentados nas tiras são chamados, respectivamente, de eufemismo e hipérbole (explique brevemente as figuras de linguagem). Se puder, opte por um momento síncrono (via Zoom ou Google Meets), analisando as tirinhas com os alunos de forma mais proveitosa.

Fechamento
Em um novo áudio ou mensagem de texto, peça que os alunos conceituem, com suas próprias palavras, o que entenderam por eufemismo. Além disso, peça que expliquem as figuras ironia, eufemismo e hipérbole por meio das frases e tiras lidas durante a aula, e que entreguem a atividade.

Convite às famílias
Toda a família pode assistir ao documentário sugerido no plano de aula: Não Matarás, Instituto Nina Rosa, 2005, disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_09ATS01

(EF89LP37) Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas