Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Maurício Gomes
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Verbos transitivos e intransitivos: Descobrindo a diferença
Finalidade da aula: Problematizar a necessidade ou não de complementar o sentido de certos verbos em contextos específicos, a fim de sistematizar a noção de transitividade e estabelecer a diferença entre verbos transitivos e intransitivos.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Morfossintaxe
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF07LP05
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é levar alunos e alunas a identificar verbos transitivos e intransitivos a fim de evidenciar as dimensões sintáticas, semânticas e pragmáticas da transitividade.
Materiais necessários: Cópias impressas da crônica “O verão de 92”, de Luis Fernando Veríssimo. Recursos recomendados: computador e data show.
Dificuldades antecipadas: É possível que a turma tenha dificuldades quanto ao reconhecimento dos verbos (enquanto classe gramatical) e dúvidas quanto à necessidade ou não de utilizar complementos em certos verbos.
Referências sobre o assunto:
AMORIM, Carmelita Minelio da Silva; OLIVEIRA, Aline Moraes; ROCHA, Lúcia Helena Peyroton da. Reflexão em torno da transitividade: análise de relatos de opinião. Cadernos do CNLF, v. XIII, n. 04. Disponível em <http://www.filologia.org.br/xiiicnlf/XIII_CNLF_04/reflexao_em_torno_da_transitividade_analise_aline.pdf>
CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Facultatividade e omissão de complementos verbais. Revista de letras, v. 19, Nº. 1/2). Disponível em: http://www.revistadeletras.ufc.br/rl19Art02.pdf
FURTADO DA CUNHA, M. A ; SOUZA, M. M. Transitividade e seus contextos de uso. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.
NEVES, Maria Helena de Moura. A Gramática Funcional. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1997.
Código: LPO7_10ATS01
(EF07LP05) Identificar, em orações de textos lidos ou de produção própria, verbos de predicação completa e incompleta: intransitivos e transitivos.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes