Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das propostas de atividade e das orientações sobre as mesmas, para que os alunos possam realizar as tarefas com autonomia.
Atividade disponível aqui.
- Opcionais: ferramentas de chamada de vídeo, como WhatsApp, Google Meet ou Zoom.
Introdução
Envie aos alunos um áudio ou vídeo, pelo WhatsApp, orientando-os a respeito da resolução da atividade. Caso seja possível, utilize uma ferramenta de gravação de tela (veja como usá-la no tutorial disponível aqui) e leia o texto "Maluquices do H", proposto no slide de introdução do plano original, destacando a função da letra H nas palavras do texto. Mostre outras palavras com H, como HOJE, HOMEM e HELICÓPTERO, e fale sobre a função do H nessas palavras, lendo-as e mostrando aos alunos que a pronúncia dessa letra é oculta nessas palavras. Convide os alunos a observar as palavras do texto e compará-las com as palavras HOJE, HOMEM e HELICÓPTERO, e explicite que, para que o H tenha som na palavra, ele precisa estar precedido das consoantes L, N ou C.
Desenvolvimento
Nas orientações, convide os alunos para brincarem de palavras enigmáticas. Envie, através do WhatsApp, o jogo disponível aqui). Explique a atividade dizendo que o computador enlouqueceu e embaralhou as letras das palavras, deixando-as desordenadas. Solicite aos alunos que analisem as letras e formem as palavras utilizando corretamente a letra H. Proponha que copiem a cruzadinha no caderno, para organizar as palavras.
Disponibilize um tempo para a realização da atividade e envie a lista de palavras com escrita correta, solicitando aos alunos que corrijam a cruzadinha. Proponha que organizem as palavras na tabela abaixo:
Proponha aos alunos que analisem as listas e reflitam sobre as seguintes questões:
- O que acontece com o som do H no início das palavras?
- Como fica o som do H no meio das palavras? Que letras vêm antes do H?
Caso seja possível, realize uma chamada de vídeo utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet ou Zoom, e possibilite um diálogo sobre os usos do H e sua pronúncia nas palavras.
Fechamento
Proponha aos alunos que façam um registro no caderno sobre as descobertas em relação ao som do H nas palavras, analisando as listas. Utilize as orientações do fechamento do plano original.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem os familiares para brincarem com as palavras enigmáticas tentando descobrir quais palavras precisam ser escritas na cruzadinha.