15886
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Maluquices do H

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre o uso do H

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Geovana Achtschin Silva

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Geovana Pazeti
Mentor: Sonia Caregnato
Especialista: Heloísa Jordão

Título da aula: Maluquices do H

Finalidade da aula: Reconhecer e construir a regra que, quando não está acompanhada de c (ch), de l (lh) ou de n (nh), a letra h não tem som. Usar  o dicionário para resolver problemas de ortografia.

Ano: 4º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia.

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF35LP12, EF35LP13

Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer o valor sonoro da letra H.

Materiais necessários: Poema “Maluquices do H” de Pedro Bandeira em cartaz ou slide, dicionário  e caderno.

Dificuldades antecipadas: É possível que alguns aprendizes tenham dificuldades em manusear o dicionário. Inferir regras que estão subjacentes ao valor sonoro ou não pensando no H inicial.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 29 set. de 2018.


Código: LPO4_06ATS01

(EF35LP12) Recorrer ao dicionário para esclarecer dúvida sobre a escrita de palavras, especialmente no caso de palavras com relações irregulares fonema-grafema.

(EF35LP13) Memorizar a grafia de palavras de uso frequente nas quais as relações fonema-grafema são irregulares e com h inicial que não representa fonema.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas