15886
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Maluquices do H

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre o uso do H

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Geovana Achtschin Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer o valor sonoro da letra H.

Materiais necessários: Poema “Maluquices do H” de Pedro Bandeira em cartaz ou slide, dicionário e caderno.

Dificuldades antecipadas: É possível que alguns aprendizes tenham dificuldades em manusear o dicionário. Inferir regras que estão subjacentes ao valor sonoro ou não pensando no H inicial.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 29 set. de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Converse com a classe que a aula do dia traz como proposta refletir se a letra H possui algum som ou não e que para realizarem esta descoberta, a classe utilizará o dicionário.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Leia para a classe um trecho do poema de Pedro Bandeira - “Maluquices do H” - com o intuito de instigá-los a pensar sobre o valor sonoro da letra H.
  • Após a leitura, troque ideias com os aprendizes sobre o valor sonoro da letra H. Para isso, trabalhe com duas listas de exemplos no quadro até os estudantes conseguirem reformular a regra ortográfica que, quando não está acompanhada de c (ch), de l (lh) ou de n (nh), a letra h não tem som.

Exemplos: - Homem, hoje, helicóptero. “Com que letra inicia estas palavras? Quais são os sons iniciais? Podemos dizer se a letra h nestas palavras possui algum som?”

- Chá, sonho, galho. “E agora, a letra h possui algum som nestas palavras?”, “Qual a diferença de sono para sonho?”

- Conclua com a classe que a letra H para formar algum som precisa da companhia das letras C, L e N.

  • Após as descobertas, registre a regra com os estudantes no quadro e caderno.

Materiais complementares:

Para impressão do poema, acesse: aqui.

Fonte: Bandeira, Pedro. Mais respeito, eu sou criança. São Paulo, Moderna: 1994

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Este slide será projetado para a classe, mas não é necessário que a mesma faça o registro dele.

  • Organize os aprendizes em duplas e certifique-se que todos tenham dicionário à disposição.
  • Pergunte para a classe se eles sabem para quê serve um dicionário.
  • Oriente-os que por vezes, a linguagem escrita exige de nós um pouco mais de atenção e cuidado. Surgir dúvidas sobre como se escreve alguma palavra é normal e que para isto, temos como amigo fiel, o dicionário. Além de nos indicar o significado das palavras, ele também nos dá outras informações, como a língua original de onde provêm e ainda a grafia correta. Por esta indiscutível razão, devemos aprender a manuseá-lo, entendendo que:
  • O nosso alfabeto é constituído de 26 letras, e que as palavras contidas no dicionário aparecem organizadas em ordem alfabética, assim como é o caso da lista telefônica, do diário de classe, entre outros.

Indague: “E vocês sabem o porquê dessa organização?” - Para facilitar ainda mais nossa busca.

  • Ao abrirmos uma página do dicionário, percebemos a presença de duas palavras que se destacam, expressas no canto direito e no canto esquerdo. Elas servem para orientar nossa consulta, pois indicam a primeira e a última palavra de cada página. (Professor, elucide através de exemplos manuseando o dicionário)
  • Após conversar com a classe sobre o uso do dicionário, distribua dez envelopes para cada dupla e explique a atividade lendo o enunciado pelo retroprojetor.
  • Reserve um envelope para que você explicite para a classe como a atividade deverá ocorrer.
  • Ressalte para os aprendizes a recorrerem ao dicionário na formação de cada palavra para verificação da grafia.
  • Caminhe pela sala durante a atividade para observar, diagnosticar e ajudar as crianças que ainda possuem dificuldade no uso do dicionário.
  • Caso alguma dupla tenha dificuldade em decifrar qual é a palavra contida dentro do envelope, você poderá revelá-la. Neste momento, o foco é a reflexão do uso da letra H.

Materiais complementares:

Para impressão das fichas para os envelopes, acesse aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Entregue a atividade para a classe e construa com eles as descobertas realizadas a respeito do valor sonoro da letra H.
  • Oriente-os a retomarem as palavras descobertas em cada envelope enigmático e vá fazendo o registro no quadro.
  • Depois da lista pronta na tabela “Palavras encontradas”, inicie com os aprendizes a tabela “Valor sonoro da letra H” fazendo as seguintes considerações:
  • O h é a única letra do nosso alfabeto sem valor fonético, ou seja, sem som. Esta consoante pode aparecer no início, no meio ou até mesmo no fim de algumas palavras.
  • No início das palavras, o h é utilizado por razões etimológicas, sendo mantido o h inicial existente na palavra de origem, como nas palavras hotelaria, honestidade e habilidade.
  • No meio das palavras, o h é utilizado nos dígrafos ch, nh, lh, como nas palavras orelha, salsicha, bilhete e campainha. Nos dígrafos, cada consoante perde sua unidade sonora, uma vez que a sequência das duas consoantes forma um único som, representando apenas um fonema.

Materiais complementares:

Para impressão da atividade, acesse aqui.

Para resolução da atividade, acesse aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer o valor sonoro da letra H.

Materiais necessários: Poema “Maluquices do H” de Pedro Bandeira em cartaz ou slide, dicionário e caderno.

Dificuldades antecipadas: É possível que alguns aprendizes tenham dificuldades em manusear o dicionário. Inferir regras que estão subjacentes ao valor sonoro ou não pensando no H inicial.

Referências sobre o assunto:

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 29 set. de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Converse com a classe que a aula do dia traz como proposta refletir se a letra H possui algum som ou não e que para realizarem esta descoberta, a classe utilizará o dicionário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Leia para a classe um trecho do poema de Pedro Bandeira - “Maluquices do H” - com o intuito de instigá-los a pensar sobre o valor sonoro da letra H.
  • Após a leitura, troque ideias com os aprendizes sobre o valor sonoro da letra H. Para isso, trabalhe com duas listas de exemplos no quadro até os estudantes conseguirem reformular a regra ortográfica que, quando não está acompanhada de c (ch), de l (lh) ou de n (nh), a letra h não tem som.

Exemplos: - Homem, hoje, helicóptero. “Com que letra inicia estas palavras? Quais são os sons iniciais? Podemos dizer se a letra h nestas palavras possui algum som?”

- Chá, sonho, galho. “E agora, a letra h possui algum som nestas palavras?”, “Qual a diferença de sono para sonho?”

- Conclua com a classe que a letra H para formar algum som precisa da companhia das letras C, L e N.

  • Após as descobertas, registre a regra com os estudantes no quadro e caderno.

Materiais complementares:

Para impressão do poema, acesse: aqui.

Fonte: Bandeira, Pedro. Mais respeito, eu sou criança. São Paulo, Moderna: 1994

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Este slide será projetado para a classe, mas não é necessário que a mesma faça o registro dele.

  • Organize os aprendizes em duplas e certifique-se que todos tenham dicionário à disposição.
  • Pergunte para a classe se eles sabem para quê serve um dicionário.
  • Oriente-os que por vezes, a linguagem escrita exige de nós um pouco mais de atenção e cuidado. Surgir dúvidas sobre como se escreve alguma palavra é normal e que para isto, temos como amigo fiel, o dicionário. Além de nos indicar o significado das palavras, ele também nos dá outras informações, como a língua original de onde provêm e ainda a grafia correta. Por esta indiscutível razão, devemos aprender a manuseá-lo, entendendo que:
  • O nosso alfabeto é constituído de 26 letras, e que as palavras contidas no dicionário aparecem organizadas em ordem alfabética, assim como é o caso da lista telefônica, do diário de classe, entre outros.

Indague: “E vocês sabem o porquê dessa organização?” - Para facilitar ainda mais nossa busca.

  • Ao abrirmos uma página do dicionário, percebemos a presença de duas palavras que se destacam, expressas no canto direito e no canto esquerdo. Elas servem para orientar nossa consulta, pois indicam a primeira e a última palavra de cada página. (Professor, elucide através de exemplos manuseando o dicionário)
  • Após conversar com a classe sobre o uso do dicionário, distribua dez envelopes para cada dupla e explique a atividade lendo o enunciado pelo retroprojetor.
  • Reserve um envelope para que você explicite para a classe como a atividade deverá ocorrer.
  • Ressalte para os aprendizes a recorrerem ao dicionário na formação de cada palavra para verificação da grafia.
  • Caminhe pela sala durante a atividade para observar, diagnosticar e ajudar as crianças que ainda possuem dificuldade no uso do dicionário.
  • Caso alguma dupla tenha dificuldade em decifrar qual é a palavra contida dentro do envelope, você poderá revelá-la. Neste momento, o foco é a reflexão do uso da letra H.

Materiais complementares:

Para impressão das fichas para os envelopes, acesse aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Entregue a atividade para a classe e construa com eles as descobertas realizadas a respeito do valor sonoro da letra H.
  • Oriente-os a retomarem as palavras descobertas em cada envelope enigmático e vá fazendo o registro no quadro.
  • Depois da lista pronta na tabela “Palavras encontradas”, inicie com os aprendizes a tabela “Valor sonoro da letra H” fazendo as seguintes considerações:
  • O h é a única letra do nosso alfabeto sem valor fonético, ou seja, sem som. Esta consoante pode aparecer no início, no meio ou até mesmo no fim de algumas palavras.
  • No início das palavras, o h é utilizado por razões etimológicas, sendo mantido o h inicial existente na palavra de origem, como nas palavras hotelaria, honestidade e habilidade.
  • No meio das palavras, o h é utilizado nos dígrafos ch, nh, lh, como nas palavras orelha, salsicha, bilhete e campainha. Nos dígrafos, cada consoante perde sua unidade sonora, uma vez que a sequência das duas consoantes forma um único som, representando apenas um fonema.

Materiais complementares:

Para impressão da atividade, acesse aqui.

Para resolução da atividade, acesse aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 4º ano :

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP12 da BNCC

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano