Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer o valor sonoro da letra H.
Materiais necessários: Poema “Maluquices do H” de Pedro Bandeira em cartaz ou slide, dicionário e caderno.
Dificuldades antecipadas: É possível que alguns aprendizes tenham dificuldades em manusear o dicionário. Inferir regras que estão subjacentes ao valor sonoro ou não pensando no H inicial.
Referências sobre o assunto:
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf. Acesso em 29 set. de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Converse com a classe que a aula do dia traz como proposta refletir se a letra H possui algum som ou não e que para realizarem esta descoberta, a classe utilizará o dicionário.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Leia para a classe um trecho do poema de Pedro Bandeira - “Maluquices do H” - com o intuito de instigá-los a pensar sobre o valor sonoro da letra H.
- Após a leitura, troque ideias com os aprendizes sobre o valor sonoro da letra H. Para isso, trabalhe com duas listas de exemplos no quadro até os estudantes conseguirem reformular a regra ortográfica que, quando não está acompanhada de c (ch), de l (lh) ou de n (nh), a letra h não tem som.
Exemplos: - Homem, hoje, helicóptero. “Com que letra inicia estas palavras? Quais são os sons iniciais? Podemos dizer se a letra h nestas palavras possui algum som?”
- Chá, sonho, galho. “E agora, a letra h possui algum som nestas palavras?”, “Qual a diferença de sono para sonho?”
- Conclua com a classe que a letra H para formar algum som precisa da companhia das letras C, L e N.
- Após as descobertas, registre a regra com os estudantes no quadro e caderno.
Materiais complementares:
Para impressão do poema, acesse: aqui.
Fonte: Bandeira, Pedro. Mais respeito, eu sou criança. São Paulo, Moderna: 1994
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Este slide será projetado para a classe, mas não é necessário que a mesma faça o registro dele.
- Organize os aprendizes em duplas e certifique-se que todos tenham dicionário à disposição.
- Pergunte para a classe se eles sabem para quê serve um dicionário.
- Oriente-os que por vezes, a linguagem escrita exige de nós um pouco mais de atenção e cuidado. Surgir dúvidas sobre como se escreve alguma palavra é normal e que para isto, temos como amigo fiel, o dicionário. Além de nos indicar o significado das palavras, ele também nos dá outras informações, como a língua original de onde provêm e ainda a grafia correta. Por esta indiscutível razão, devemos aprender a manuseá-lo, entendendo que:
- O nosso alfabeto é constituído de 26 letras, e que as palavras contidas no dicionário aparecem organizadas em ordem alfabética, assim como é o caso da lista telefônica, do diário de classe, entre outros.
Indague: “E vocês sabem o porquê dessa organização?” - Para facilitar ainda mais nossa busca.
- Ao abrirmos uma página do dicionário, percebemos a presença de duas palavras que se destacam, expressas no canto direito e no canto esquerdo. Elas servem para orientar nossa consulta, pois indicam a primeira e a última palavra de cada página. (Professor, elucide através de exemplos manuseando o dicionário)
- Após conversar com a classe sobre o uso do dicionário, distribua dez envelopes para cada dupla e explique a atividade lendo o enunciado pelo retroprojetor.
- Reserve um envelope para que você explicite para a classe como a atividade deverá ocorrer.
- Ressalte para os aprendizes a recorrerem ao dicionário na formação de cada palavra para verificação da grafia.
- Caminhe pela sala durante a atividade para observar, diagnosticar e ajudar as crianças que ainda possuem dificuldade no uso do dicionário.
- Caso alguma dupla tenha dificuldade em decifrar qual é a palavra contida dentro do envelope, você poderá revelá-la. Neste momento, o foco é a reflexão do uso da letra H.
Materiais complementares:
Para impressão das fichas para os envelopes, acesse aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Entregue a atividade para a classe e construa com eles as descobertas realizadas a respeito do valor sonoro da letra H.
- Oriente-os a retomarem as palavras descobertas em cada envelope enigmático e vá fazendo o registro no quadro.
- Depois da lista pronta na tabela “Palavras encontradas”, inicie com os aprendizes a tabela “Valor sonoro da letra H” fazendo as seguintes considerações:
- O h é a única letra do nosso alfabeto sem valor fonético, ou seja, sem som. Esta consoante pode aparecer no início, no meio ou até mesmo no fim de algumas palavras.
- No início das palavras, o h é utilizado por razões etimológicas, sendo mantido o h inicial existente na palavra de origem, como nas palavras hotelaria, honestidade e habilidade.
- No meio das palavras, o h é utilizado nos dígrafos ch, nh, lh, como nas palavras orelha, salsicha, bilhete e campainha. Nos dígrafos, cada consoante perde sua unidade sonora, uma vez que a sequência das duas consoantes forma um único som, representando apenas um fonema.
Materiais complementares:
Para impressão da atividade, acesse aqui.
Para resolução da atividade, acesse aqui.