15884
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Oralidade

Plano de aula - Leitura em voz alta de um conto de humor

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre ler em voz alta um conto de humor de modo expressivo e fluente para avaliação final de toda a classe.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana do Nascimento Ramos

Atividades de leitura

Peça aos estudantes que leiam o conto de humor “A velha contrabandista”, presente na parte do desenvolvimento do primeiro plano de aula da sequência de planos de aula sobre contos de humor.

Instrua-os a lerem o conto atentamente. Em seguida, peça que reflitam sobre as questões propostas no último slide da etapa de fechamento do plano de aula.

Por fim, peça que respondam à questão que se encontra na etapa de fechamento do plano de aula:
- E aí? Você riu de quê?

Se desejar, solicite que os alunos encaminhem as respostas escritas por whatspp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas por você.

Se preferir, grave áudios com as respostas esperadas ou envie o arquivo contendo as respostas para os alunos via whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes..

Análise do gênero conto de humor

Peça aos estudantes que identifiquem no conto “A velha contrabandista” os elementos da narrativa: tempo, espaço, personagens e o tipo de narrador.

Se considerar necessário respostas escritas, peça que os alunos as enviem por whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.

Em seguida, solicite que os estudantes leiam o conto “Às escuras”, disponível no segundo plano de aula da sequência de planos de aula sobre contos de humor.

Após a leitura, peça que respondam às perguntas reproduzidas abaixo:
- Que conhecimento de mundo é preciso ter para entender o humor deste conto?
- O conto de Artur Azevedo foi escrito em meados do século XIX. Você reconhece alguma “pista” dessa data no texto? Qual?
- O desfecho do conto é surpreendente/engraçado?
- Se este texto fosse publicado hoje, do modo como está escrito, ele seria engraçado?
- As hipóteses levantadas anteriormente foram confirmadas?

Se considerar necessário respostas escritas, peça que os alunos as enviem por whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.

O objetivo desta atividade é mostrar que o conto não se resume apenas às palavras e aos elementos da narrativa, mas também ao que está inferido, implícito e subentendido para além do que está propriamente escrito.

No caso do gênero contos de humor, o elemento cômico passa nitidamente pela ideia de que o leitor precisa de certo conhecimento de mundo para conseguir decodificá-lo, participando ativamente da leitura.

Se preferir, grave áudios com as respostas esperadas para as questões ou envie o arquivo contendo as respostas via whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes.

Produção de um conto de humor

Para a produção escrita, envie para os alunos via e-mail, whatsapp ou qualquer outro meio que considerar pertinente, a folha planejamento de conto humor. Peça que planejem o conto com base nas características estruturais estudadas anteriormente.

Após o planejamento, instrua-os a iniciar a escrita. Para essa atividade de produção, utilize como base os planos de aula 13 e 14, da série de planos sobre conto de humor.

Se preferir, grave áudios com instruções e envie via WhatsApp aos alunos.

Se desejar, solicite que os estudantes encaminhem as produções escritas por whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.

Sugestão Enviada Por: Kátia Chiarada


Código: LPO7_05SQA12

(EF69LP53) Ler em voz alta textos literários diversos – como contos de amor, de humor, de suspense, de terror; crônicas líricas, humorísticas, críticas; bem como leituras orais capituladas (compartilhadas ou não com o professor) de livros de maior extensão, como romances, narrativas de enigma, narrativas de aventura, literatura infanto-juvenil, – contar/recontar histórias tanto da tradição oral (causos, contos de esperteza, contos de animais, contos de amor, contos de encantamento, piadas, dentre outros) quanto da tradição literária escrita, expressando a compreensão e interpretação do texto por meio de uma leitura ou fala expressiva e fluente, que respeite o ritmo, as pausas, as hesitações, a entonação indicados tanto pela pontuação quanto por outros recursos gráfico-editoriais, como negritos, itálicos, caixa-alta, ilustrações etc., gravando essa leitura ou esse conto/reconto, seja para análise posterior, seja para produção de audiobooks de textos literários diversos ou de podcasts de leituras dramáticas com ou sem efeitos especiais e ler e/ou declamar poemas diversos, tanto de forma livre quanto de forma fixa (como quadras, sonetos, liras, haicais etc.), empregando os recursos linguísticos, paralinguísticos e cinésicos necessários aos efeitos de sentido pretendidos, como o ritmo e a entonação, o emprego de pausas e prolongamentos, o tom e o timbre vocais, bem como eventuais recursos de gestualidade e pantomima que convenham ao gênero poético e à situação de compartilhamento em questão.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas