Atividade para impressão - Brincadeira - LP07_05SQA012
Plano de Aula
Plano de aula: Leitura em voz alta de um conto de humor
Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos de humor e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários:
Material em sala de aula: computador, projetor, gravador, caixas de som, internet, fotocópias dos contos selecionados.
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem ter dificuldades em trabalhar em grupos e para entender a diferença entre oralidade, informalidade e inadequação textual.
Referências sobre o assunto:
BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Para preparar esta aula, leia e analise previamente o conto de humor Brincadeira, de Luís Fernando Veríssimo, que será lido pelos alunos. Se você desenvolveu os planos 10 e 11, esse conto já foi utilizado.
- Comece a aula pedindo para um aluno ler o título da aula em voz alta.
- Provoque-os com algumas perguntas: O que é o ato da leitura? Qual a diferença entre uma leitura silenciosa e uma leitura em voz alta?
- Utilize os conhecimentos prévios que eles têm sobre leitura para introduzir a finalidade da aula: a leitura de um conto que será gravado pelos próprios alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Projete esse slide para os alunos e veja a reação que ele provoca.
- Caso os alunos já tenham passado pelos planos 10 e 11, nessa sequência, eles terão a base necessária para debater sobre os elementos principais de uma atividade oral, quais sejam: gestuário, linguagem corporal, expressão facial, voz, entonação, postura, dicção etc. Se esta é a primeira aula, reserve um tempo para a leitura do conto de humor Brincadeira, de Luís Fernando Veríssimo.
- O importante é que fique claro, para os alunos, como o trabalho de leitura de um texto literário envolve não só o texto que está sendo lido, mas os elementos citados acima.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Para esta atividade, a turma deve estar dividida em grupos de 13 alunos (caso a turma seja pequena, não haverá separação de grupos e eles irão trabalhar todos juntos). Se você desenvolveu o plano anterior da sequência, as equipes devem ser as mesmas.
- Caso essa aula seja uma sequência na ordem dos planos 10 e 11, os alunos já fizeram o ensaio das leituras, e agora deverão executar e gravar (em áudio ou vídeo) a leitura do conto de humor Brincadeira, de Luis Fernando Veríssimo. Para tanto, utilizarão a mesma folha de atividades distribuída nas aulas 10 e 11. Neste caso, eles já possuem a tabela de planejamento para a leitura.
- Orientação para as gravações da leitura: os alunos podem utilizar gravador de celular ou, se preferirem e se o professor achar melhor, podem gravam as leituras em forma de vídeo. As particularidades de cada grupo e professor deverão ser levadas em conta para esta atividade.
- Se esta é a primeira aula da modalidade que está desenvolvendo, distribua a folha de atividades entre os grupos (preferencialmente uma fotocópia por alunos). Os alunos farão a divisão das atribuições de tarefas e separarão o conto de acordo com as diferentes vozes e características das mesmas (ver folha de atividades para detalhes). Enquanto os grupos promovem essa divisão, percorra a sala e dar suporte aos alunos (lembretes sobre os elementos de oralidade, a importância dos gestos e da expressão facial, a coerência entre texto e linguagem corporal etc.), fazendo observações específicas e conferindo se eles realmente entenderam a proposta da atividade.
- Já com a divisão das atribuições, eles executarão a leitura do conto Brincadeira. Os alunos deverão gravar as leituras de cada grupo, para análise posterior. Eles podem utilizar os próprios celulares para isso ou equipamentos na sala de informática, se disponível. Se não houver disponibilidade de equipamentos, promova a leitura apenas para a turma. Com a gravação em mãos, faça a previsão de uma aula para a edição do material.
- A ideia dessa atividade é promover a leitura de um conto de humor, levando em conta marcações orais específicas desse gênero literário. Por exemplo, os reflexos das diferentes vozes no texto e sua construção oral através da entonação e gestuário; como o aluno pode marcar o humor através de pausas, dicção, emoções específicas das vozes etc. A leitura de um conto de humor deve provocar o riso.
Material complementar: Você pode encontrar a versão da atividade para impressão aqui e o texto completo aqui.
Fonte: Luis Fernando Veríssimo. Comédias da vida privada. Porto Alegre: L&PM, 1995. p. 189-91.
Fechamento
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
- Conclua, junto à turma, fazendo um balanço do que cada grupo achou das próprias leituras.
- Em seguida, cada grupo avaliará um outro grupo:
- Qual foi a maior dificuldade da apresentação?
- Que recursos da oralidade (gestos, expressão facial, voz, entonação, dicção, pausas etc.) os alunos usaram, ou não usaram? Como isso ajudou na performance do grupo?
- Qual foi o ponto alto de cada leitura? Por quê?
- Que recursos da oralidade cada grupo usou para imprimir o tom de humor característico desse texto?
3. Incremente estes critérios com a turma e discuti-los com mais detalhes. Se necessário, reserve uma aula posterior para isso.
Para o professor
Atividades de leitura
Peça aos estudantes que leiam o conto de humor “A velha contrabandista”, presente na parte do desenvolvimento do primeiro plano de aula da sequência de planos de aula sobre contos de humor.
Instrua-os a lerem o conto atentamente. Em seguida, peça que reflitam sobre as questões propostas no último slide da etapa de fechamento do plano de aula.
Por fim, peça que respondam à questão que se encontra na etapa de fechamento do plano de aula:
- E aí? Você riu de quê?
Se desejar, solicite que os alunos encaminhem as respostas escritas por whatspp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas por você.
Se preferir, grave áudios com as respostas esperadas ou envie o arquivo contendo as respostas para os alunos via whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes..
Análise do gênero conto de humor
Peça aos estudantes que identifiquem no conto “A velha contrabandista” os elementos da narrativa: tempo, espaço, personagens e o tipo de narrador.
Se considerar necessário respostas escritas, peça que os alunos as enviem por whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.
Em seguida, solicite que os estudantes leiam o conto “Às escuras”, disponível no segundo plano de aula da sequência de planos de aula sobre contos de humor.
Após a leitura, peça que respondam às perguntas reproduzidas abaixo:
- Que conhecimento de mundo é preciso ter para entender o humor deste conto?
- O conto de Artur Azevedo foi escrito em meados do século XIX. Você reconhece alguma “pista” dessa data no texto? Qual?
- O desfecho do conto é surpreendente/engraçado?
- Se este texto fosse publicado hoje, do modo como está escrito, ele seria engraçado?
- As hipóteses levantadas anteriormente foram confirmadas?
Se considerar necessário respostas escritas, peça que os alunos as enviem por whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.
O objetivo desta atividade é mostrar que o conto não se resume apenas às palavras e aos elementos da narrativa, mas também ao que está inferido, implícito e subentendido para além do que está propriamente escrito.
No caso do gênero contos de humor, o elemento cômico passa nitidamente pela ideia de que o leitor precisa de certo conhecimento de mundo para conseguir decodificá-lo, participando ativamente da leitura.
Se preferir, grave áudios com as respostas esperadas para as questões ou envie o arquivo contendo as respostas via whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes.
Produção de um conto de humor
Para a produção escrita, envie para os alunos via e-mail, whatsapp ou qualquer outro meio que considerar pertinente, a folha planejamento de conto humor. Peça que planejem o conto com base nas características estruturais estudadas anteriormente.
Após o planejamento, instrua-os a iniciar a escrita. Para essa atividade de produção, utilize como base os planos de aula 13 e 14, da série de planos sobre conto de humor.
Se preferir, grave áudios com instruções e envie via WhatsApp aos alunos.
Se desejar, solicite que os estudantes encaminhem as produções escritas por whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana do Nascimento Ramos
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Leitura em voz alta de um conto de humor
Finalidade da aula: Ler em voz alta um conto de humor de modo expressivo e fluente para avaliação final de toda a classe.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos de Humor
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos orais. Oralização.
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP53
Sobre esta aula: esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos de humor e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários:
Material em sala de aula: computador, projetor, gravador, caixas de som, internet, fotocópias dos contos selecionados.
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem ter dificuldades em trabalhar em grupos e para entender a diferença entre oralidade, informalidade e inadequação textual.