Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Deixe o objetivo da aula visível para todos os alunos (um cartaz ou no próprio quadro), ou projete este slide.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: A ideia deste momento é criar uma roda de conversa com os alunos sobre as correspondências que chegam nas casas. Se puder, leve algumas correspondências e monte uma espécie de mural (a ênfase é no endereço). Peça que alguns alunos procurem nelas os números indicando o endereço. Se alguém levantar o número do CEP, diga que este se refere a rua.
Propósito: Conversar sobre a importância dos números nas correspondências.
Discuta com a turma:
- Que correspondências são essas?
- Como elas chegam corretamente nas casas, se há tantas casas ou apartamentos na mesma rua?
- Vocês conhecem o carteiro que as entrega?
- Quais são as informações necessárias para que o carteiro entregue as correspondências de forma correta?
- Qual a importância dos números nessas correspondências? Quais números são esses?
- Quem mora em uma casa ou apartamento cujo número tenha três algarismos?
- Vocês são capazes de identificar, nessas correspondências, os números das casas ou apartamentos?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).
Propósito: Ordenar números de três algarismos em um intervalo numérico.
Orientação: A proposta é que os alunos, em pequenos grupos, organizem as fichas com números em um intervalo entre 100 e 300, representando os números das residências. Providencie um conjunto de cartões para cada grupo, que poderá encontrar no link abaixo. Se precisar, imprima também a sequência numérica que está junto da atividade, para apoio pedagógico dos alunos que apresentarem dificuldade.
Divida a turma em grupos e entregue vários cartões, com os números, já recortados. Peça para que um aluno de cada grupo distribua os cartões entre os membros do grupo. Proponha que sejam carteiros por um dia e que, para isso, organizem os números para facilitar a entrega das correspondências. Assim, um dos membros de cada grupo deverá escolher um dos seus cartões e apresentar aos demais. Um aluno que tenha um cartão próximo a este número, deverá colocar o seu e assim por diante, até que todos os cartões sejam colocados em ordem crescente. Caso queira deixar a atividade mais lúdica, faça os números em pequenas casinhas (você poderá encontrar no mesmo link).
Depois de ordenar os números, os alunos deverão registrá-los em uma folha para apresentar a classe toda. Circule entre os grupos para fazer as interferências necessárias. Observe e interfira quando for preciso. Instigue os alunos a se ajudarem mutuamente, ao dispor os números na ordem, uma vez que a sequência está distribuída entre os membros do grupo.
Discuta com a turma:
- Como pensaram em começar?
- Qual o número que serve para ser o primeiro? E depois, qual deve vir?
- Qual será o último número da rua?
Nos links abaixo você encontra mais sugestões de trabalhos com números:
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de Intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5).
Propósito: Ordenar números de três algarismos num intervalo numérico.
Orientação: A proposta é que os alunos, em pequenos grupos, organizem as fichas com números em um intervalo entre 100 e 300, representando os números das residências. Providencie um conjunto de cartões para cada grupo, que poderá encontrar no link abaixo. Se precisar, imprima também a sequência numérica que está junto da atividade, para apoio pedagógico dos alunos que apresentarem dificuldade.
Divida a turma em grupos e entregue vários cartões, com os números, já recortados. Peça para que um aluno de cada grupo distribua os cartões entre os membros do grupo. Proponha que sejam carteiros por um dia e que, para isso, organizem os números para facilitar a entrega das correspondências. Assim, um dos membros de cada grupo deverá escolher um dos seus cartões e apresentar aos demais. Um aluno que tenha um cartão próximo a este número, deverá colocar o seu e assim por diante, até que todos os cartões sejam colocados em ordem crescente. Caso queira deixar a atividade mais lúdica, faça os números em pequenas casinhas (você poderá encontrar no mesmo link).
Depois de ordenar os números, os alunos deverão registrá-los em uma folha para apresentar a classe toda. Circule entre os grupos para fazer as interferências necessárias. Observe e interfira quando for preciso. Instigue os alunos a se ajudarem mutuamente, ao dispor os números na ordem, uma vez que a sequência está distribuída entre os membros do grupo.
Discuta com a turma:
- Como pensaram em começar?
- Qual o número que serve para ser o primeiro?
- O que têm que olhar primeiro?
- Qual algarismo precisa olhar para saber que número da casa vem antes?
- E depois, qual deve vir?
- Qual será o último número da rua?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para ordenar números de três ordens.
Orientação: Determine que os grupos apresentem sua ordenação de números. Peça que contem como organizaram os números em ordem crescente e quais estratégias utilizaram para a resolução. Compare-as. Exponha em um mural as sequências ordenadas pelos alunos.
Discuta com a turma:
- Como fizeram para descobrir qual número vinha primeiro?
- Vocês tiveram dificuldade para ordenar os números?
- Qual estratégia vocês consideram que mais contribuiu com a resolução da atividade?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Sistematizar o conceito de ordenação de números de três ordens em um intervalo numérico pré-determinado.
Orientações: Retome as estratégias para a ordenação de números de três ordens utilizados na atividade, ressaltando que a ordem numérica é, primeiramente, determinada pela centena, e em caso de centenas iguais, o critério passa a ser da dezena.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Orientação: Leia com os alunos esta frase. Peça que registrem no caderno.