10188
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Ordenando as correspondências

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre ordenar números num determinado intervalo numérico de três ordens.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriane Regina Bravo Mendes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos
- Essenciais: Atividade impressa, WhatsApp ou e-mail.
- Optativas: Gravação de áudio, Zoom, Google Meets.

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Aquecimento
Se preferir, vá direto para a atividade principal. Se tiver possibilidade de estar em um momento síncrono com os alunos, converse sobre o número de suas residências, quantos algarismos possui este número, e para que serve esta identificação. Pergunte a eles quais são as informações necessárias em um endereço para que o carteiro entregue as correspondências de forma correta. Eles devem chegar à conclusão que os números são fundamentais para que as correspondências cheguem corretamente. Pergunte também se sabem como o carteiro se organiza para a entrega das correspondências.

Atividade principal
Envie a atividade impressa, um áudio ou uma mensagem de texto explicando aos alunos que farão uma atividade de simulação de entrega de correspondências, e que eles serão os organizadores das cartas. Encaminhe o conjunto de cartões com os números das residências (adaptado da atividade original). Peça aos alunos que organizem as fichas com números crescentes em um intervalo entre 100 e 300, representando os números das residências. Você poderá solicitar que os alunos façam desenho de vinte envelopes em seus cadernos para identificação do número de cada correspondência. Depois de ordenar os números, os alunos deverão registrá-los em uma folha para enviar a você, ou tirar foto dos envelopes organizados em ordem crescente, ou ainda, enviar a resposta pelo WhatsApp. Envie junto aos cartões os comandos abaixo para orientar os alunos na tarefa:

Sabendo que os carteiros separam as cartas por ordem crescente antes de sair para a entrega, pense nas respostas e organize os números. Para facilitar, siga as pistas:

     - Siga a ordem numérica, primeiramente, olhando para o algarismo da centena, o menor será sempre o que tiver o algarismo de menor valor. Em caso de centenas iguais o critério passa a ser da dezena;
     - A primeira carta a ser entregue deve ser a que contém o endereço com o menor número; 
     - A última carta a ser entregue deve ser a que tiver o maior número.

Discussão das soluções
Peça aos alunos que, se possível, troquem informações com algum colega de sala, via WhatsApp, e confiram as respostas, explicando um ao outro como fizeram para facilitar a ordenação das correspondências. Você pode criar para eles no WhatsApp grupos de 4 ou 5 alunos. Se a aula for ao vivo, você pode compartilhar o slide e os alunos podem explicar as suas conclusões e estratégias. Se estiver usando a ferramenta Zoom, ela permite que os alunos sejam divididos em grupos.

Sistematização
Apresente ou encaminhe aos alunos a resposta com ordenação correta das correspondências, e dê uma devolutiva ressaltando que para ordenar números com três algarismos, devemos levar em conta primeiro o número da centena, depois o da dezena e, por último, o da unidade.

Convite às famílias
Peça às famílias que, se possível, auxiliem na leitura e interpretação das comandas.

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_01NUM03

(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas