10188
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Ordenando as correspondências

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre ordenar números num determinado intervalo numérico de três ordens.

Plano 03 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriane Regina Bravo Mendes

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriane Regina Bravo Mendes

Mentor: Carina Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF02MA01) - Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

Objetivos específicos

Ordenar números num determinado intervalo numérico de  três ordens.

Conceito-chave

Colocar em ordem numérica crescente números de três ordens num determinado intervalo.

Recursos necessários

  • Diferentes tipos de correspondências;
  • Cartões com números;
  • Dados;
  • Jogos de baralhos;
  • Cópias impressas das atividades;
  • Material de apoio pedagógico impresso com as sequências numéricas ( se achar conveniente);
  • Datashow (opcional).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Deixe o objetivo da aula visível para todos os alunos (um cartaz ou no próprio quadro), ou projete este slide.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: A ideia deste momento é criar uma roda de conversa com os alunos sobre as correspondências que chegam nas casas. Se puder, leve algumas correspondências e monte uma espécie de mural (a ênfase é no endereço). Peça que que alguns alunos procurem nelas os números indicando o endereço.Se alguém levantar o número do CEP, diga que este se refere a rua.

Propósito: Conversar sobre a importância dos números nas correspondências.

Discuta com a turma:

  • Que correspondências são essas?
  • Como elas chegam corretamente nas casas, se há tantas casas ou apartamentos na mesma rua?
  • Vocês conhecem o carteiro que as entrega?
  • Quais são as informações necessárias para que o carteiro entregue as correspondências de forma correta?
  • Qual a importância dos números nessas correspondências? Que números são esses?
  • Quem de vocês mora numa casa ou apartamento cujo número tenha três algarismos?
  • Vocês são capazes de identificar nestas correspondências, os números das casas ou apartamentos?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 e 6)

Propósito: Ordenar números de três algarismos num intervalo numérico.

Orientação: A proposta é que os alunos em pequenos grupos, organizem as fichas com números num intervalo entre 100 e 300, representando os números das residências. Providencie um conjunto de cartões para cada grupo, que poderá encontrar no link abaixo. Se precisar, imprima também a sequência numérica que está junto da atividade, para apoio pedagógico dos alunos que apresentarem dificuldade.

Divida a turma em grupos e entregue vários cartões, com os números, já recortados. Peça para que um aluno de cada grupo distribua os cartões entre os membros do grupo. Proponha que sejam carteiros por um dia e que para isso organizem os números para facilitar a entrega das correspondências. Assim um dos membros de cada grupo deverá escolher um dos seus cartões e apresentar aos demais. Um aluno que tenha um cartão próximo a este número, deverá colocar o seu e assim por diante, até que todos os cartões sejam colocados em ordem crescente. Caso queira deixar a atividade mais simbólica, faça os números em pequenas casinhas(você poderá encontrar no mesmo link).

Depois de ordenar os números, os alunos deverão registrá-los numa folha para apresentar a classe toda. Circule entre os grupos para fazer as interferências necessárias.Observe e interfira quando for preciso. Instigue os alunos a se ajudarem mutuamente, ao dispor os números na ordem, uma vez que a sequência está distribuída entre os membros do grupo.

Discuta com a turma:

  • Como pensaram em começar?
  • Qual o número que serve para ser o primeiro? E depois, qual deve vir?
  • Qual será o último número da rua?

Nos links abaixo você encontra mais sugestões de trabalhos com números:

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Guia de Intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 e 6)

Propósito: Ordenar números de três algarismos num intervalo numérico.

Orientação: A proposta é que os alunos em pequenos grupos, organizem as fichas com números num intervalo entre 100 e 300, representando os números das residências. Você precisará providenciar um conjunto de cartões para cada grupo, que poderá encontrar no link abaixo.

Divida a turma em grupos e entregue vários cartões, com os números,já recortados. Peça para que um aluno de cada grupo distribua os cartões entre os membros do grupo. Proponha que sejam carteiros por um dia e que para isso organizem os números para facilitar a entrega das correspondências. Assim um dos membros de cada grupo deverá escolher um dos seus cartões e apresentar aos demais. Um aluno que tenha um cartão próximo a este número, deverá colocar o seu e assim por diante, até que todos os cartões sejam colocados em ordem crescente. Caso queira deixar a atividade mais simbólica, faça os números em pequenas casinhas,(você poderá encontrar no mesmo link).

Depois de ordenar os números, os alunos deverão registrá-los numa folha para apresentar a classe toda. Circule entre os grupos para fazer as interferências necessárias. Observe e interfira quando for preciso. Instigue os alunos a se ajudarem mutuamente, ao dispor os números na ordem, uma vez que a sequência está distribuída entre os membros do grupo.

Discuta com a turma:

  • Como pensaram em começar?
  • Qual o número que serve para ser o primeiro?
  • O que têm que olhar primeiro?
  • Qual algarismo precisa olhar para saber que número da casa vem antes?
  • E depois, qual deve vir?
  • Qual será o último número da rua?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para ordenar números de três ordens.

Orientação: Determine que os grupos apresentem sua ordenação de números.Peça que contem como organizaram os números em ordem crescente e quais estratégias utilizaram para a resolução.Compare-as.Exponha num mural as sequências ordenadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram para descobrir qual número vinha primeiro?
  • Vocês tiveram dificuldade para ordenar os números?
  • Qual estratégia vocês consideram que mais contribuiu com a resolução da atividade?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Sistematizar o conceito de ordenação de números de três ordens num intervalo numérico pré determinado.

Orientações: Retome as estratégias para a ordenação de números de três ordens utilizados na atividade, ressaltando que a ordem numérica é primeiramente determinada pela centena, e em caso de centenas iguais o critério passa a ser da dezena.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Orientação: Leia com os alunos esta frase. Peça que registrem no caderno.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Reconhecer a sequência numérica com números de três ordens num intervalo numérico

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Deixe o objetivo da aula visível para todos os alunos (um cartaz ou no próprio quadro), ou projete este slide.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Adriane Regina Bravo Mendes

Mentor: Carina Espírito Santo

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

(EF02MA01) - Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

Objetivos específicos

Ordenar números num determinado intervalo numérico de  três ordens.

Conceito-chave

Colocar em ordem numérica crescente números de três ordens num determinado intervalo.

Recursos necessários

  • Diferentes tipos de correspondências;
  • Cartões com números;
  • Dados;
  • Jogos de baralhos;
  • Cópias impressas das atividades;
  • Material de apoio pedagógico impresso com as sequências numéricas ( se achar conveniente);
  • Datashow (opcional).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: A ideia deste momento é criar uma roda de conversa com os alunos sobre as correspondências que chegam nas casas. Se puder, leve algumas correspondências e monte uma espécie de mural (a ênfase é no endereço). Peça que que alguns alunos procurem nelas os números indicando o endereço.Se alguém levantar o número do CEP, diga que este se refere a rua.

Propósito: Conversar sobre a importância dos números nas correspondências.

Discuta com a turma:

  • Que correspondências são essas?
  • Como elas chegam corretamente nas casas, se há tantas casas ou apartamentos na mesma rua?
  • Vocês conhecem o carteiro que as entrega?
  • Quais são as informações necessárias para que o carteiro entregue as correspondências de forma correta?
  • Qual a importância dos números nessas correspondências? Que números são esses?
  • Quem de vocês mora numa casa ou apartamento cujo número tenha três algarismos?
  • Vocês são capazes de identificar nestas correspondências, os números das casas ou apartamentos?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 e 6)

Propósito: Ordenar números de três algarismos num intervalo numérico.

Orientação: A proposta é que os alunos em pequenos grupos, organizem as fichas com números num intervalo entre 100 e 300, representando os números das residências. Providencie um conjunto de cartões para cada grupo, que poderá encontrar no link abaixo. Se precisar, imprima também a sequência numérica que está junto da atividade, para apoio pedagógico dos alunos que apresentarem dificuldade.

Divida a turma em grupos e entregue vários cartões, com os números, já recortados. Peça para que um aluno de cada grupo distribua os cartões entre os membros do grupo. Proponha que sejam carteiros por um dia e que para isso organizem os números para facilitar a entrega das correspondências. Assim um dos membros de cada grupo deverá escolher um dos seus cartões e apresentar aos demais. Um aluno que tenha um cartão próximo a este número, deverá colocar o seu e assim por diante, até que todos os cartões sejam colocados em ordem crescente. Caso queira deixar a atividade mais simbólica, faça os números em pequenas casinhas(você poderá encontrar no mesmo link).

Depois de ordenar os números, os alunos deverão registrá-los numa folha para apresentar a classe toda. Circule entre os grupos para fazer as interferências necessárias.Observe e interfira quando for preciso. Instigue os alunos a se ajudarem mutuamente, ao dispor os números na ordem, uma vez que a sequência está distribuída entre os membros do grupo.

Discuta com a turma:

  • Como pensaram em começar?
  • Qual o número que serve para ser o primeiro? E depois, qual deve vir?
  • Qual será o último número da rua?

Nos links abaixo você encontra mais sugestões de trabalhos com números:

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Guia de Intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (slides 5 e 6)

Propósito: Ordenar números de três algarismos num intervalo numérico.

Orientação: A proposta é que os alunos em pequenos grupos, organizem as fichas com números num intervalo entre 100 e 300, representando os números das residências. Você precisará providenciar um conjunto de cartões para cada grupo, que poderá encontrar no link abaixo.

Divida a turma em grupos e entregue vários cartões, com os números,já recortados. Peça para que um aluno de cada grupo distribua os cartões entre os membros do grupo. Proponha que sejam carteiros por um dia e que para isso organizem os números para facilitar a entrega das correspondências. Assim um dos membros de cada grupo deverá escolher um dos seus cartões e apresentar aos demais. Um aluno que tenha um cartão próximo a este número, deverá colocar o seu e assim por diante, até que todos os cartões sejam colocados em ordem crescente. Caso queira deixar a atividade mais simbólica, faça os números em pequenas casinhas,(você poderá encontrar no mesmo link).

Depois de ordenar os números, os alunos deverão registrá-los numa folha para apresentar a classe toda. Circule entre os grupos para fazer as interferências necessárias. Observe e interfira quando for preciso. Instigue os alunos a se ajudarem mutuamente, ao dispor os números na ordem, uma vez que a sequência está distribuída entre os membros do grupo.

Discuta com a turma:

  • Como pensaram em começar?
  • Qual o número que serve para ser o primeiro?
  • O que têm que olhar primeiro?
  • Qual algarismo precisa olhar para saber que número da casa vem antes?
  • E depois, qual deve vir?
  • Qual será o último número da rua?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Socializar e discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para ordenar números de três ordens.

Orientação: Determine que os grupos apresentem sua ordenação de números.Peça que contem como organizaram os números em ordem crescente e quais estratégias utilizaram para a resolução.Compare-as.Exponha num mural as sequências ordenadas pelos alunos.

Discuta com a turma:

  • Como fizeram para descobrir qual número vinha primeiro?
  • Vocês tiveram dificuldade para ordenar os números?
  • Qual estratégia vocês consideram que mais contribuiu com a resolução da atividade?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Sistematizar o conceito de ordenação de números de três ordens num intervalo numérico pré determinado.

Orientações: Retome as estratégias para a ordenação de números de três ordens utilizados na atividade, ressaltando que a ordem numérica é primeiramente determinada pela centena, e em caso de centenas iguais o critério passa a ser da dezena.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Orientação: Leia com os alunos esta frase. Peça que registrem no caderno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Reconhecer a sequência numérica com números de três ordens num intervalo numérico

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.

Materiais complementares para impressão:

Atividade de Raio X

Resolução do Raio X

Atividade Complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano