Atividade para impressão - Brincadeira - LP07_05SQA010
Plano de Aula
Plano de aula: Aspectos da oralização dos contos de humor
Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos de humor
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos de humor e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Computador, projetor, caixas de som, internet, fotocópias dos contos selecionados.
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: Entendimento prévio da diferença entre oralidade, informalidade e inadequação textual.
Referências sobre o assunto:
BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Para preparar esta aula, leia e analise previamente o conto de humor Brincadeira, de Luis Fernando Veríssimo.
- Comece a aula pedindo para um aluno ler o título da aula em voz alta. Que efeito a entonação da leitura provocou nos demais alunos?
- Provoque-os a pensar sobre o modo como esta expressão foi lida com outras perguntas: O que é necessário para se expressar oralmente em Língua Portuguesa de forma adequada? Estimule os alunos a pensar que dependendo da situação e do texto, é preciso pensar em outros elementos além do linguístico, como postura, tom de voz, entonação, pausas e expressão corporal, para produzir o efeito desejado e adequado.
- Ainda que as respostas não sejam completas, deixe no ar essas perguntas que serão retomadas mais tarde.
Introdução
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
- Projete esse slide para os alunos, ou escreva as expressões no quadro, e veja a reação que isso provoca.
- Peça para que os alunos leiam as frases dispostas em voz alta, com a devida entonação. Se necessário, faça uma segunda “rodada” de leitura com diferentes alunos.
- Peça para que os outros alunos prestem atenção à leitura feita pelos colegas e como eles se utilizam (ou não) de: gestos, tom de voz, expressão facial, linguagem corporal etc. Como esses elementos são importantes para o sentido do texto? Se necessário, eles podem tomar notas de pontos que acharem interessantes.
- A ideia deste exercício é iniciar um trabalho que terá como projeto final a gravação da leitura do conto Brincadeira, levando em consideração os elementos estudados.
- Procure fazer perguntas como: Há alguma elaboração gestual específica na leitura dessas expressões que pode auxiliar no sentido, ou até mesmo, que pode caracterizar o humor nessas falas?
- A ideia desta introdução é mostrar para os alunos, de forma breve, que falar uma língua, seja ela qual for, vai além do puro conhecimento gramatical que se tem dela. Expressão corporal, entonação, postura e uso da voz são pontos importantes que caminham concomitantemente à expressão formal da língua. No caso do humor, gestos e entonações ajudam a compor a comicidade própria que precisa acompanhar o texto.
- Nesse exercício de introdução, utilize o conhecimento prévio que eles têm sobre gestuário e como isso afeta a leitura de um texto. Ainda que não tenham conhecimento de nomenclaturas como entonação, recursos cinésicos etc., eles certamente sabem que utilizar tais recursos confere ao texto um significado diferente, explorando-o para além dos elementos puramente linguísticos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Separe a turma em grupos de, no máximo, 4 alunos para que todos possam participar e compartilhar tarefas.
- Distribua primeiramente a folha de atividades entre os grupos (preferencialmente uma fotocópia por alunos). Explique a atividade para os alunos: eles ouvirão o áudio do conto Brincadeira, de Luis Fernando Veríssimo. De acordo com a tabela da folha de atividades, eles irão separar o conto de acordo com as diferentes vozes e características das mesmas (ver folha de atividades para detalhes).
- Peça para os grupos ouvirem o conto disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=wQ6araG_jlc>, acesso em: 12 dez. 2018. É preferível que o você não projete o vídeo para que os alunos voltem sua atenção à entonação das vozes do texto e façam as devidas anotações. Se preferir, passe o vídeo mais de uma vez. Sugestão de tempo para essa atividade: 20 minutos.
- Corrija e debata as respostas, tirando possíveis dúvidas. Sugestão de tempo para esta atividade: 10 minutos.
- A ideia dessa atividade é traçar o planejamento da encenação de um conto de humor, levando em conta marcações orais específicas desse gênero literário. Por exemplo, os reflexos das diferentes vozes no texto e sua construção oral através da entonação e gestuário; como o aluno pode marcar o humor através de pausas, emoções específicas das vozes etc.
Material complementar: Você pode encontrar a versão da atividade para impressão aqui e o texto completo aqui. A folha de respostas das atividades você encontra aqui.
Fonte: Luis Fernando Veríssimo. Comédias da vida privada. Porto Alegre: L&PM, 1995. p. 189-191.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Conclua, junto à turma, sistematizando o conteúdo aprendido e estabelecendo uma relação lógica entre os elementos de oralidade: as diferentes vozes do texto (narrador e personagens) e os recursos paralinguísticos e cinésicos necessários para isso (gestos e sons), como a entonação, a estruturação rítmica, as pausas e prolongamentos, o timbre de voz e a expressão facial e corporal.
- Procure reafirmar a importância desses elementos na leitura do trecho selecionado.
Atividades de leitura
Peça aos estudantes que leiam o conto de humor “A velha contrabandista”, presente na parte do desenvolvimento do primeiro plano de aula da sequência de planos de aula sobre contos de humor.
Instrua-os a lerem o conto atentamente. Em seguida, peça que reflitam sobre as questões propostas no último slide da etapa de fechamento do plano de aula.
Por fim, peça que respondam à questão que se encontra na etapa de fechamento do plano de aula:
- E aí? Você riu de quê?
Se desejar, solicite que os alunos encaminhem as respostas escritas por whatspp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas por você.
Se preferir, grave áudios com as respostas esperadas ou envie o arquivo contendo as respostas para os alunos via whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes..
Análise do gênero conto de humor
Peça aos estudantes que identifiquem no conto “A velha contrabandista” os elementos da narrativa: tempo, espaço, personagens e o tipo de narrador.
Se considerar necessário respostas escritas, peça que os alunos as enviem por whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.
Em seguida, solicite que os estudantes leiam o conto “Às escuras”, disponível no segundo plano de aula da sequência de planos de aula sobre contos de humor.
Após a leitura, peça que respondam às perguntas reproduzidas abaixo:
- Que conhecimento de mundo é preciso ter para entender o humor deste conto?
- O conto de Artur Azevedo foi escrito em meados do século XIX. Você reconhece alguma “pista” dessa data no texto? Qual?
- O desfecho do conto é surpreendente/engraçado?
- Se este texto fosse publicado hoje, do modo como está escrito, ele seria engraçado?
- As hipóteses levantadas anteriormente foram confirmadas?
Se considerar necessário respostas escritas, peça que os alunos as enviem por whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.
O objetivo desta atividade é mostrar que o conto não se resume apenas às palavras e aos elementos da narrativa, mas também ao que está inferido, implícito e subentendido para além do que está propriamente escrito.
No caso do gênero contos de humor, o elemento cômico passa nitidamente pela ideia de que o leitor precisa de certo conhecimento de mundo para conseguir decodificá-lo, participando ativamente da leitura.
Se preferir, grave áudios com as respostas esperadas para as questões ou envie o arquivo contendo as respostas via whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes.
Produção de um conto de humor
Para a produção escrita, envie para os alunos via e-mail, whatsapp ou qualquer outro meio que considerar pertinente, a folha planejamento de conto humor. Peça que planejem o conto com base nas características estruturais estudadas anteriormente.
Após o planejamento, instrua-os a iniciar a escrita. Para essa atividade de produção, utilize como base os planos de aula 13 e 14, da série de planos sobre conto de humor.
Se preferir, grave áudios com instruções e envie via WhatsApp aos alunos.
Se desejar, solicite que os estudantes encaminhem as produções escritas por whatsapp, e-mail ou outros canais que considerar pertinentes, para que sejam avaliadas.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Mariana do Nascimento Ramos
Mentor: Érica Silva
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Aspectos da oralização dos contos de humor
Finalidade da aula: Ouvir e analisar a leitura de um conto de humor, ressaltando aspectos da oralização como os recursos paralinguísticos e cinésicos, a entonação, a estruturação rítmica, as pausas e prolongamentos, o timbre de voz e a expressão facial e corporal, a fim de perceber a importância desses recursos no efeito de humor.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Contos de Humor
Objeto(s) do conhecimento: Produção de textos orais. Oralização.
Prática de linguagem: Oralidade
Habilidade(s) da BNCC: EF69LP53
Sobre esta aula: Esta é a décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos de humor e no campo de atuação artístico literário. A aula faz parte do módulo de Oralidade.
Materiais necessários: Computador, projetor, caixas de som, internet, fotocópias dos contos selecionados.
Informações sobre o gênero: O conto é uma narrativa breve escrita em prosa e que, embora tenha os mesmos elementos de um romance ou uma novela - enredo, personagem, tempo e espaço, é mais curto e apresenta ideias concisas e precisão narrativa. Os contos de humor, especificamente, utilizam as características do que é considerado divertido e cômico para a estruturação de sua narrativa e constroem o humor por meio de mecanismos linguísticos, figuras de linguagem, quebra de expectativa e conhecimentos de mundo que são mobilizados na interação entre autor, texto e leitor.
Dificuldades antecipadas: Entendimento prévio da diferença entre oralidade, informalidade e inadequação textual.
Referências sobre o assunto:
BERGSON, Henri. O riso. Zahar Editores: Rio de Janeiro, 1983.
COSTA, Flavio Moreira da. Os 100 melhores contos de humor da literatura universal. Ediouro: Rio de Janeiro, 2001.
DUARTE, Vânia Maria do Nascimento. Textos Humorísticos. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/redacao/textos-humoristicos.htm>. Acesso em: 3 ago. 2018.