15880
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - A oralidade característica dos contos de humor

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Ensino Fundamental sobre reconhecer as marcações de oralidade presentes no conto e os efeitos produzidos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana do Nascimento Ramos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: mídias de comunicação e interação (WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações e das sugestões de atividades de produção textual. Escolha o modo que for mais acessível aos estudantes e às famílias.
Padlet (tutorial disponível aqui);
Flippity (tutorial disponível aqui), para games e sorteios de grupos em roleta;
Google Docs, editor de texto compartilhado, para edição de forma colaborativa (tutorial disponível aqui);
Aplicativos indicados como recursos síncronos, necessários nesta adaptação: até 4 pessoas, WhatsApp; até 6 pessoas, Instagram; até 50 pessoas, Facebook Messenger ou Skype (versão gratuita). Saiba mais no link disponível aqui. Se for possível para todos, utilize os canais indicados a seguir.

Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet (tutorial disponível aqui) ou Zoom (tutorial disponível aqui).

Observações gerais
O estudo do gênero contos de humor, em alguns momentos, solicita atenção aos aspectos da oralidade e da prosódia, as quais envolvem aspectos como entonação e pronúncia. É preciso ler em voz alta, sobretudo alguns textos, pois o humor se faz também pela pronúncia exagerada de alguns sons, pela entonação que se dá à frase ou ainda na imitação de sotaques e variações da língua. Além disso, para a compreensão dos efeitos de humor pretendidos, é necessário, muitas vezes, uma discussão com os estudantes sobre o contexto sociocultural e histórico da época em que se deu a produção do texto, e sobre os seus conhecimentos prévios, bases para a construção do humor em geral.
Sendo assim, indicamos, sobretudo, o uso de ferramentas que proporcionem encontros síncronos com a turma, ou o uso de podcast e do vídeo para as interações e envio de atividades entre professores e estudantes, nesta sequência de 15 planos dedicados a esse gênero.

Introdução: Lixo - vídeo baseado no conto homônimo de Luis Fernando Veríssimo
Nesta adaptação do plano de aula original sobre o gênero contos de humor, sugerimos que você comece já com o slide 1 do desenvolvimento, em que os estudantes devem assistir ao vídeo “Lixo”, baseado em conto homônimo de Luis Fernando Verissimo. Compartilhe o link com eles, pelo chat, caso não tenha como apresentar o vídeo na tela compartilhada pela ferramenta síncrona escolhida para esta aula.
Sugerimos que faça toda a discussão desta aula de maneira síncrona, pelas ferramentas indicadas no início desta adaptação. Siga as orientações ao professor, que estão no slide 1 do desenvolvimento do plano original, fazendo adaptações se considerar necessário.
Sugerimos que antes, porém, apresente o autor do conto “O Lixo”, Luis Fernando Verissimo. É importante ter informações sobre o autor de um texto, uma forma de auxiliá-los a ampliar conhecimentos prévios, que podem ajudá-los na atribuição de sentidos.

Desenvolvimento
Esta etapa, no plano de aula original, equivale ao segundo slide do desenvolvimento. Observe que, na orientação ao professor do plano original, é recomendado que os alunos façam a atividade proposta em grupos. Para o contexto de ER, sugerimos que os estudantes façam em duplas/trios. Você pode organizá-los no início desta etapa ou ao final da introdução. Se preferir, organize os estudantes para o trabalho usando o Flippity para fazer um sorteio.
Siga as orientações do plano original, exceto o item final, em que você deve apresentar o texto com a pontuação “correta”, o que nesta adaptação será feito na etapa de fechamento. Levando em conta o contexto de ER, que requer atividades mais breves, não há necessidade de que todos leiam o conto em voz alta. Você pode chamar dois ou três voluntários, ou fazer o sorteio, mais uma vez, com o Flippity.
Para que as duplas e trios façam a pontuação no texto escrito, seguindo as entonações e pausas do texto lido oralmente, além de lembrar da fala dos personagens no vídeo, utilize o Google Docs. Estipule um tempo para essa atividade.
Ao final do prazo, solicite que compartilhem suas respostas no Padlet, previamente preparado por você. Para fazer o fechamento, orientamos que você leia algumas respostas, para usá-las como exemplos na próxima etapa.

Fechamento
Nesta adaptação, sugerimos fechar a aula apresentando a pontuação “correta”, no sentido de ser a original, feita pelo autor. Compartilhe a versão do autor na tela com todos eles. Faça uma leitura destacando as marcas de pontuação e seus efeitos de sentido.
Destaque que a pontuação pode estar diferente nas respostas deles e nem por isso estar errada. Mostre alguns exemplos deles em que isso ocorre, comentando que poderia ser uma outra forma de pontuar o texto. Verifique com eles se há alteração de efeitos de sentido.
Ao final, solicite, como tarefa de casa, que façam uma síntese sobre os novos conhecimentos construídos a respeito da pontuação nos contos de humor. Solicite mais uma vez que coloquem suas respostas no Padlet, previamente preparado por você, para que possam consultá-las sempre que for necessário, durante a sequência de 15 planos sobre o gênero conto de humor.

Convite às famílias
É importante que as famílias sejam informadas que os estudantes estão dando continuidade à sequência de aulas que envolve o gênero conto de humor. Convide os familiares a assistirem ao vídeo que inicia esta aula, caso tenham disponibilidade. Além disso, informe-os que os estudantes vão precisar trabalhar colaborativamente, no coletivo e individualmente, em diferentes momentos desta aula. É preciso, então, que reservem o horário da aula para que os estudantes não se atrapalhem com a dinâmica da casa, possam fazer uso do celular e internet etc. Comunique que, ao final, haverá uma lição de casa. Solicite que incentivem os estudantes a realizá-la, pois servirá de material de consulta para todas as aulas desta sequência. Informe, ainda, se você dará continuidade a esta sequência relativa ao gênero conto de humor. Nesse caso, adiante-se e faça um cronograma para que todos possam se organizar e auxiliar os estudantes.

Sugestão Enviada Por: Silvia Albert


Código: LPO7_05SQA03

(EF67LP28) Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 7º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas