Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Tânia Paulino
Mentor: Eliana Albuquerque
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Emprego dos sufixo -esa ou -eza
Finalidade da aula: Perceber a regularidade do uso dos sufixos -esa e -eza por meio dos exemplos observados na aula.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Diferenciar palavras primitivas, derivadas e compostas e derivadas por adição de prefixo e de sufixo
.Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF05LP08
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a regularidade no uso dos sufixos -esa e -eza em substantivos derivados de adjetivos, em títulos de nobreza e adjetivos pátrios.
Materiais necessários: Projetor ou quadro de giz, dicionário e atividade em folhas impressas.
Dificuldades antecipadas: Grafia incorreta das palavras com os sufixos -esa e -eza..
Referências sobre o assunto:
MORAIS, A. G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como está organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 11-28.
SÃO PAULO (SP). Secretaria da Educação. Ler e escrever: RI- Recuperação Intensiva; material do professor - 5º ano/ Secretaria da Educação, Fundação para o desenvolvimento da Educação.- 8. ed. rev. e atual. São Paulo: FDE, 2015. p. 125-127.
Código: LPO5_11ATS01
(EF05LP08) Diferenciar palavras primitivas, derivadas e compostas, e derivadas por adição de prefixo e de sufixo.
AULA 02
AULA 03
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes