15866
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Emprego dos sufixo -esa ou -eza

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Ensino Fundamental sobre perceber a regularidade do uso dos sufixos -esa e -eza por meio dos exemplos observados na aula.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tânia Tavares Paulino

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividade e orientações sobre as mesmas, a fim de ajudar os alunos a resolverem as tarefas com autonomia.

- Opcionais: ferramentas de chamada de vídeo, como WhatsApp, Google Meet ou Zoom;
Videoaula disponível aqui.

Introdução
Envie aos alunos uma orientação em áudio ou vídeo através do WhatsApp, explicando a atividade e oferecendo informações que os ajudem a realizar as tarefas sozinhos. Inicie perguntando aos alunos se eles já tiveram dúvidas sobre a escrita de uma palavra. Fale as palavras PRINCESA e FRAQUEZA e solicite que os alunos as escrevam no caderno. Pergunte se eles perceberam que a pronúncia do final dessas duas palavras é igual e faça a indagação: como se escreve? Com S ou com Z? Proponha aos alunos que consultem o dicionário (físico ou virtual), observem se a escrita é com S ou com Z e escrevam o significado de cada uma. Proponha que os alunos enviem, pelo WhatsApp, a escrita das palavras e os seus significados, e dê a devolutiva utilizando o mesmo canal de comunicação.

Desenvolvimento
Utilizando o WhatsApp, envie um áudio ou vídeo em que você realiza a leitura em voz alta do poema Cena de campo. Depois da leitura, diga aos alunos que você irá ditar dez palavras e que algumas delas estão no texto lido. Dite as palavras propostas na Introdução do plano de aula e solicite que os alunos as escrevam. Depois, ainda no mesmo áudio ou vídeo, explicite a escrita correta de cada palavra ditada, dizendo se a escrita é com S ou com Z, e solicitando que comparem e corrijam as escritas, caso necessário. Faça uma atividade utilizando as propostas do segundo e terceiro slides do Desenvolvimento do plano de aula, e oriente os alunos a copiarem no caderno e responderem às questões propostas. Solicite que enviem para você corrigir e dar devolutivas, ou realize uma chamada de vídeo utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet ou Zoom, e proporcione uma discussão sobre a atividade, explicando as regularidades no uso de ESA e EZA para os alunos. Na impossibilidade de realizar a chamada de vídeo, envie o link de uma videoaula e oriente-os a assistirem, anotando as regras no caderno.

Fechamento
Proponha aos alunos que elaborem uma explicação para o uso de ESA e EZA, e anotem no caderno para consultar nas próximas aulas.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem os familiares para formarem juntos palavras com ESA ou EZA. Envie duas listas de palavras, sendo uma de adjetivos como FRACO, MAGRO, SINGELO, DELICADO, SUTIL... e uma de femininos de títulos de nobreza ou adjetivos pátrios, como DUQUE, PRÍNCIPE, JAPONÊS, FRANCÊS etc., para que os alunos brinquem com os familiares de criar frases com EZA ou ASA.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_11ATS01

(EF05LP08) Diferenciar palavras primitivas, derivadas e compostas, e derivadas por adição de prefixo e de sufixo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas