Atividade para impressão - LPO5_11ATS01
Plano de Aula
Plano de aula: Emprego dos sufixo -esa ou -eza
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Formação de palavras
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a regularidade no uso dos sufixos -esa e -eza em substantivos derivados de adjetivos, em títulos de nobreza e adjetivos pátrios.
Materiais necessários: Projetor ou quadro de giz, dicionário e atividade em folhas impressas.
Dificuldades antecipadas: Grafia incorreta das palavras com os sufixos -esa e -eza..
Referências sobre o assunto:
MORAIS, A. G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como está organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 11-28.
SÃO PAULO (SP). Secretaria da Educação. Ler e escrever: RI- Recuperação Intensiva; material do professor - 5º ano/ Secretaria da Educação, Fundação para o desenvolvimento da Educação.- 8. ed. rev. e atual. São Paulo: FDE, 2015. p. 125-127.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Professor, inicie questionando os alunos:
“Será que a palavra franqueza se escreve com z ou com s? E a palavra princesa, como será escrita?”
- Explique que as duas palavras terminam com o mesmo som, porém possuem formas diferentes de escrever.
- Fale sobre a finalidade da aula: descobrir a regularidade em palavras escritas com -esa e -eza visando a escrita correta.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Professor, oriente os alunos a procurarem, em duplas, o significado das palavras franqueza e princesa no dicionário. Atenção! Apresente apenas a primeira frase do slide “Procure, no dicionário, o significado das palavras: franqueza e princesa.” O restante do slide só deverá ser apresentado para a turma após a conclusão da tarefa. De acordo com o dicionário Caldas Aulete, a palavra franqueza significa: “qualidade de quem é franco, sincero, leal”. Já a palavra princesa é definida como: “filha de rei ou de rainha; esposa de príncipe; mulher que é soberana de um reinado”.
- Explique que utilizar um dicionário é uma das maneiras de verificar se a palavra está escrita corretamente, mas que também podemos aprender uma outra forma de escrever sem erros, observando as palavras com mais atenção e descobrindo regularidades em sua escrita . Diga que nessa aula, iremos descobrir porque algumas palavras são escritas com o final -esa e outras com -eza.
- Solicite que alguns alunos leiam o que encontraram no dicionário e só após essa leitura, apresente o significado das palavras no slide.
Materiais complementares: dicionário.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Distribua o texto “Cena de campo” em folhas impressas para os alunos.
- Realize a leitura do poema e, depois, solicite que os alunos façam a leitura em forma de jogral (meninas leem a primeira e terceira estrofe e meninos leem a segunda e quarta).
- Após realizar a leitura, converse brevemente com os alunos sobre as impressões que tiveram do texto. Explique que você irá ditar 10 palavras, sendo que algumas delas, foram retiradas do texto. Diga que eles deverão escrever, individualmente, da forma que acharem correta. As palavras para ditar são: franqueza, beleza, frieza, esperteza, magreza, lindeza, pobreza, tristeza, pureza e princesa.
Desenvolvimento
Orientações:
- Após concluírem o ditado, peça que comparem a sua escrita com o colega da dupla. Só depois,apresente a forma correta das palavras no slide.
- Solicite que observem o final das palavras: todas terminam de forma igual? Espera-se que os alunos percebam que apenas a palavra princesa termina com -esa.
- Explique que para o próximo exercício só usarão as palavras terminadas em -eza.
- Peça, então, que relacionem as palavras do ditado com os seguintes adjetivos: franco, belo, frio, esperto, magro, lindo, pobre, triste e puro.
Desenvolvimento
Orientações:
- Questione os alunos sobre a função das palavras: franco, belo, frio, esperto, magro, lindo, pobre, triste e puro, com perguntas como: “ Essas palavras indicam ação, características ou nomes? Qual o papel delas no interior de um texto?”. Espera-se que os alunos concluam que elas indicam características, por isso, são classificadas como adjetivos.
- Pergunte o que é possível perceber ao observar as palavras usadas para completar as frases: “As palavras franqueza, beleza e frieza, indicam características, ações ou nomes? São adjetivos, verbos ou substantivos?”. Espera-se que notem que, além de todas terminarem com -eza, são substantivos derivados dos adjetivos. Os alunos podem não utilizar essa nomenclatura em suas explicações.
- Usando exemplos do exercício, explique que magro é um adjetivo (característica) e que magreza é um substantivo (nome). Logo, são palavras classificadas de modo diferente na Língua Portuguesa, pois possuem funções diferentes: enquanto os substantivos dão nome as seres em geral, os adjetivos dão características para os nomes.
- Chame a atenção dos alunos para a mudança de classe gramatical (adjetivo para substantivo) com o acréscimo do sufixo.
Desenvolvimento
Orientações:
1- Solicite que os alunos localizem os pares das palavras, ligando-os. Utilize folha impressa.
- Questione, então, quais palavras primitivas deram origem às outras e se podemos separá-las em grupos de acordo com o que significam.
- Após concluírem, apresente o slide com a correção. Por último, desafie os alunos a dizerem o nome da figura dando as seguintes dicas: termina com -esa e é nascida no Japão. Peça que observem como terminam essas palavras. Espera-se que os alunos percebam que trata-se de nomes femininos terminados com o sufixo -esa.
- Questione, então, de quais palavras os exemplos do slide derivam. Os alunos deverão dizer que trata-se de femininos de títulos de nobreza (duquesa, baronesa e marquesa) ou femininos de adjetivos pátrios (portuguesa, inglesa, japonesa, norueguesa e holandesa).
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações
- Em duplas, solicite que os alunos elaborem uma explicação para o uso dos sufixos -esa e -eza e registrem na folha de atividade.
- Expor ao grupo as conclusões dos alunos e elaborar coletivamente uma explicação para o uso de -esa e de -eza. Vale lembrar que os alunos talvez não usem a nomenclatura correta. Faça intervenções, se necessário, em relação ao registro dessa regularidades.
- Apresente o slide com a conclusão somente após os alunos verbalizarem as regularidades exercitadas por eles.
- Finalize a atividade dizendo que, em casos como os estudados nesta aula, é possível saber como se escrevem muitas palavras, observando de qual palavra cada uma deriva e aplicando o conhecimento sobre as regularidades observadas.
Fechamento
Orientações:
- Retome o texto usado no início da aula. Peça que os alunos, ainda em duplas, destaquem as palavras com o sufixo -eza.
- Questione se essas palavras são substantivos, adjetivos ou verbos e qual a função delas no texto. Para isso, será necessário o entendimento do significado das palavras no contexto em que estão inseridas.
- Pergunte, também, de quais adjetivos elas derivam.
- Peça que registrem o adjetivo e o substantivo derivado: franco-franqueza, belo-beleza, alto-alteza e certo-certeza, chamando atenção para o fato de que quando acrescentamos o sufixo, a palavra deixa de ser um adjetivo e passa a ser classificada como substantivo.
- Cada dupla deverá registrar uma frase com as palavras do texto.
- Para encerrar, cada dupla deverá ler as frases que escreveu.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para enviar as propostas de atividade e orientações sobre as mesmas, a fim de ajudar os alunos a resolverem as tarefas com autonomia.
- Opcionais: ferramentas de chamada de vídeo, como WhatsApp, Google Meet ou Zoom;
Videoaula disponível aqui.
Introdução
Envie aos alunos uma orientação em áudio ou vídeo através do WhatsApp, explicando a atividade e oferecendo informações que os ajudem a realizar as tarefas sozinhos. Inicie perguntando aos alunos se eles já tiveram dúvidas sobre a escrita de uma palavra. Fale as palavras PRINCESA e FRAQUEZA e solicite que os alunos as escrevam no caderno. Pergunte se eles perceberam que a pronúncia do final dessas duas palavras é igual e faça a indagação: como se escreve? Com S ou com Z? Proponha aos alunos que consultem o dicionário (físico ou virtual), observem se a escrita é com S ou com Z e escrevam o significado de cada uma. Proponha que os alunos enviem, pelo WhatsApp, a escrita das palavras e os seus significados, e dê a devolutiva utilizando o mesmo canal de comunicação.
Desenvolvimento
Utilizando o WhatsApp, envie um áudio ou vídeo em que você realiza a leitura em voz alta do poema Cena de campo. Depois da leitura, diga aos alunos que você irá ditar dez palavras e que algumas delas estão no texto lido. Dite as palavras propostas na Introdução do plano de aula e solicite que os alunos as escrevam. Depois, ainda no mesmo áudio ou vídeo, explicite a escrita correta de cada palavra ditada, dizendo se a escrita é com S ou com Z, e solicitando que comparem e corrijam as escritas, caso necessário. Faça uma atividade utilizando as propostas do segundo e terceiro slides do Desenvolvimento do plano de aula, e oriente os alunos a copiarem no caderno e responderem às questões propostas. Solicite que enviem para você corrigir e dar devolutivas, ou realize uma chamada de vídeo utilizando ferramentas como WhatsApp, Google Meet ou Zoom, e proporcione uma discussão sobre a atividade, explicando as regularidades no uso de ESA e EZA para os alunos. Na impossibilidade de realizar a chamada de vídeo, envie o link de uma videoaula e oriente-os a assistirem, anotando as regras no caderno.
Fechamento
Proponha aos alunos que elaborem uma explicação para o uso de ESA e EZA, e anotem no caderno para consultar nas próximas aulas.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem os familiares para formarem juntos palavras com ESA ou EZA. Envie duas listas de palavras, sendo uma de adjetivos como FRACO, MAGRO, SINGELO, DELICADO, SUTIL... e uma de femininos de títulos de nobreza ou adjetivos pátrios, como DUQUE, PRÍNCIPE, JAPONÊS, FRANCÊS etc., para que os alunos brinquem com os familiares de criar frases com EZA ou ASA.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Tânia Paulino
Mentor: Eliana Albuquerque
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Emprego dos sufixo -esa ou -eza
Finalidade da aula: Perceber a regularidade do uso dos sufixos -esa e -eza por meio dos exemplos observados na aula.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Diferenciar palavras primitivas, derivadas e compostas e derivadas por adição de prefixo e de sufixo
.Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF05LP08
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a regularidade no uso dos sufixos -esa e -eza em substantivos derivados de adjetivos, em títulos de nobreza e adjetivos pátrios.
Materiais necessários: Projetor ou quadro de giz, dicionário e atividade em folhas impressas.
Dificuldades antecipadas: Grafia incorreta das palavras com os sufixos -esa e -eza..
Referências sobre o assunto:
MORAIS, A. G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como está organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 11-28.
SÃO PAULO (SP). Secretaria da Educação. Ler e escrever: RI- Recuperação Intensiva; material do professor - 5º ano/ Secretaria da Educação, Fundação para o desenvolvimento da Educação.- 8. ed. rev. e atual. São Paulo: FDE, 2015. p. 125-127.