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Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Emprego dos sufixo -esa ou -eza

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Ensino Fundamental sobre perceber a regularidade do uso dos sufixos -esa e -eza por meio dos exemplos observados na aula.

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Tânia Tavares Paulino

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a regularidade no uso dos sufixos -esa e -eza em substantivos derivados de adjetivos, em títulos de nobreza e adjetivos pátrios.

Materiais necessários: Projetor ou quadro de giz, dicionário e atividade em folhas impressas.

Dificuldades antecipadas: Grafia incorreta das palavras com os sufixos -esa e -eza..

Referências sobre o assunto:

MORAIS, A. G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como está organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 11-28.

SÃO PAULO (SP). Secretaria da Educação. Ler e escrever: RI- Recuperação Intensiva; material do professor - 5º ano/ Secretaria da Educação, Fundação para o desenvolvimento da Educação.- 8. ed. rev. e atual. São Paulo: FDE, 2015. p. 125-127.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Professor, inicie questionando os alunos:

“Será que a palavra franqueza se escreve com z ou com s? E a palavra princesa, como será escrita?”

  • Explique que as duas palavras terminam com o mesmo som, porém possuem formas diferentes de escrever.
  • Fale sobre a finalidade da aula: descobrir a regularidade em palavras escritas com -esa e -eza visando a escrita correta.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Professor, oriente os alunos a procurarem, em duplas, o significado das palavras franqueza e princesa no dicionário. Atenção! Apresente apenas a primeira frase do slide “Procure, no dicionário, o significado das palavras: franqueza e princesa.” O restante do slide só deverá ser apresentado para a turma após a conclusão da tarefa. De acordo com o dicionário Caldas Aulete, a palavra franqueza significa: “qualidade de quem é franco, sincero, leal”. Já a palavra princesa é definida como: “filha de rei ou de rainha; esposa de príncipe; mulher que é soberana de um reinado”.
  • Explique que utilizar um dicionário é uma das maneiras de verificar se a palavra está escrita corretamente, mas que também podemos aprender uma outra forma de escrever sem erros, observando as palavras com mais atenção e descobrindo regularidades em sua escrita . Diga que nessa aula, iremos descobrir porque algumas palavras são escritas com o final -esa e outras com -eza.
  • Solicite que alguns alunos leiam o que encontraram no dicionário e só após essa leitura, apresente o significado das palavras no slide.

Materiais complementares: dicionário.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Distribua o texto “Cena de campo” em folhas impressas para os alunos.
  • Realize a leitura do poema e, depois, solicite que os alunos façam a leitura em forma de jogral (meninas leem a primeira e terceira estrofe e meninos leem a segunda e quarta).
  • Após realizar a leitura, converse brevemente com os alunos sobre as impressões que tiveram do texto. Explique que você irá ditar 10 palavras, sendo que algumas delas, foram retiradas do texto. Diga que eles deverão escrever, individualmente, da forma que acharem correta. As palavras para ditar são: franqueza, beleza, frieza, esperteza, magreza, lindeza, pobreza, tristeza, pureza e princesa.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Após concluírem o ditado, peça que comparem a sua escrita com o colega da dupla. Só depois,apresente a forma correta das palavras no slide.
  • Solicite que observem o final das palavras: todas terminam de forma igual? Espera-se que os alunos percebam que apenas a palavra princesa termina com -esa.
  • Explique que para o próximo exercício só usarão as palavras terminadas em -eza.
  • Peça, então, que relacionem as palavras do ditado com os seguintes adjetivos: franco, belo, frio, esperto, magro, lindo, pobre, triste e puro.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Questione os alunos sobre a função das palavras: franco, belo, frio, esperto, magro, lindo, pobre, triste e puro, com perguntas como: “ Essas palavras indicam ação, características ou nomes? Qual o papel delas no interior de um texto?”. Espera-se que os alunos concluam que elas indicam características, por isso, são classificadas como adjetivos.
  • Pergunte o que é possível perceber ao observar as palavras usadas para completar as frases: “As palavras franqueza, beleza e frieza, indicam características, ações ou nomes? São adjetivos, verbos ou substantivos?”. Espera-se que notem que, além de todas terminarem com -eza, são substantivos derivados dos adjetivos. Os alunos podem não utilizar essa nomenclatura em suas explicações.
  • Usando exemplos do exercício, explique que magro é um adjetivo (característica) e que magreza é um substantivo (nome). Logo, são palavras classificadas de modo diferente na Língua Portuguesa, pois possuem funções diferentes: enquanto os substantivos dão nome as seres em geral, os adjetivos dão características para os nomes.
  • Chame a atenção dos alunos para a mudança de classe gramatical (adjetivo para substantivo) com o acréscimo do sufixo.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Solicite que os alunos localizem os pares das palavras, ligando-os. Utilize folha impressa.

  • Questione, então, quais palavras primitivas deram origem às outras e se podemos separá-las em grupos de acordo com o que significam.
  • Após concluírem, apresente o slide com a correção. Por último, desafie os alunos a dizerem o nome da figura dando as seguintes dicas: termina com -esa e é nascida no Japão. Peça que observem como terminam essas palavras. Espera-se que os alunos percebam que trata-se de nomes femininos terminados com o sufixo -esa.
  • Questione, então, de quais palavras os exemplos do slide derivam. Os alunos deverão dizer que trata-se de femininos de títulos de nobreza (duquesa, baronesa e marquesa) ou femininos de adjetivos pátrios (portuguesa, inglesa, japonesa, norueguesa e holandesa).

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações

  • Em duplas, solicite que os alunos elaborem uma explicação para o uso dos sufixos -esa e -eza e registrem na folha de atividade.
  • Expor ao grupo as conclusões dos alunos e elaborar coletivamente uma explicação para o uso de -esa e de -eza. Vale lembrar que os alunos talvez não usem a nomenclatura correta. Faça intervenções, se necessário, em relação ao registro dessa regularidades.
  • Apresente o slide com a conclusão somente após os alunos verbalizarem as regularidades exercitadas por eles.
  • Finalize a atividade dizendo que, em casos como os estudados nesta aula, é possível saber como se escrevem muitas palavras, observando de qual palavra cada uma deriva e aplicando o conhecimento sobre as regularidades observadas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Retome o texto usado no início da aula. Peça que os alunos, ainda em duplas, destaquem as palavras com o sufixo -eza.
  • Questione se essas palavras são substantivos, adjetivos ou verbos e qual a função delas no texto. Para isso, será necessário o entendimento do significado das palavras no contexto em que estão inseridas.
  • Pergunte, também, de quais adjetivos elas derivam.
  • Peça que registrem o adjetivo e o substantivo derivado: franco-franqueza, belo-beleza, alto-alteza e certo-certeza, chamando atenção para o fato de que quando acrescentamos o sufixo, a palavra deixa de ser um adjetivo e passa a ser classificada como substantivo.
  • Cada dupla deverá registrar uma frase com as palavras do texto.
  • Para encerrar, cada dupla deverá ler as frases que escreveu.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é perceber a regularidade no uso dos sufixos -esa e -eza em substantivos derivados de adjetivos, em títulos de nobreza e adjetivos pátrios.

Materiais necessários: Projetor ou quadro de giz, dicionário e atividade em folhas impressas.

Dificuldades antecipadas: Grafia incorreta das palavras com os sufixos -esa e -eza..

Referências sobre o assunto:

MORAIS, A. G. A norma ortográfica do Português: o que é? Para que serve? Como está organizada? In: SILVA, A. MORAIS, A. G. MELO, K. L. R. Ortografia na sala de aula. 1. ed., 1. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 11-28.

SÃO PAULO (SP). Secretaria da Educação. Ler e escrever: RI- Recuperação Intensiva; material do professor - 5º ano/ Secretaria da Educação, Fundação para o desenvolvimento da Educação.- 8. ed. rev. e atual. São Paulo: FDE, 2015. p. 125-127.

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Professor, inicie questionando os alunos:

“Será que a palavra franqueza se escreve com z ou com s? E a palavra princesa, como será escrita?”

  • Explique que as duas palavras terminam com o mesmo som, porém possuem formas diferentes de escrever.
  • Fale sobre a finalidade da aula: descobrir a regularidade em palavras escritas com -esa e -eza visando a escrita correta.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Professor, oriente os alunos a procurarem, em duplas, o significado das palavras franqueza e princesa no dicionário. Atenção! Apresente apenas a primeira frase do slide “Procure, no dicionário, o significado das palavras: franqueza e princesa.” O restante do slide só deverá ser apresentado para a turma após a conclusão da tarefa. De acordo com o dicionário Caldas Aulete, a palavra franqueza significa: “qualidade de quem é franco, sincero, leal”. Já a palavra princesa é definida como: “filha de rei ou de rainha; esposa de príncipe; mulher que é soberana de um reinado”.
  • Explique que utilizar um dicionário é uma das maneiras de verificar se a palavra está escrita corretamente, mas que também podemos aprender uma outra forma de escrever sem erros, observando as palavras com mais atenção e descobrindo regularidades em sua escrita . Diga que nessa aula, iremos descobrir porque algumas palavras são escritas com o final -esa e outras com -eza.
  • Solicite que alguns alunos leiam o que encontraram no dicionário e só após essa leitura, apresente o significado das palavras no slide.

Materiais complementares: dicionário.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Distribua o texto “Cena de campo” em folhas impressas para os alunos.
  • Realize a leitura do poema e, depois, solicite que os alunos façam a leitura em forma de jogral (meninas leem a primeira e terceira estrofe e meninos leem a segunda e quarta).
  • Após realizar a leitura, converse brevemente com os alunos sobre as impressões que tiveram do texto. Explique que você irá ditar 10 palavras, sendo que algumas delas, foram retiradas do texto. Diga que eles deverão escrever, individualmente, da forma que acharem correta. As palavras para ditar são: franqueza, beleza, frieza, esperteza, magreza, lindeza, pobreza, tristeza, pureza e princesa.

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Orientações:

  • Após concluírem o ditado, peça que comparem a sua escrita com o colega da dupla. Só depois,apresente a forma correta das palavras no slide.
  • Solicite que observem o final das palavras: todas terminam de forma igual? Espera-se que os alunos percebam que apenas a palavra princesa termina com -esa.
  • Explique que para o próximo exercício só usarão as palavras terminadas em -eza.
  • Peça, então, que relacionem as palavras do ditado com os seguintes adjetivos: franco, belo, frio, esperto, magro, lindo, pobre, triste e puro.

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Orientações:

  • Questione os alunos sobre a função das palavras: franco, belo, frio, esperto, magro, lindo, pobre, triste e puro, com perguntas como: “ Essas palavras indicam ação, características ou nomes? Qual o papel delas no interior de um texto?”. Espera-se que os alunos concluam que elas indicam características, por isso, são classificadas como adjetivos.
  • Pergunte o que é possível perceber ao observar as palavras usadas para completar as frases: “As palavras franqueza, beleza e frieza, indicam características, ações ou nomes? São adjetivos, verbos ou substantivos?”. Espera-se que notem que, além de todas terminarem com -eza, são substantivos derivados dos adjetivos. Os alunos podem não utilizar essa nomenclatura em suas explicações.
  • Usando exemplos do exercício, explique que magro é um adjetivo (característica) e que magreza é um substantivo (nome). Logo, são palavras classificadas de modo diferente na Língua Portuguesa, pois possuem funções diferentes: enquanto os substantivos dão nome as seres em geral, os adjetivos dão características para os nomes.
  • Chame a atenção dos alunos para a mudança de classe gramatical (adjetivo para substantivo) com o acréscimo do sufixo.

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Orientações:

1- Solicite que os alunos localizem os pares das palavras, ligando-os. Utilize folha impressa.

  • Questione, então, quais palavras primitivas deram origem às outras e se podemos separá-las em grupos de acordo com o que significam.
  • Após concluírem, apresente o slide com a correção. Por último, desafie os alunos a dizerem o nome da figura dando as seguintes dicas: termina com -esa e é nascida no Japão. Peça que observem como terminam essas palavras. Espera-se que os alunos percebam que trata-se de nomes femininos terminados com o sufixo -esa.
  • Questione, então, de quais palavras os exemplos do slide derivam. Os alunos deverão dizer que trata-se de femininos de títulos de nobreza (duquesa, baronesa e marquesa) ou femininos de adjetivos pátrios (portuguesa, inglesa, japonesa, norueguesa e holandesa).

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações

  • Em duplas, solicite que os alunos elaborem uma explicação para o uso dos sufixos -esa e -eza e registrem na folha de atividade.
  • Expor ao grupo as conclusões dos alunos e elaborar coletivamente uma explicação para o uso de -esa e de -eza. Vale lembrar que os alunos talvez não usem a nomenclatura correta. Faça intervenções, se necessário, em relação ao registro dessa regularidades.
  • Apresente o slide com a conclusão somente após os alunos verbalizarem as regularidades exercitadas por eles.
  • Finalize a atividade dizendo que, em casos como os estudados nesta aula, é possível saber como se escrevem muitas palavras, observando de qual palavra cada uma deriva e aplicando o conhecimento sobre as regularidades observadas.

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Orientações:

  • Retome o texto usado no início da aula. Peça que os alunos, ainda em duplas, destaquem as palavras com o sufixo -eza.
  • Questione se essas palavras são substantivos, adjetivos ou verbos e qual a função delas no texto. Para isso, será necessário o entendimento do significado das palavras no contexto em que estão inseridas.
  • Pergunte, também, de quais adjetivos elas derivam.
  • Peça que registrem o adjetivo e o substantivo derivado: franco-franqueza, belo-beleza, alto-alteza e certo-certeza, chamando atenção para o fato de que quando acrescentamos o sufixo, a palavra deixa de ser um adjetivo e passa a ser classificada como substantivo.
  • Cada dupla deverá registrar uma frase com as palavras do texto.
  • Para encerrar, cada dupla deverá ler as frases que escreveu.

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