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Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Descobrindo as letras maiúsculas e minúsculas em nomes próprios e em início de frases

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Descobrindo as letras maiúsculas e minúsculas em nomes próprios e em início de frases

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ingrid Da Silva Ramalho

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Ingrid Ramalho
Mentor: Gislaine Magnabosco
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Descobrindo as letras maiúsculas e minúsculas em nomes próprios e em início de frases

Finalidade da aula: Espera-se que em grupo, as crianças descubram algumas regularidades da utilização de letra maiúscula em uma lista de palavras, um texto escrito e em algumas frases, especialmente em substantivos próprios e no início de frases para que possam iniciar reflexões contextualizadas dos usos de letras maiúsculas e minúsculas.

Ano: 2º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF02LP01

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fomentar reflexões sobre regularidades de utilização da letra maiúscula.

 

Materiais necessários: Quadro/projetor, giz/pincel, cartolina, texto escrito (MIRANDA, Sônia. Infância. In: Pra boi dormir. Rio de Janeiro: Record, 1998.). Atividade de apoio: clique aqui, nomes dos/as estudantes da turma escritos em três formatos diferentes (letra maiúscula, cursiva e impressa minúscula) apenas se for necessária a utilização da atividade de apoio.

 

Dificuldades antecipadas: Dificuldades ao relacionar diferentes formatos das mesmas letras (cursivas com caixa alta, por exemplo); dificuldades de compreender o que são nomes próprios, o que pode gerar dúvidas no momento da escolha do uso de letra maiúscula ou minúscula.

 

Referências sobre o assunto:

BECHARA, Evanildo. O novo acordo por dentro e por fora (conclusão). Academia Brasileira de Letras. Disponível em: <http://www.academia.org.br/artigos/o-novo-acordo-por-dentro-e-por-fora-conclusao>. Acesso em: 28 out. 2018.

Formulário ortográfico. Academia Brasileira de Letras. Disponível em: <http://www.academia.org.br/nossa-lingua/formulario-ortografico>. Acesso em: 28 out. 2018.

FREY-STREIFF, M. A notação de melodias extraídas das canções populares. In: SINCLAIR, H.(org). A produção de notação na criança: linguagem, número, ritmos e melodias. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1990. p.125-168.


Código: LPO2_13ATS01

(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.


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