Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é rever quais são as funções das orações subordinadas substantivas.
Materiais necessários: Caderno, caneta, quadro, giz, PC, data show, internet, Google Drive, texto do artigo de opinião.
Dificuldades antecipadas: Perceber os vários efeitos de sentido usados em um texto opinativo.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.../BECHARA_ModernaGramaticaPortuguesa.pdf?>. Acesso em: 28 out. 2018.
CRISCUOLO, Ana Carolina Sperança. Orações subordinadas substantivas sob uma perspectiva funcionalista-cognitivista: uma proposta de descrição e ensino. Araraquara/SP: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2011. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/103544/criscuolo_acs_dr_arafcl.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 4 nov. 2018.
CEREJA, W.; COCHAR, T. Português Linguagens, 9, 8 ed. São Paulo: Atual Editora, 2014.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Avise aos alunos que eles lerão em sala de aula um artigo de opinião.
- Pergunte quais as características básicas deste gênero textual. Espera-se que identifiquem o uso da primeira pessoa do singular ou do plural, opinião sobre um assunto atual e polêmico, recursos subjetivos, como experiências pessoais e referências ou citações de textos literários, geralmente publicados em jornais, revistas (virtuais ou impressos e blogs).
Introdução
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
- Peça aos alunos para comentar por que o artigo de opinião pode ser considerado um texto em que a subjetividade se faz presente. Espera-se que percebam que, apesar de defender um posicionamento sobre um determinado assunto, é um texto que procura influenciar a opinião do leitor (tanto aquele que ainda não se posicionou quanto aquele que se manifesta de maneira contrária).
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
- Apresente, em linhas gerais, a jornalista/colunista Marina Aranha, da revista/site Revide (de Ribeirão Preto, São Paulo).
- Entregue uma cópia do texto para os alunos (ou pelo menos uma a cada dois-três, se for possível), senão projete o texto diretamente do site abaixo ou permita que os alunos o acessem no próprio celular.
- Peça a participação dos alunos para a leitura do texto. No final, pergunte-lhes sobre algumas características recorrentes nesta produção textual: uso da primeira pessoa, interlocução - conversa com o leitor, “você” - , assunto cotidiano - as amizades na atualidade com as redes sociais; relato de uma experiência pessoal - o perfil desativado da jornalista…).
- Pergunte se eles sabem quem são os personagens da imagem usada no texto (o Pequeno Príncipe e a Raposa, do livro O pequeno príncipe, do francês Antoine de Saint-Exupéry) e qual a relação da imagem com o texto (a importância de fazer e manter as amizades. Nesta história, há a famosa frase:
“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”).
Materiais complementares:
Fonte: “Concepção de amizade”, de Marina Aranha, disponível em: https://www.revide.com.br/blog/marina-aranha/concepcao-de-amizade/ Acesso em: 29 de outubro de 2018.
Fonte: “Concepção de amizade”, de Marina Aranha, disponível em Atividade ou texto para impressão: clique aqui.
Material de apoio: Fica como sugestão a leitura do livro O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry como atividade de férias, lembrando aos alunos que a obra já está disponível em domínio público.
Desenvolvimento
Orientações:
- Deixe os alunos formarem grupos de quatro a cinco integrantes para produzir tanto a leitura do texto quanto as atividades de 1 a 8.
- Peça que rascunhem as respostas no caderno.
- Dê um tempo para que eles as façam.
Espera-se que os alunos apresentem o seguinte raciocínio:
- A jornalista afirma, “sem medo de errar”, que é uma pessoa de sorte porque tem poucos amigos, mas que são amigos MESMO.
- Com esta ideia de se fazer uma afirmação sem medo de errar, pede-se que os alunos respondam à questão relacionada ao tema da amizade, valendo-se do recurso da oração subordinada substantiva.
- Oriente que as respostas sejam breves/objetivas. Como: “Eu afirmo que…” ou “Nós afirmamos que…”
Desenvolvimento
Orientações:
- Aranha escreve de forma a aproximar-se do leitor, usando o pronome você, com o intuito de fazê-lo pensar em uma situação que acontece de forma geral: “[...] você deixa de se preocupar com a quantidade de pessoas com quem se relaciona”, mas ressalva que isso ocorre quando se “mora sozinho” e em uma “cidade diferente”.
- Além disso, adiciona que você “passa a prestar atenção na qualidade delas (das pessoas com quem se relaciona).” Mantendo ainda a questão do morar sozinho e em outra cidade.
- Peça aos alunos que, usando do mesmo recurso das orações subordinadas substantivas, eles respondam as duas questões propostas.
Desenvolvimento
Orientações:
- A jornalista constata que “é verdade que não tem muitas (pessoas a quem ocorrer)” e que se propôs a pensar sobre isso para chegar à conclusão que “não precisa expor exageradamente”, mas ressalva na condição de que, para isso, você tem que ter as melhores, ou seja, aquelas que estão presentes “na hora que for” e “com quem rir” .
- Na elaboração deste raciocínio, Aranha usou algumas orações subordinadas substantivas.
- Peça que os alunos continuem a responder as questões de 4 a 7 que tratam da importância da amizade e da solidão, mas mantendo a estrutura da oração subordinada substantiva.
Desenvolvimento
Orientações:
- Nesta passagem, Marina Aranha faz uma conjectura sobre parecer “ser necessário mostrar para o mundo que você tem, sim, amigos”. Mas esta necessidade é questionada no fim do parágrafo quando ela pergunta “E a quem importa?”
- E ao aluno, o que parece a superexposição em que vivemos?
Após o rascunho das respostas, peça aos alunos:
- Para construir uma tabela como a do próximo slide em uma folha à parte.
- Para colocar suas respostas de forma a preencher corretamente a tabela.
- Para entregar a folha para correção.
Desenvolvimento
Orientações:
- Oriente os alunos a construir a tabela do slide no caderno primeiramente como um rascunho, para depois passar para uma folha a parte que deverá ser entregue ao professor.
- Ajude-os à medida que tiverem dificuldade para preenchê-la, mas sem dar respostas prontas. Além disso, assim que forem entregando a atividade observe se está de acordo com o que foi proposto.
- A estruturação será a mesma, embora as frases criadas sejam diferentes, de acordo com as respostas dadas pelos alunos.
- Espera-se, por exemplo, que a tabela seja preenchida conforme ilustração abaixo, usando o próprio texto “Concepção de amizade”.
Oração Principal: 1. Sujeito - ( ); Verbo - “afirmo”. O.S.S.Substantiva: Conjunção - “que”; Complemento - “tenho muita sorte”.
Oração Principal: 2. Sujeito - “Você”; Verbo - “deixa”. O.S.S.Substantiva: Conjunção - ( ); Complemento - “de se preocupar com a quantidade de pessoas com quem se relaciona”.
Oração Principal: 3. Sujeito - ( ); Verbo - “passa”. O.S.S.Substantiva: Conjunção - ( ); Complemento: “a prestar a atenção na qualidade delas”.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Finalize a aula lembrando que, para unir a oração principal à oração subordinada substantiva, deve-se usar uma palavra. Qual seria? A resposta deve ser: conjunção integrante, principalmente o “que”.
- A oração subordinada substantiva sempre é colocada após a principal. Pergunte ao aluno o porquê desta ordem. A resposta deverá ser: porque ela completa a primeira.
- Na leitura do artigo de opinião, “Concepção de amizade”, de Marina Aranha, chame a atenção dos alunos para os efeitos de sentido produzidos pela jornalista. Ela tem dúvidas sobre sua concepção de amizade? É a mesma da maioria das pessoas, segundo o texto? Como reconhecer o posicionamento da jornalista? Repare nos verbos usados por ela e a sequência que eles desencadearam.