15861
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Sistematização do uso das orações subordinadas substantivas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre reconhecer as orações subordinadas substantivas usadas em em um artigo de opinião.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandra Antoneli da Silva Franco

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais para envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Tema
Encaminhe à turma, pelo WhatsApp, alguns questionamentos. Pergunte quais as classificações das orações. Peça que se lembrem e digam quais são as funções possíveis do substantivo (sujeito, objeto direto, objeto indireto, aposto, predicativo, complemento nominal). Mas deixe claro que, dentro da construção dessas orações, elas podem ser reduzidas ou desenvolvidas. Pergunte o sentido, para eles, de reduzida (menor, com menos palavras) x desenvolvida (maior, com mais palavras).

Introdução
Compartilhe com os alunos o texto “Amplo e plural”, de Marina Aranha, publicado na revista Revide, de Ribeirão Preto (SP) e região. Avise-os de que farão uma tabela de reconhecimento da estruturação das orações subordinadas substantivas (nas passagens em negrito do plano original) e que, portanto, à medida que forem lendo, devem marcar as informações que preencherão na tabela. Material complementar: texto para impressão, disponível aqui; texto, na íntegra, no canal onde foi publicado, disponível aqui. Com o texto entregue, avise-os de que farão duas tabelas: uma de reconhecimento da estrutura das orações subordinadas substantivas e outra para distinguir as orações subordinadas substantivas reduzidas das desenvolvidas. Veja no plano original as informações para o preenchimento da tabela (nos slides).

Desenvolvimento
Peça que os alunos copiem a tabela (veja no slide do plano original). Peça que leiam o texto calmamente e prestem atenção especial às orações numeradas de 1 a 9 e marcadas em negrito. Oriente-os, à medida que forem lendo, a já anotarem suas respostas na tabela. Veja os questionamentos e as expectativas de respostas no plano original.

Fechamento
Peça aos alunos que repitam as informações da tabela anterior na atual, mas só as da segunda oração, a subordinada substantiva: a conjunção e o complemento. Oriente-os a observarem novamente a coluna da conjunção e a do complemento. Pergunte qual parece maior, estendida/desenvolvida, e qual parece menor, reduzida. Questione por que têm essa impressão. Veja as expectativas de respostas no plano original.

Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a ler o texto de Marina Aranha, “Amplo e Plural”, para que possam gerar discussões construtivas, em casa, sobre a temática desenvolvida.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_10ATS02

(EF08LP11) Identificar, em textos lidos ou de produção própria, agrupamento de orações em períodos, diferenciando coordenação de subordinação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas