15858
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Massagem com música instrumental

Nesta proposta, os bebês realizam massagens no próprio corpo embalados pelo som de canções.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Bárbara de mello

Massagem com música instrumental

Apresente a proposta

Envie um link de vídeo de interação com o bebê através da massagem (disponível aqui).

Caso você tenha registros desses momentos na sua escola, utilize-os, para deixar a atividade ainda mais significativa. Explique que a massagem é um momento para aproximar e relaxar, especialmente agora que as crianças estão em casa, aumentando a relação afetiva entre os envolvidos. Fale da importância de aprofundar esses laços que os unem, gerando segurança e fortalecendo a família como um todo. Aproveite para convidar:

- Que tal fazerem uma massagem familiar de forma prazerosa e divertida, estreitando os laços afetivos?

Envie pela plataforma que tem utilizado em sua rede ou via Whatsapp.

Adaptações necessárias

As famílias farão uma massagem, inspiradas no vídeo. Se não tiverem o óleo, poderão fazê-la do mesmo jeito, já que neste momento não é recomendado que saiam para comprar. Oriente que se programem para fazê-la antes do sono, de forma que todos possam relaxar e ter um sono tranquilo em seguida.
Diga para que, se possível, toda a família participe desse momento de interação. Explique que é fundamental que façam sem pressa, dedicando atenção plena. Oriente que façam previamente uma seleção de músicas instrumentais e, se forem usar o celular para reprodução, evitem mostrar as imagens, para não tirar o foco da relação. Assim, esse momento se torna uma possibilidade significativa para que todos envolvidos curtam a interação com o bebê.

Sugira às famílias

Convide os familiares a envolverem o bebê na massagem de forma animada e divertida. Sugira que um dos familiares faça um movimento em si mesmo, como, por exemplo, massagear a própria perna, chamando a atenção do bebê ao descrever a ação. Oriente que podem proceder a massagem em duplas e irem trocando, sempre respeitando e acolhendo as possibilidades e manifestações do bebê. A música pode dar o ritmo do movimento da massagem, e o toque precisa ser sempre afetuoso e respeitoso. Assim, esse momento se torna valioso na interação familiar, oportunidade para estreitar os elos de carinho e confiança.

Para compartilhar com o grupo

Convide as famílias a realizarem a proposta e enviarem um registro por foto, comentando como foi a vivência dessas interações no momento de massagem entre eles. Você poderá reunir os registros em uma apresentação digital através do Apresentações Google, compartilhando com as demais famílias, para que se sintam estimuladas a participarem também. Quando o período de isolamento social terminar, organize um mural com imagens comentadas da atividade em família e exponha na escola. Assim, esse material se tornará um valioso recurso, ao evocar memórias afetivas de casa, fazendo conexão com a escola e apoiando o processo de retomada do convívio escolar.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI1_12UND05

(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.

(EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas