15856
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Massagem: meu corpo e o corpo do outro

Nesta atividade, convide os bebês a massagear os colegas usando bolas de meias e outros objetos.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Bárbara de mello

Massagem: meu corpo e o corpo do outro

Apresente a proposta
Para fazer essa proposta, é interessante que tenham feito a anterior, envolvendo massagem no bebê. Reenvie o registro produzido pelas famílias, referente aos momentos de descobertas corporais acerca do bebê. Aproveite para convidar:
- Que tal continuar descobrindo formas de fazer massagem, agora uns nos outros aí em casa?
Envie o convite por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação com as famílias, que esteja disponível em sua rede.

Adaptações necessárias
Oriente que realizem a proposta de acordo com a disponibilidade do local onde estão: além da garrafa pet pequena e da bola, podem usar outros objetos. Sugira que mantenham ou mudem as músicas, de acordo com a aceitação na proposta anterior, desde que transmitam a sensação de calma necessária ao momento. Reforce a recomendação para se organizarem previamente, realizando a proposta em um momento da rotina que permita que ela seja feita sem pressa e com atenção plena.

Sugira às famílias
Convide os familiares a organizarem um momento interativo e receptivo aos interesses e necessidades do bebê durante a massagem. Oriente que coloquem as músicas e sugira que iniciem a atividade de forma animada, fazendo o auto toque com a garrafa deslizando na pele do bebê, convidando-o para interagir.
Oriente que o familiar vá nomeando objetos, ações, reações, manifestações e expressões ao longo da proposta. Oriente que considerem o momento do desenvolvimento infantil para que possam participar de forma interativa, dentro dos limites e possibilidades. Os bebês menores podem ter descobertas a partir do adulto como parceiro, ao nomear os sorrisos e balbucios diante da bola macia passada na pele de forma delicada. Os bebês maiores podem se dirigir até a garrafa, pegar e dar na mão do familiar, indicando uma das pernas para ser massageada. Assim, juntos, podem estreitar laços e fortalecer os vínculos familiares.

Para compartilhar com o grupo
Convide os familiares para que registrem, através de foto, o momento onde o bebê interagiu fazendo massagem no familiar. Peça que o familiar comente como vivenciaram essa experiência interativa. Oriente que compartilhe com você e, em seguida, socialize com as demais famílias, para que se sintam estimuladas a participarem também. Quando o período de isolamento social terminar, organize um mural com as imagens dessas atividades em família e exponha na escola. Esse será mais um recurso repleto de memórias afetivas vindos de casa, fazendo conexão com a escola, apoiando o processo de volta ao convívio escolar.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI1_12UND03

(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.

(EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas