15855
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Atividade - Relaxamento e descanso para bebês

Nesta atividade, as crianças irão explorar possibilidades de movimentos corporais que as façam relaxar.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Djenane Martins Oliveira

O que fazer antes?

Contextos prévios:

A prática de movimentos do corpo pode contribuir com o bem-estar dos bebês. A atividade envolve momentos de relaxamento e brincadeira antes do descanso. Não a realize com os bebês após as refeições principais. Prefira o período que antecede a soneca da manhã. Nesta configuração, é importante que haja mais de um professor para a realização da atividade, de modo que todas as crianças tenham apoio. É importante queos bebês estejam vestindo roupas confortáveis, que facilitem o movimento. Realize uma seleção prévia de músicas tranquilas. Para este plano, sugerem-se os seguintes links: Sons da Natureza, Natureza Relaxante, Acalmar, Relaxar e Dormir, Yoga para crianças.

Materiais:

Colchonetes, almofadas ou tapetes, colchões ou tapetes emborrachados. Mídia com música tranquila.

Espaços:

Nesta atividade, organize um espaço na sala de referência com colchonetes, almofadas e tapete, delimitando um local tranquilo que facilite os movimentos realizados pelos bebês. Providencie almofadas para o apoio da cabeça dos bebês menores ou que necessitam de suporte, se necessário. Disponha os materiais de maneira que seja possível a finalização desta atividade com o momento de descanso.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês experimentam as possibilidades corporais na brincadeira?

2. Como os bebês expressam suas sensações na brincadeira de relaxamento? Quais são os gestos, palavras e balbucios que expressam satisfação e bem-estar?

3. Como interagem e se comunicam com o professor e com os outros bebês durante a proposta?


<inicio-h1>

Para incluir todos:

<

fim-h1>Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Organize o espaço para que todas as crianças tenham asseguradas as condições de descansar e repousar. Auxilie-as quando necessário. Garanta que todos os bebês estejam em atividade conforme aspreferências, ritmos, possibilidades e necessidades de cada um, tanto no momento que antecede o descanso quanto no próprio momento de sono.

O que fazer durante?

ilustracao inicio-num>

1<fim-num>

Inicie a conversa com o grupo de bebês, explicando que farão uma atividade de movimentar tranquilamente o corpo para descansar em seguida. Convide as crianças para irem até os colchonetes ou tapetes para o momento da brincadeira de relaxamento antes da soneca, que deve ocorrer de forma espontânea. Organize, próximo aos colchonetes, tapetes e almofadas, de maneira que os bebês tenham acesso. Incentive a interação entre os bebês possibilitando que aqueles que têm maior autonomia possam auxiliar os que estão se desenvolvendo. Convide-os a retirar sapatos e meias, organizando os vestuários ao lado do colchonete ou em um local próximo. Explique que vocês farão uma brincadeira de movimentar o corpo, para que possam relaxar e descansar tranquilamente.

Possíveis falas do professor neste momento:Vamos sentar nos colchonetes/tapetes e brincar e movimentar o corpo de forma tranquila até o sono chegar?

Possíveis ações da criança neste momento: Um bebê poderá se dirigir ao espaço e abraçar uma almofada. Outro poderá recostar a cabeça no colchonete e se aconchegar.

<inicio-num>

2

<fim-num>

Coloque a música de fundo para criar um ambiente tranquilo e favorável ao relaxamento. Inicie a brincadeira com você fazendo algum movimento que os bebês possam brincar de imitar. Sente-se e segure seus pés. Levante as mãos acima da cabeça apenas como relaxamento. Sugira movimentos que a criança possa erguer as pernas lentamente enquanto estiver deitada. Faça o movimento algumas vezes e observe como elas reagem aos movimentos. Envolva todas na proposta, colocando-se como um parceiro. Convide alguma das crianças para ser seu par. Coloque seu corpo a disposição para que o bebê possa brincar e entrar no jogo corporal com você.Incentive que os bebês imitem os movimentos uns dos outros. Traga para a brincadeira a possibilidade do professor imitar os gestos e movimentos do bebê, para socializar. Amplie os movimentos propondo para as crianças gestos observados em outros momentos da rotina.Garanta que os bebês menores, que precisam de apoio, fiquem em uma posição confortável, deitando-os de barriga para cima, de maneira que possam observar os movimentos do colega e mexer seu próprio corpo.

Possíveis ações das crianças:Um bebê logo imita os movimentos do professor, inclusive criando variações. Outro bebê pode fazer um movimento diferente do professor e outro observar as ações dos colegas antes de iniciar a brincadeira.

<inicio-num>

3

<fim-num>

Observe como os bebês experimentam as possibilidades corporais na brincadeira e como participam desse momento de bem-estar com o próprio corpo. Incentive diferentes possibilidades ao realizar o relaxamento, criando variações de movimentos conforme as possibilidades corporais do seu grupo de bebês. Possibilite que possam criar novos movimentos e explorar os próprios limites corporais a partir daqueles apresentados por você. Circuleentre os colchonetes e se aproxime dos bebês. Proponha movimentos, auxiliando-os quando necessário. Fale suavemente com o bebê e vá indicando os próximos gestos a serem explorados. Coloque-se como um facilitador do relaxamento e crie um ambiente que propicie que a criança utilize o corpo durante o jogo corporal.

Possíveis falas do professor:(Nome de um dos bebês) Já descobriu outro jeito de se movimentar? Vamos tentar outros movimentos?

Para finalizar:

Para finalizar a brincadeira, faça um convite aos bebês para se deitarem nos colchonetes. Convide-os a fazer um movimento suave de rolamento, primeiro para a direita e depois para a esquerda. Avise que a brincadeira está acabando. Pare os movimentos gradualmente e, lentamente, convide os bebês a se aconchegarem no colchão e ouvirem a música que está tocando. Auxilie os bebês menores a se deitarem para o momento do sono. Diminua a iluminação para favorecer uma soneca tranquila.

Desdobramentos

Nas próximas vezes que realizar esta atividade, você poderá utilizar o espaço externo. Você também pode incentivar uma brincadeira de duplas quando as crianças já tiverem familiaridade com os movimentos. Organize um dos cantos com colchões e torne-o permanente. Em outro momento, você pode convidar outros funcionários da escola ou familiares para brincarem junto.

Engajando as famílias

Compartilhe com as famílias a ideia de realizar, em casa, um relaxamento no momento do sono, para enriquecer as experiências sensoriais e táteis da criança além de ampliar os cuidados com o corpo e com o próprio bem-estar. Para isso, compartilhe a atividade de relaxamento para acompanhar o sono. Faça um bilhete para as famílias para que o momento possa se estender também em casa :

Sugestão de bilhete:

“Hoje fizemos uma brincadeira de relaxamento com os bebês e gostaríamos de compartilhar com vocês os benefícios que isso pode trazer para um sono mais tranquilo. Os movimentos devem ser agradáveis e divertidos para as crianças, por isso, é importante observar suas reações, gestos e se o bebê sorri ao se movimentar. Procure manter uma iluminação reduzida, um local tranquilo e com uma música calma. O aquecimento da temperatura deixará o bebê mais relaxado e menos exposto. Vá em frente e aproveite esse momento com o seu bebê.”


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês :

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EO02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EO06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01CG01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano