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Plano de aula > Língua Portuguesa > 7º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Uso do fonema /s/

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 7º ano do Fundamental sobre uso de fonema /s/

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Vanessa Pontes Lima Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reconheçam a diferença entre letra e fonema, identifiquem que o fonema /s/ pode ser representado por mais de uma letra e escrevam as palavras com correção ortográfica.

Materiais necessários: Cópia da resenha crítica aqui.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem não lembrar da diferença entre fonema e letra, por isso o professor irá estimulá-los a relembrar os conceitos por meio de perguntas.

Referências sobre o assunto:

MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 5 ed. São Paulo: Ática, 2009.

NÓBREGA, Maria José. Especial Ortografia Reflexiva: caminhos entre letras e sons. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/>.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que na aula de hoje iremos prestar muita atenção ao som de cada palavras e não apenas à ortografia.
  • Faça perguntas para estimulá-los a lembrar da diferença entre fonema e letra. “As palavras são formadas de quê?” (provavelmente a resposta será letras), “E se estivermos falando, por meio de que entendemos o que as pessoas dizem?”.
  • Explique que as palavras são formadas por sons e a menor unidade do som chama-se fonema.
  • Afirme que as // representam um som e que na aula de hoje estudaremos o som /s/.
  • É importante falar o som /s/ e não o nome da letra para que as diferenças fiquem claras.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Afirme que inicialmente será lida uma resenha crítica (Atividade para Impressão).
  • Pergunte se eles viram o filme e se tem uma opinião sobre ele.
  • Questione aos alunos se conhecem resenha crítica. Estimule-os com perguntas: “Quais as características de uma resenha crítica?”, “Para que serve uma resenha crítica?”, “Esses textos fazem parte do nosso dia a dia?”, “Em que suporte podemos encontrar esses textos? Jornais, revistas, internet?”
  • Diga aos alunos que algumas palavras estão destacadas e que iremos prestar muita atenção ao som delas e não apenas à ortografia.
  • o objetivo é fazer com que os alunos percebam que as resenhas críticas possuem a finalidade principal de fazer uma avaliação sobre um livro, um filme ou qualquer outro conteúdo.

Materiais complementares: Resenha crítica impressa (aqui).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos leiam a resenha prestando atenção às palavras em negrito.
  • Solicite que eles separem as palavras em destaque através do som /s/ de cada uma.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça que os alunos leiam a resenha prestando atenção às palavras em negrito.
  • Solicite que eles separem as palavras em destaque através do som /s/ de cada uma.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça que os alunos leiam a resenha prestando atenção às palavras em negrito.
  • Solicite que eles separem as palavras em destaque através do som /s/ de cada uma.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Explique o que o fonema /s/ se une às vogais para formar sílabas.
  • Reproduza os sons de cada fonema com uma vogal.
  • Dê exemplos de sílabas formadas pelo fonema /s/ mais vogal. Exemplo: /s//a/ = sa, ça
  • Solicite que eles separem as palavras em destaque através do som /s/ que cada uma produz com uma vogal.
  • O objetivo é fazer com que os alunos criem colunas com cada som produzido pelo fonema /s/ + vogal, organizando assim os alunos irão perceber que os mesmos fonemas podem ser representados por letras diferentes.

Materiais complementares: Caderno ou folhas A4 para separar as palavras.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Faça no quadro colunas para cada som do /s/ com uma vogal.
  • Vá colocando as palavras nas colunas em conjunto com os alunos.
  • Estimule-os a perceber que o som é o mesmo, mas a grafia é diferente. Exemplo: “Na palavra noção qual o som produzido pelo /s/ quando se junta com a vogal a?”, “e na palavra missão?”, “o som é o mesmo?”, “então qual a diferença entre as duas?”.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • A apresentação dos slides 9 e 10 não não é obrigatória.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • A apresentação dos slides 9 e 10 não não é obrigatória.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reconheçam a diferença entre letra e fonema, identifiquem que o fonema /s/ pode ser representado por mais de uma letra e escrevam as palavras com correção ortográfica.

Materiais necessários: Cópia da resenha crítica aqui.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem não lembrar da diferença entre fonema e letra, por isso o professor irá estimulá-los a relembrar os conceitos por meio de perguntas.

Referências sobre o assunto:

MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 5 ed. São Paulo: Ática, 2009.

NÓBREGA, Maria José. Especial Ortografia Reflexiva: caminhos entre letras e sons. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/>.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos que na aula de hoje iremos prestar muita atenção ao som de cada palavras e não apenas à ortografia.
  • Faça perguntas para estimulá-los a lembrar da diferença entre fonema e letra. “As palavras são formadas de quê?” (provavelmente a resposta será letras), “E se estivermos falando, por meio de que entendemos o que as pessoas dizem?”.
  • Explique que as palavras são formadas por sons e a menor unidade do som chama-se fonema.
  • Afirme que as // representam um som e que na aula de hoje estudaremos o som /s/.
  • É importante falar o som /s/ e não o nome da letra para que as diferenças fiquem claras.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Afirme que inicialmente será lida uma resenha crítica (Atividade para Impressão).
  • Pergunte se eles viram o filme e se tem uma opinião sobre ele.
  • Questione aos alunos se conhecem resenha crítica. Estimule-os com perguntas: “Quais as características de uma resenha crítica?”, “Para que serve uma resenha crítica?”, “Esses textos fazem parte do nosso dia a dia?”, “Em que suporte podemos encontrar esses textos? Jornais, revistas, internet?”
  • Diga aos alunos que algumas palavras estão destacadas e que iremos prestar muita atenção ao som delas e não apenas à ortografia.
  • o objetivo é fazer com que os alunos percebam que as resenhas críticas possuem a finalidade principal de fazer uma avaliação sobre um livro, um filme ou qualquer outro conteúdo.

Materiais complementares: Resenha crítica impressa (aqui).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Orientações:

  • Peça que os alunos leiam a resenha prestando atenção às palavras em negrito.
  • Solicite que eles separem as palavras em destaque através do som /s/ de cada uma.

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Orientações:

  • Peça que os alunos leiam a resenha prestando atenção às palavras em negrito.
  • Solicite que eles separem as palavras em destaque através do som /s/ de cada uma.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça que os alunos leiam a resenha prestando atenção às palavras em negrito.
  • Solicite que eles separem as palavras em destaque através do som /s/ de cada uma.

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Orientações:

  • Explique o que o fonema /s/ se une às vogais para formar sílabas.
  • Reproduza os sons de cada fonema com uma vogal.
  • Dê exemplos de sílabas formadas pelo fonema /s/ mais vogal. Exemplo: /s//a/ = sa, ça
  • Solicite que eles separem as palavras em destaque através do som /s/ que cada uma produz com uma vogal.
  • O objetivo é fazer com que os alunos criem colunas com cada som produzido pelo fonema /s/ + vogal, organizando assim os alunos irão perceber que os mesmos fonemas podem ser representados por letras diferentes.

Materiais complementares: Caderno ou folhas A4 para separar as palavras.

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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Faça no quadro colunas para cada som do /s/ com uma vogal.
  • Vá colocando as palavras nas colunas em conjunto com os alunos.
  • Estimule-os a perceber que o som é o mesmo, mas a grafia é diferente. Exemplo: “Na palavra noção qual o som produzido pelo /s/ quando se junta com a vogal a?”, “e na palavra missão?”, “o som é o mesmo?”, “então qual a diferença entre as duas?”.

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Orientações:

  • A apresentação dos slides 9 e 10 não não é obrigatória.

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Orientações:

  • A apresentação dos slides 9 e 10 não não é obrigatória.
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