Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reconheçam a diferença entre letra e fonema, identifiquem que o fonema /s/ pode ser representado por mais de uma letra e escrevam as palavras com correção ortográfica.
Materiais necessários: Cópia da resenha crítica aqui.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem não lembrar da diferença entre fonema e letra, por isso o professor irá estimulá-los a relembrar os conceitos por meio de perguntas.
Referências sobre o assunto:
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 5 ed. São Paulo: Ática, 2009.
NÓBREGA, Maria José. Especial Ortografia Reflexiva: caminhos entre letras e sons. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/>.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Diga aos alunos que na aula de hoje iremos prestar muita atenção ao som de cada palavras e não apenas à ortografia.
- Faça perguntas para estimulá-los a lembrar da diferença entre fonema e letra. “As palavras são formadas de quê?” (provavelmente a resposta será letras), “E se estivermos falando, por meio de que entendemos o que as pessoas dizem?”.
- Explique que as palavras são formadas por sons e a menor unidade do som chama-se fonema.
- Afirme que as // representam um som e que na aula de hoje estudaremos o som /s/.
- É importante falar o som /s/ e não o nome da letra para que as diferenças fiquem claras.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Afirme que inicialmente será lida uma resenha crítica (Atividade para Impressão).
- Pergunte se eles viram o filme e se tem uma opinião sobre ele.
- Questione aos alunos se conhecem resenha crítica. Estimule-os com perguntas: “Quais as características de uma resenha crítica?”, “Para que serve uma resenha crítica?”, “Esses textos fazem parte do nosso dia a dia?”, “Em que suporte podemos encontrar esses textos? Jornais, revistas, internet?”
- Diga aos alunos que algumas palavras estão destacadas e que iremos prestar muita atenção ao som delas e não apenas à ortografia.
- o objetivo é fazer com que os alunos percebam que as resenhas críticas possuem a finalidade principal de fazer uma avaliação sobre um livro, um filme ou qualquer outro conteúdo.
Materiais complementares: Resenha crítica impressa (aqui).
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 28 minutos
Orientações:
- Peça que os alunos leiam a resenha prestando atenção às palavras em negrito.
- Solicite que eles separem as palavras em destaque através do som /s/ de cada uma.
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça que os alunos leiam a resenha prestando atenção às palavras em negrito.
- Solicite que eles separem as palavras em destaque através do som /s/ de cada uma.
Desenvolvimento
Orientações:
- Peça que os alunos leiam a resenha prestando atenção às palavras em negrito.
- Solicite que eles separem as palavras em destaque através do som /s/ de cada uma.
Desenvolvimento
Orientações:
- Explique o que o fonema /s/ se une às vogais para formar sílabas.
- Reproduza os sons de cada fonema com uma vogal.
- Dê exemplos de sílabas formadas pelo fonema /s/ mais vogal. Exemplo: /s//a/ = sa, ça
- Solicite que eles separem as palavras em destaque através do som /s/ que cada uma produz com uma vogal.
- O objetivo é fazer com que os alunos criem colunas com cada som produzido pelo fonema /s/ + vogal, organizando assim os alunos irão perceber que os mesmos fonemas podem ser representados por letras diferentes.
Materiais complementares: Caderno ou folhas A4 para separar as palavras.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Faça no quadro colunas para cada som do /s/ com uma vogal.
- Vá colocando as palavras nas colunas em conjunto com os alunos.
- Estimule-os a perceber que o som é o mesmo, mas a grafia é diferente. Exemplo: “Na palavra noção qual o som produzido pelo /s/ quando se junta com a vogal a?”, “e na palavra missão?”, “o som é o mesmo?”, “então qual a diferença entre as duas?”.
Fechamento
Orientações:
- A apresentação dos slides 9 e 10 não não é obrigatória.
Fechamento
Orientações:
- A apresentação dos slides 9 e 10 não não é obrigatória.