Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Vanessa Pontes Lima
Mentor: Joseane Matias
Especialista: Silvia Albert
Título da aula: Uso do fonema /s/
Finalidade da aula: Descobrir que a sílaba é uma unidade sonora e que o fonema /s/ pode ser representado por mais de uma letra através da leitura de uma resenha crítica e reflexão sobre os sons e a escrita das palavras.
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF67LP32
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é fazer com que os alunos reconheçam a diferença entre letra e fonema, identifiquem que o fonema /s/ pode ser representado por mais de uma letra e escrevam as palavras com correção ortográfica.
Materiais necessários: Cópia da resenha crítica aqui.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem não lembrar da diferença entre fonema e letra, por isso o professor irá estimulá-los a relembrar os conceitos por meio de perguntas.
Referências sobre o assunto:
MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. 5 ed. São Paulo: Ática, 2009.
NÓBREGA, Maria José. Especial Ortografia Reflexiva: caminhos entre letras e sons. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/>.