10183
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Geometria

Plano de aula - Deslocamento na malha quadriculada

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Representar por meio de desenho na malha quadriculada localização e deslocamentos de pessoas e/ou objetos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriane Pereira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_17GEO_05

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Jamboard, Google Formulários.

Para este plano, foque na etapa Retomada / Atividade Principal.

Retomada
Solicitar que os alunos criem mais de uma opção de caminho como solução para a proposta do problema apresentado aqui nesta etapa e na etapa seguinte (Atividade Principal). Ambas podem ser respondidas com o auxílio do Jamboard ou em folha impressa, caso não tenham acesso ao recurso digital.
O professor pode ampliar as questões de problematização realizadas após a resolução das atividades, visto que é uma ação remota e precisamos ampliar a reflexão da turma sobre a situação apresentada.

Atividade principal
Ver orientação da etapa anterior.

Discussão das soluções
Propor que os alunos pensem na solução da atividade principal para que a mesma seja feita usando a malha quadriculada em uma folha colocada no chão, em que o aluno deva partir do ponto A para o ponto B. “O que mudaria na descrição dos movimentos feitos por você? O que isso tem a ver com os mapas que estudamos em Geografia?”

Sistematização
Não há.

Encerramento
Pedir que os alunos recortem pequenas setas de papel colorido ou de revistas/jornais/folhetos comerciais para indicar o deslocamento de um trajeto escolhido por eles em uma folha de papel em branco. Pedir que registrem na parte de trás da folha o que aprenderam na aula e enviem ao professor.

Raio X
Solicitar que façam a atividade solicitada e a atividade complementar, seja em folha impressa ou digitalmente via Google Formulários.

Convite às famílias
Convide a família a construir uma atividade de “Caça ao tesouro” em casa com o aluno, em que as pistas contenham os conceitos estudados nesta aula. É possível fazer dois momentos: um em que a família crie as instruções para o aluno procurar e outro em que as instruções sejam criadas pelo próprio aluno para que a família procure.

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_17GEO05

(EF04MA16) Descrever deslocamentos e localização de pessoas e de objetos no espaço, por meio de malhas quadriculadas e representações como desenhos, mapas, planta baixa e croquis, empregando termos como direita e esquerda, mudanças de direção e sentido, intersecção, transversais, paralelas e perpendiculares.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 4º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial; identificação de ângulos retos e não retos, reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades, reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas