Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Exponha o objetivo da aula aos alunos. Peça que copiem no caderno.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula, expressando o que se espera que os alunos atinjam ao final desta aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Apresente esta imagem, se possível, por meio de multimídia. Caso não disponha desta tecnologia, imprima a imagem e entregue-a aos alunos, ou desenhe-a no quadro. Leia as comandas e deixe que eles exponham suas estratégias. Permita que demonstrem, usando o próprio desenho, ou representando no quadro. É esperado que utilizem a linguagem, para frente, para baixo, e que tenham noções de lateralidade, à direita, à esquerda.
Propósito: Retomar os conceitos de deslocamento e direção e as noções de lateralidade.
Discuta com a turma:
- Utilizando setas, crie um caminho para chegar à carne.
- Que caminho você pensou?
Material Complementar:
Retomada
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Entregue a atividade impressa aos alunos. Explique que para resolverem esta atividade devem seguir as setas. O número de dentro da seta, corresponde às casas que eles devem “andar” e a posição da seta, indica se é para frente, para cima e para baixo. Enquanto os alunos traçam o caminho, ande entre eles e observe como estão fazendo. Use o guia e faça as intervenções necessárias. Depois de todos terem traçado o caminho dado, diga que fará a correção depois. Então desenhe no quadro uma malha quadriculada e lance os desafios de novos trajetos, sugeridos no discuta com a turma.
Propósito: Chegar ao ponto B, traçando o caminho correto de acordo com as setas. Deslocar-se na malha quadriculada.
Discuta com a turma:
- Vamos criar um trajeto diferente para chegar ao ponto B? Como podemos fazer?
- Como você faria para chegar ao ponto B, usando apenas 2 setas de movimentação?
Materiais complementares:
Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Estimule os alunos a apresentarem suas atividades, verificando as estratégias que utilizaram para chegar a resposta e as possíveis dificuldades que encontraram na atividade.
Propósito: Explorar as estratégias dos alunos e as dificuldades encontradas.
Discuta com a turma:
- Vocês conseguiram seguir as setas sem apresentar nenhuma dificuldade?
Materiais complementares:
Resolução da Atividade Principal
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Retome com os alunos os principais conceitos aprendidos na aula, reforçando possíveis questões que os alunos ficaram em dúvida. Peça que desenhem as setas no caderno e copiem as expressões correspondentes.
Propósito: Reforçar os conceitos principais aprendidos na aula.
Discuta com a turma:
- Vocês conseguiram compreender a leitura na malha quadriculada? Ficou alguma dúvida?
Raio-X
Tempo sugerido: 8 minutos. ( slides 7 e 8)
Orientação: Entregue aos alunos a atividade impressa, ou uma folha de papel quadriculado e peça que desenhem os diamantes no lugar indicado no slide. Eles devem realizar a atividade sozinhos, pois este é o momento de verificação da aprendizagem. Ande entre eles, enquanto realizam e verifique o desempenho de cada um.Depois, se desejar, promova uma exposição dos mapas criados.
Propósito: Aplicar os conceitos de lateralidade e localização.
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar
Raio-X
Tempo sugerido: 8 minutos. ( slides 7 e 8 )
Orientação: Entregue aos alunos a atividade impressa, ou, uma folha de papel quadriculado e peça que desenhem os diamantes no lugar indicado no slide. Eles devem realizar a atividade sozinhos, pois este é o momento de verificação da aprendizagem. Ande entre eles, enquanto realizam e verifique o desempenho de cada um.Depois, se desejar, promova uma exposição dos mapas criados.
Propósito: Aplicar os conceitos de lateralidade e localização.