10183
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Geometria

Plano de aula - Deslocamento na malha quadriculada

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Representar por meio de desenho na malha quadriculada localização e deslocamentos de pessoas e/ou objetos.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Adriane Pereira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Adriane Pereira

Mentora: Daniela Pannuti

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF04MA16) Paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial.

Objetivos específicos

Representar por meio de desenho na malha quadriculada localização e deslocamentos de pessoas e/ou objetos.

Conceito-chave

Localização, deslocamento, malha quadriculada.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Multimídia (opcional).

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Exponha o objetivo da aula aos alunos. Peça que copiem no caderno.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula, expressando o que se espera que os alunos atinjam ao final desta aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Apresente esta imagem, se possível, por meio de multimídia. Caso não disponha desta tecnologia, imprima a imagem e entregue-a aos alunos, ou desenhe-a no quadro. Leia as comandas e deixe que eles exponham suas estratégias. Permita que demonstrem, usando o próprio desenho, ou representando no quadro. É esperado que utilizem a linguagem, para frente, para baixo, e que tenham noções de lateralidade, à direita, à esquerda.

Propósito: Retomar os conceitos de deslocamento e direção e as noções de lateralidade.

Discuta com a turma:

  • Utilizando setas, crie um caminho para chegar à carne.
  • Que caminho você pensou?

Material Complementar:

Retomada

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Entregue a atividade impressa aos alunos. Explique que para resolverem esta atividade devem seguir as setas. O número de dentro da seta, corresponde às casas que eles devem “andar” e a posição da seta, indica se é para frente, para cima e para baixo. Enquanto os alunos traçam o caminho, ande entre eles e observe como estão fazendo. Use o guia e faça as intervenções necessárias. Depois de todos terem traçado o caminho dado, diga que fará a correção depois. Então desenhe no quadro uma malha quadriculada e lance os desafios de novos trajetos, sugeridos no discuta com a turma.

Propósito: Chegar ao ponto B, traçando o caminho correto de acordo com as setas. Deslocar-se na malha quadriculada.

Discuta com a turma:

  • Vamos criar um trajeto diferente para chegar ao ponto B? Como podemos fazer?
  • Como você faria para chegar ao ponto B, usando apenas 2 setas de movimentação?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Estimule os alunos a apresentarem suas atividades, verificando as estratégias que utilizaram para chegar a resposta e as possíveis dificuldades que encontraram na atividade.

Propósito: Explorar as estratégias dos alunos e as dificuldades encontradas.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram seguir as setas sem apresentar nenhuma dificuldade?

Materiais complementares:

Resolução da Atividade Principal

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome com os alunos os principais conceitos aprendidos na aula, reforçando possíveis questões que os alunos ficaram em dúvida. Peça que desenhem as setas no caderno e copiem as expressões correspondentes.

Propósito: Reforçar os conceitos principais aprendidos na aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram compreender a leitura na malha quadriculada? Ficou alguma dúvida?

Raio-X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. ( slides 7 e 8)

Orientação: Entregue aos alunos a atividade impressa, ou uma folha de papel quadriculado e peça que desenhem os diamantes no lugar indicado no slide. Eles devem realizar a atividade sozinhos, pois este é o momento de verificação da aprendizagem. Ande entre eles, enquanto realizam e verifique o desempenho de cada um.Depois, se desejar, promova uma exposição dos mapas criados.

Propósito: Aplicar os conceitos de lateralidade e localização.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Raio-X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. ( slides 7 e 8 )

Orientação: Entregue aos alunos a atividade impressa, ou, uma folha de papel quadriculado e peça que desenhem os diamantes no lugar indicado no slide. Eles devem realizar a atividade sozinhos, pois este é o momento de verificação da aprendizagem. Ande entre eles, enquanto realizam e verifique o desempenho de cada um.Depois, se desejar, promova uma exposição dos mapas criados.

Propósito: Aplicar os conceitos de lateralidade e localização.

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Exponha o objetivo da aula aos alunos. Peça que copiem no caderno.

Propósito: Apresentar o objetivo da aula, expressando o que se espera que os alunos atinjam ao final desta aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Adriane Pereira

Mentora: Daniela Pannuti

Revisora Pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF04MA16) Paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial.

Objetivos específicos

Representar por meio de desenho na malha quadriculada localização e deslocamentos de pessoas e/ou objetos.

Conceito-chave

Localização, deslocamento, malha quadriculada.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Multimídia (opcional).
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Apresente esta imagem, se possível, por meio de multimídia. Caso não disponha desta tecnologia, imprima a imagem e entregue-a aos alunos, ou desenhe-a no quadro. Leia as comandas e deixe que eles exponham suas estratégias. Permita que demonstrem, usando o próprio desenho, ou representando no quadro. É esperado que utilizem a linguagem, para frente, para baixo, e que tenham noções de lateralidade, à direita, à esquerda.

Propósito: Retomar os conceitos de deslocamento e direção e as noções de lateralidade.

Discuta com a turma:

  • Utilizando setas, crie um caminho para chegar à carne.
  • Que caminho você pensou?

Material Complementar:

Retomada

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientação: Entregue a atividade impressa aos alunos. Explique que para resolverem esta atividade devem seguir as setas. O número de dentro da seta, corresponde às casas que eles devem “andar” e a posição da seta, indica se é para frente, para cima e para baixo. Enquanto os alunos traçam o caminho, ande entre eles e observe como estão fazendo. Use o guia e faça as intervenções necessárias. Depois de todos terem traçado o caminho dado, diga que fará a correção depois. Então desenhe no quadro uma malha quadriculada e lance os desafios de novos trajetos, sugeridos no discuta com a turma.

Propósito: Chegar ao ponto B, traçando o caminho correto de acordo com as setas. Deslocar-se na malha quadriculada.

Discuta com a turma:

  • Vamos criar um trajeto diferente para chegar ao ponto B? Como podemos fazer?
  • Como você faria para chegar ao ponto B, usando apenas 2 setas de movimentação?

Materiais complementares:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Estimule os alunos a apresentarem suas atividades, verificando as estratégias que utilizaram para chegar a resposta e as possíveis dificuldades que encontraram na atividade.

Propósito: Explorar as estratégias dos alunos e as dificuldades encontradas.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram seguir as setas sem apresentar nenhuma dificuldade?

Materiais complementares:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Retome com os alunos os principais conceitos aprendidos na aula, reforçando possíveis questões que os alunos ficaram em dúvida. Peça que desenhem as setas no caderno e copiem as expressões correspondentes.

Propósito: Reforçar os conceitos principais aprendidos na aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês conseguiram compreender a leitura na malha quadriculada? Ficou alguma dúvida?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. ( slides 7 e 8)

Orientação: Entregue aos alunos a atividade impressa, ou uma folha de papel quadriculado e peça que desenhem os diamantes no lugar indicado no slide. Eles devem realizar a atividade sozinhos, pois este é o momento de verificação da aprendizagem. Ande entre eles, enquanto realizam e verifique o desempenho de cada um.Depois, se desejar, promova uma exposição dos mapas criados.

Propósito: Aplicar os conceitos de lateralidade e localização.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos. ( slides 7 e 8 )

Orientação: Entregue aos alunos a atividade impressa, ou, uma folha de papel quadriculado e peça que desenhem os diamantes no lugar indicado no slide. Eles devem realizar a atividade sozinhos, pois este é o momento de verificação da aprendizagem. Ande entre eles, enquanto realizam e verifique o desempenho de cada um.Depois, se desejar, promova uma exposição dos mapas criados.

Propósito: Aplicar os conceitos de lateralidade e localização.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 4º ano :

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial; identificação de ângulos retos e não retos, reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades, reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano