15802
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Os diferentes sons do ambiente

Nesta atividade, as crianças irão se atentar para os barulhos presentes na escola e brincarão com objetos que podem servir de fonte sonora

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Tamira Paula Torres Martins

Apresente a proposta
Selecione fotos de sons que encontramos em casa, como, por exemplo: passarinhos cantando numa árvore, cachorro latindo, liquidificador preparando alimentos, descarga do banheiro, dentre outros que considerar adequados. Envie para as famílias pela plataforma que costumam usar para se comunicar nesse momento, explicando que farão uma atividade divertida. Aproveite e convide: “Que tal investigar e descobrir onde encontrar esses sons na sua casa?”

Adaptações necessárias
Devido ao momento que estamos vivenciando, convide as famílias a fazer a atividade dentro de casa. Mesmo se forem registrar os passarinhos cantando, por exemplo, que o façam pela janela, para garantir a segurança e saúde da família. Oriente que substituam o que for necessário, levando em conta os sons mais comuns em seus ambientes e aguçando a curiosidade do bebê sobre eles. Convide-os a fotografar as investigações e descobertas.

Sugira às famílias
Convide os familiares a envolver o bebê, instigando a curiosidade com as imagens e os sons do ambiente durante os momentos cotidianos da família. Por exemplo: quando escutarem um cachorro latir, oriente que chamem a atenção do bebê para o som e brinquem de imitá-lo depois de um momento de escuta atenta. Outra situação interessante é, durante o preparo da refeição, destacar o som do liquidificador, o que favorece a associação das ideias. Se escutam um passarinho cantando de manhã, podem chamar a atenção do bebê para esse som. Mesmo se não avistarem o passarinho lá fora, a foto enviada por você pode auxiliar na organização do pensamento. Essa atividade propõe leveza em vários momentos da rotina, que pode estar carregada de preocupação em meio às tantas notícias difíceis que temos ouvido. Assim, estar juntos para simples ações como essas ajuda a atenuar a tensão e favorece a união da família nesse período.

Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias a compartilhar com você os registros desse momento pela plataforma que sua rede disponibiliza ou pelo WhatsApp. Reúna-os e componha um álbum digital com as descobertas de cada família. Para isso, você poderá usar o Apresentação Google (disponível aqui). Socialize com todas as famílias do seu grupo, para que fiquem mais estimuladas a participar e se inspirem nas práticas umas das outras. Organize uma exposição na sua escola, convidando a comunidade escolar a conhecer os sons dos ambientes da casa dos bebês que estão compilados no álbum da turma. Assim, as experiências vividas em casa terão conexão com as escolares e darão suporte ao convívio no retorno escolar.

Sugestão Enviada Por: Tamira Paula Torres Martins de Souza e Keli Patricia Luca


Código: EDI1_18UND02

(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.

(EI01ET02) Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.

(EI01TS01) Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas