15800
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Adaptação: apresentando os bebês

Nesta atividade, adultos contam para todo o grupo de crianças e adultos o nome, os apelidos e os gostos dos bebês

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Fernanda Alves da Silva

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para esta atividade, faça alguns combinados antes da entrada da criança na escola (por exemplo, no ato da matrícula e/ou na reunião de família que antecede o início do ano escolar). Converse com os familiares dos bebês sobre a importância do primeiro contato com o professor. Realize com com os responsáveis uma entrevista prévia para obter informações sobre as brincadeiras preferidas das crianças, como é a rotina familiar delas, com quem se relacionam, entre outras questões que possam ser valiosas para a adaptação e o bem-estar do bebê na creche. Explique a atividade proposta para a adaptação, e solicite que um familiar e/ou alguém em quem o bebê tenha confiança e com quem tenha intimidade (padrinho, madrinha, tio ou tia) se organize para acompanhá-lo no primeiro dia. Solicite que traga uma foto de pessoas do convívio dos bebês para a atividade de adaptação. Faça uma consulta prévia dos brinquedos preferidos dos deles e organize a sala conforme essa consulta.

Materiais:

Painel para fotos, brinquedos de encaixe, cestos, bolas, som e lista de canções para o professor acessar.

Espaços:

Sala de referência dos bebês para que eles possam se familiarizar com o ambiente.

Tempo sugerido:

Uma hora e 30 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Quais são as reações dos bebês nos primeiros contatos com o professor e com o espaço?

2. Como os bebês se comunicaram? Como os bebês demonstraram suas emoções?

3. Como foram as interações entre os bebês e o professor?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Os bebês que ainda não andam podem ser acomodados no chão em um tapete com almofada, para que tenham acesso aos materiais da sala e possam observar o seu entorno.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Faça uma roda com os bebês e com os adultos que os acompanham. Converse com o familiarque está acompanhando a adaptação do bebê e solicite que apresente-o ao grupo. Incentive o responsável que se expresse dizendo como chama o bebê em casa, do que o pequeno gosta de brincar e qual é o brinquedo ou objeto preferido dele. Registre falas dos bebês e dos adultos responsáveis.

Qual é o seu nome (para os bebês que já sabem se expressar oralmente)? Qual é o nome do seu bebê? Por que o senhor escolheu este nome para o seu bebê? O bebê atende por algum apelido?


2

Depois que todos tiverem falado, se apresente para o grupo e, em seguida, apresente os espaços da sala que você organizou de acordo com a consulta prévia com os familiares sobre os brinquedos favoritos dos bebês. Observe quais são as reações dos pequenos aos primeiros contatos com o professor e com o espaço, como eles se comunicaram e demonstraram emoções.

Possíveis falas do professor neste momento: Olá (neste momento fale o seu nome) estaremos juntos hoje em alguns momentos. Você gosta de brincar do que em casa? Você brinca com outras crianças? Hoje vamos brincar juntos!


3

Organize um espaço com cestos e bolas, outro com cones, carretéis e peças de encaixe, e um com um painel para pendurar fotos. Lembre-se também de disponibilizar brinquedos dos quais os bebês gostam. Em pequenos grupos (de quatro a cinco integrantes), deixe-os explorar os espaços, interagindo com adultos e colegas. Procure comunicar-se com os pequenos, brincando com eles nos espaços. Observe atentamente os interesses e gostos dos bebês, verificando suas preferências, de que forma se expressam e como se comunicam. Combine com alguém para apresentar outros espaços da escola para o restante do grupo.

Possíveis falas do professor neste momento: Olha esse painel que legal, vamos pendurar as fotos? Quem vai Jogar bola no cesto comigo?


Para finalizar:

Para finalizar convide o grupo para brincar de roda, cante músicas adaptadas para apresentação do nomes de todos os bebês, por exemplo A canoa virou, Ciranda Cirandinha e Seu fosse um peixinho.

Desdobramentos

Se possível, divida a sala em dois grupos em horários diferentes para fazer a atividade, pois neste momento o professor deverá ter o maior contato possível com os bebês. Observe como eles estão se adaptando e, se possível, convide novamente as famílias para ir à escola, até que o bebê esteja adaptado. Proponha uma brincadeira em vez da roda de música, que pode ser realizada em outros ambientes da escola, para que o bebê se familiarize com eles.

Engajando as famílias

Faça um painel no corredor da sala de atividades e envie para a casa dos bebês um convite chamando as famílias para apreciar o mural, que deve ser feito com as fotos dos bebês e dos responsáveis que os acompanharam no momento da adaptação, mostrando como ele foi prazeroso e importante. Legende-as com as falas das crianças e dos familiares delas. Assim, aos poucos, se constrói uma relação de parceria entre família e escola.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês :

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EF01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EF06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI01EO06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano