15796
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Livres escolhas no parque

Nesta atividade, as crianças irão criar brincadeiras com materiais de largo alcance

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Leda Barbosa

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
1. O que fazer antes? 2. O que fazer durante? 3. Desdobramentos 4. Engajando as famílias Materiais e Atividades
download Baixar plano

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para realizar essa atividade é importante que as crianças estejam habituadas com combinados e com momentos de livre escolha com materiais de largo alcance dentro da rotina escolar. Brincar é uma das atividades prioritárias das crianças e é indissociável ao desenvolvimento delas, pois é por meio do brincar que a criança imita, representa, incorpora valores, hábitos culturais, sentimentos e situações vivenciadas e ainda realiza a conquista progressiva da convivência social. O tempo do livre brincar no parque precisa ser respeitado. Planeje para que a roda de conversa e o reconhecimento dos materiais de largo alcance aconteçam sem prejuízo desse tempo.

Para saber mais sobre livre escolha com materiais de largo alcance no parque ou em áreas externas, assista ao vídeo Caramba, carambola: o brincar está na escola. Para saber mais sobre os materiais de largo alcance, acesse: Caleidoscópio Brincadeira e Arte - Ambientes Lúdicos 2

Materiais:

Os materiais de largo alcance devem ser providenciados com antecedência, de modo que no momento de livre escolha no parque eles estejam prontos para as descobertas, investigações e brincadeiras das crianças. Materiais de largo alcance que podem ser encontrados pela escola ou com ajuda dos familiares: caixas de diferentes tamanhos, tubos de PVC (grossos e finos), caixotes de feira de plástico, de madeira. Embalagens de produtos de limpeza (bem higienizados), carretéis e cones de linhas, tecidos e lonas. Pedras, folhas e galhos de diferentes tamanhos, espessuras e pesos. Potes de isopor e de plástico. Bolas de diferentes tamanhos e materiais, garrafas pet de diferentes tamanhos, tubetes e fios de malha, tampinhas de cores e tamanhos diversos. Atente-se também às quantidades de materiais que garanta a participação de todos mas que também promovam interação das crianças, de forma que incitem o compartilhamento e a troca.

Espaços:

Parque ou área externa. Organize todos os materiais de largo alcance em conjuntos e atente à forma como estarão organizados, pois ela pode enriquecer a maneira como as brincadeiras e as investigações podem acontecer. Disponibilize os materiais de largo alcance ao lado do parque, de modo que as crianças tenham liberdade para utilizá-los da maneira que preferirem. Atenda às necessidades corporais e gestuais das crianças.

Tempo sugerido:

Entre 40 minutos e uma hora. Busque adaptar esta atividade ao tempo de parque de sua escola.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Durante as escolhas de materiais e brincadeiras no parque, quais estratégias as crianças usaram na comunicação com os colegas e com adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender?

2. As crianças buscam classificar os materiais de acordo com determinado atributo (cor, forma, tamanho, etc)? Como elas fazem isso?

3. Como as crianças demonstram compreender as regras básicas de convívio social durante as brincadeiras de livre escolha no parque? Como a organização e o uso dos materiais ajudam os pequenos em sua comunicação e no convívio social?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Organize o espaço do parque ou área externa com conjuntos de materiais de largo alcance e propostas de brincadeiras em diferentes níveis de modo acessível às crianças, de forma que atendam às amplitudes corporais e gestuais delas. Ofereça materiais que proporcione construções desafiadoras para todas a turma. Brinque junto com os pequenos oferecendo ajudas estruturais e de acordo com as demandas das escolhas, incentivando a criatividade deles.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Planeje que na atividade de livre escolha no parque ou na área externa os materiais de largo alcance devem estar dispostos de modo atraente, com espaços reservados para cada conjunto de materiais. Conte que hoje as crianças terão mais opções de materiais e brincadeiras e que tudo será escolhido por elas. Garanta que durante a exploração das brincadeiras de livre escolha as crianças possam explorar os materiais de largo alcance de acordo com seus interesses e necessidades. Deixe tudo de maneira acessível a todas as crianças, buscando proporcionar momentos de livre brincar com autonomia, possibilidades de interações e descobertas individuais, em pequenos ou grandes grupos. Assim que chegarem ao parque ou à área externa, proponha uma roda de conversa sobre do que as crianças gostam de brincar. Garanta espaço de expressão para todas elas, atentando para falas e gestos diversos.


2

Proponha que as crianças se organizem em duplas ou em pequenos grupos (como desejarem) para que possam fazer uma caminhada de reconhecimento dos espaços, materiais e brinquedos dispostos no parque. Fique atento às formas de interação e aos diálogos que as crianças constroem entre si. Observe o que lhes chama atenção e se algumas ideias já surgem ao observar os materiais. Depois, retorne à roda e incentive que elas contem o que pensaram ao observar os materiais de largo alcance.


3

Ao retornar à roda, converse com elas sobre as preferências de brincadeiras no parque. Garanta espaço de expressão a todas as crianças. Ajude-as na comunicação com os colegas e com você, de maneira que todas conheçam as ideias e propostas de brincadeiras umas das outras. Faça os combinados sobre compartilhar espaços, brinquedos e materiais; sempre na perspectiva de orientar o grupo a respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras, estimulando a autonomia, a capacidade de escolha e o desenvolvimento de estratégias de uso e divisão dos materiais entre as crianças.

Possíveis falas do professor neste momento: Crianças, o amigo de vocês está falando agora, vamos escutar qual ideia muito legal ele teve para as nossas brincadeiras aqui fora? Então ao passear pelos materiais e propostas de brincadeiras você planejou essa brincadeira usando esses materiais, certo? Conte pra gente como você pensou em usar esse material. Você acha que precisará de ajuda? Vi que vocês quiseram muito mexer nesse material, o que pensaram em fazer com ele?.


4

Faça com as crianças combinados para essa situação. Se necessário, registre-os em um cartaz. Seguem algumas sugestões de possíveis combinados para este momento:

Todos podem usar todos os materiais como desejarem, mesmo que as ideias de uso sejam iguais ou parecidas com as dos colegas, respeitando o espaço, o corpo, desejos e necessidades uns dos outros.

Sempre que desejarmos um objeto ou brinquedo que está na mão do outro devemos pedir emprestado e esperar que o amigo entregue.

Sempre que quisermos passar por algum lugar ou pegar algum brinquedo ou material é preciso pedir licença, falar por favor e agradecer dizendo obrigado.

Considere também as sugestões trazidas pelas crianças, registrando as ideias delas, para que sejam utilizadas em outros momentos.


5

Convide o grande grupo para escolher, dentre os materiais de largo alcance queas crianças observaram, aqueles que desejam usar para criar novas formas de explorar e brincar no parque ou na área externa. Durante as brincadeiras e livre escolhas, atente-se para possíveis disputas de brinquedos, espaços e atenção. Diante de uma disputa, faça a mediação de forma calma e acolhedora e busque conhecer o motivo, investigando as crianças envolvidas e a situação de disputa. Não deixe de dar espaço para o protagonismo e o reconhecimento das ações das crianças na resolução desses conflitos, respeitando também o tempo de cada uma. Busque criar situações em que elas possam escolher, criar e interagir com diversos materiais, espaços, crianças e com você. Faça modificações de acordo com suas necessidade e interesses.


6

Durante o momento de brincadeiras do parque ou na área externa brinque junto com as crianças, sempre na perspectiva de tornar o momento de livre brincar com os materiais de largo alcance o mais lúdico, divertido e afetuoso possível. Ajude as crianças, apoiando-as no que elas necessitarem. Observe-as, se possível faça registros com fotos, atente-se para todas as formas de comunicação dos pequenos com os colegas. Busque ajudar as crianças em sua comunicação sem interrompê-las, deixando que elas completem seus raciocínios e falas. Busque repetir o que a criança disse de maneira clara e organizada, assim ela vai organizando sua própria comunicação aos poucos.

Possíveis falas do professor neste momento: Olha o que achei aqui perto do escorregador, será que se eu colocar esse material para escorregar ele desce? Você disse que queria brincar de casinha aqui no parque, o que será que podemos usar como panelas para fazer comidinhas? Você falou que gostaria de fazer uma pista de corrida para os carros. Como podemos fazer isso?


7

Utilize as brincadeiras e os espaços buscando orientar as crianças a respeitarem regras básicas de convívio social. Observe como os grupos, pares ou crianças que estejam explorando sozinha utilizam os materiais de largo alcance. Verifique o que acontece no parque, quais brincadeiras e ideias surgem, se elas buscam classificar os materiais e como fazem isso, se percebem atributos como cor, forma, tamanho, peso etc. Perceba quais materiais de largo alcance geram mais ou menos interesse nas crianças e por que e de que modo os objetivos propostos para esta atividade se cumprem ou não durante a utilização de materiais de largo alcance no parque.

Possíveis ações das crianças nesse momento: Brincar somente com os materiais de largo alcance sem entrar no parque. Explorar os materiais de maneira não planejada pelo professor, criando outras maneiras ainda mais criativas de brincar com eles. Escolher um tipo de material apenas, aquele que mais lhe chamou atenção. Disputar com o colega o mesmo material. Levar um mesmo material e brinquedos diferentes para brincar em vários espaços.


8

Convite as crianças que já terminaram de explorar o parque e os materiais para passear pelo espaço olhando de que maneira os amigos usam os materiais de largo alcance. Se ainda houver algum material que ainda não foi explorado, convide essas crianças para brincar com eles, respeitando seu tempo e interesse. Elas também podem ajudar o professor a avisar para os pequenos grupos que as brincadeiras estão quase chegando ao fim.


Para finalizar:

Informe ao grande grupo que o momento do parque está terminando e que dentro de dez minutos teremos que guardar tudo que utilizamos . Avise ao grande grupo que dentro de cinco minutos iremos guardar os materiais e organizar o parque. Informe a próxima atividade. Passados os cinco minutos, convide o grande grupo para guardar os materiais de largo alcance e organizar o parque. Ao perceber que alguma criança não está ajudando, entregue um material na mão dela, peça ajuda para guardá-lo e indique onde ela pode fazer isso. Cante uma canção que marque com o grupo os momentos de arrumação. Sugestão: Nós Vamos Guardar, de Fabiana Godoy .

Desdobramentos

Repita esse momento de brincadeiras no parque com materiais de largo alcance intercalando dias em que eles não são ofertados e contando com a colaboração de crianças de faixas etárias diferentes, abrindo mais possibilidades de construção e novas formas de brincar. Varie também a utilização desses materiaism, combinando-os com outros mais estruturados, como bonecas, bolas etc.Verifique a possibilidade junto à direção ou à coordenação da escola de deixar os materiais de largo alcance organizados em caixas ou cantinhos no parque, de forma que possam ser utilizados mais vezes pelas crianças do grupo e pelas demais turmas da escola.

Engajando as famílias

Converse com os familiares sobre os materiais de largo alcance e sobre a colaboração desses objetos para o aprendizado das crianças, sobre as brincadeiras e as maneiras de utilização desses materiais durante o parque neste dia, a facilidade em juntar esses materiais do cotidiano doméstico e as possibilidades criativas na interação das crianças com eles. Sugira que as famílias também possam ajudar os bebês a construir um pequeno acervo desses materiais em casa e solicite que observem como os pequenos brincam com tais objetos.


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADE 01

Escolhendo as brincadeiras

ATIVIDADE 02

Livre escolha e construção

ATIVIDADE 04

Grande ateliê de artes

ATIVIDADE 05

Escolhendo livros e histórias

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) :

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Cuidados com o Corpo: Higiene e Cooperação

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Autonomia no momento do banheiro

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Cuidados com o corpo: hidratação

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo a escola

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras em um espaço da escola

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com as profissões do entorno

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com as expressões

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Confecção do Painel das Expressões

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Narração de história

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Percepção de cuidados das plantas do entorno

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando de lavar roupas na área externa

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Caça aos tesouros da natureza

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com diferentes elementos da natureza

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras de outras épocas

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração e criação de sons com objetos

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com sons do corpo

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Instalações Sonoras

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Pintura com materiais da natureza

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Observação e pintura

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Pintura com o corpo

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo novas parlendas

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Leitura de poesias

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com rimas

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração das ilustrações do livro

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Manuseio de livros

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Creche / Educação Infantil / Bebês

Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparação do álbum dos bebês

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Brincando com personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Banho nas bonecas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Bebês

O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Sacos sensoriais

Creche / Educação Infantil / Bebês

Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com túnel e bolinhas coloridas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com colchões

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Bebês

Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Bebês

Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Bebês

A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Bebês

Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Bebês

O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02ET05 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Instalações Sonoras

Creche / Educação Infantil / Unidade

Pintura com materiais da natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Observação e pintura

Creche / Educação Infantil / Unidade

Pintura com o corpo

Creche / Educação Infantil / Unidade

Produção de tintas caseiras

Creche / Educação Infantil / Unidade

Pintura com diferentes instrumentos e suportes

Creche / Educação Infantil / Unidade

Construção de circuito com as famílias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Explorações e classificações de coleções feitas pelas crianças

Creche / Educação Infantil / Unidade

Escolhendo as brincadeiras

Creche / Educação Infantil / Unidade

Livre escolha e construção

Creche / Educação Infantil / Unidade

Montagem de circuito

Creche / Educação Infantil / Unidade

Passeio em busca de sons do ambiente

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com sons do ambiente

Creche / Educação Infantil / Unidade

A proposta de um livro de receitas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Livres escolhas no parque

Creche / Educação Infantil / Unidade

Grande ateliê de artes

Creche / Educação Infantil / Unidade

Fazendo uma receita

Creche / Educação Infantil / Unidade

Coleções a partir de materiais trazidos de casa

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com água no tanque de Areia

Creche / Educação Infantil / Unidade

Misturando diferentes texturas com a água

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02EO04 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Cuidados com o Corpo: Higiene e Cooperação

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo a escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com as profissões do entorno

Creche / Educação Infantil / Unidade

Confecção do Painel das Expressões

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com diferentes elementos da natureza

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras de outras épocas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo os bichos de jardim

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando de imitar os bichos de jardim

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando de usar o banheiro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conversando sobre o banheiro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Visita e exploração do banheiro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Revisitando histórias

Creche / Educação Infantil / Unidade

O que tem dentro da sua fralda?

Creche / Educação Infantil / Unidade

Pertences pessoais: Reconhecimento e cuidado

Creche / Educação Infantil / Unidade

Encontrando objetos escondidos pelo espaço da escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Faz de conta na floresta: sentimentos e expressões

Creche / Educação Infantil / Unidade

História com teatro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Imitando um personagem

Creche / Educação Infantil / Unidade

Orientações para desfralde

Creche / Educação Infantil / Unidade

Levando livros para casa

Creche / Educação Infantil / Unidade

Identificando a sequência de personagens

Creche / Educação Infantil / Unidade

Chamada como estratégia de leitura para crianças

Creche / Educação Infantil / Unidade

Acolhida durante a adaptação

Creche / Educação Infantil / Unidade

Trabalhando as palavras estáveis dos momentos da rotina

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo o cardápio da escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Chegando na escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo uma horta

Creche / Educação Infantil / Unidade

Explorações e classificações de coleções feitas pelas crianças

Creche / Educação Infantil / Unidade

Atuando como personagens da história

Creche / Educação Infantil / Unidade

Criando novas partes de uma história de repetição

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando de banquete

Creche / Educação Infantil / Unidade

Preparando a volta pra casa

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: conhecendo o espaço da sala

Creche / Educação Infantil / Unidade

Etiquetando espaços

Creche / Educação Infantil / Unidade

Colhendo e compartilhando os alimentos da horta

Creche / Educação Infantil / Unidade

Livres escolhas no parque

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: brincadeira com produção de massinha

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI02EO06 da BNCC

Creche / Educação Infantil / Unidade

Autonomia no momento do banheiro

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras em um espaço da escola

Creche / Educação Infantil / Unidade

Percepção de cuidados das plantas do entorno

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo os bichos de jardim

Creche / Educação Infantil / Unidade

Visita ao jardim

Creche / Educação Infantil / Unidade

Problemas de contagem no jogo de boliche

Creche / Educação Infantil / Unidade

Explorando as Expressões

Creche / Educação Infantil / Unidade

Construção de circuito com as famílias

Creche / Educação Infantil / Unidade

Experimentando vegetais

Creche / Educação Infantil / Unidade

Utilizando e explorando dados nos jogos de percurso

Creche / Educação Infantil / Unidade

Hábitos antes e depois de comer

Creche / Educação Infantil / Unidade

Plantando na horta

Creche / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo uma horta

Creche / Educação Infantil / Unidade

Escolhendo as brincadeiras

Creche / Educação Infantil / Unidade

Livre escolha e construção

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras de mágica e imitação

Creche / Educação Infantil / Unidade

Escolha dos jogos preferidos

Creche / Educação Infantil / Unidade

Brincando com cenários das histórias preferidas

Creche / Educação Infantil / Unidade

Livres escolhas no parque

Creche / Educação Infantil / Unidade

Adaptação: brincadeira com produção de massinha

Creche / Educação Infantil / Unidade

Grande ateliê de artes

Creche / Educação Infantil / Unidade

Escolhendo livros e histórias

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Educação Infantil Bebês Crianças bem pequenas Crianças pequenas

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann