15795
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Descobrir e relacionar novas coleções na natureza

Nesta atividade, as crianças adicionam à sua coleção de objetos da natureza novos itens coletados com as famílias.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Fernanda Zanatta

Descobrir e relacionar novas coleções na natureza

Apresente a proposta
Mande uma mensagem para as famílias pela plataforma de comunicação que sua rede está usando, ou via Whatsapp, convidando para coletarem elementos naturais que estejam disponíveis em casa, de forma leve e prazerosa. Deixe claro que não é recomendado sair e fazer essa coleta fora. Envie boas sugestões de como encontrá-los em casa (para mais ideias, clique aqui).

Antecipe que, posteriormente, você irá pedir para levarem os materiais coletados à escola, para que, assim, possam ampliar as experiências ao compartilhar com todo o grupo. Finalize, convidando: “que tal explorar e descobrir mais sobre os elementos naturais que vocês têm aí em casa, compondo com o bebê uma caixa ou sacolinha com as preferências dele?”

Adaptações necessárias
Considerando o contexto familiar, ofereça diversas opções de materiais. Sugira que, se possível, uma pessoa fique responsável por registrar a atividade, enquanto outros interagem na brincadeira pois, para a segurança do bebê, ele deve ser acompanhado durante toda a proposta.

Sugira às famílias
Oriente-os a envolverem o bebê durante toda proposta, que visa descobrir em casa elementos naturais que possam explorar e, depois, adicioná-los a uma coleção da turma de objetos de natureza maior.

A atividade poderá ser realizada em espaço interno ou externo, dependendo das condições locais. Sugira que instiguem o bebê a explorar tudo que estiver disponível, de forma que consiga alcançar com esforços possíveis. Por exemplo: um bebê que não engatinha poderá ser posicionado próximo a um vaso, na medida que, esticando o corpo, possa alcançá-lo e vibrar com a conquista.

É importante que o familiar interaja e brinque com o bebê, validando as iniciativas dele. Nesse sentido, oriente que nomeiem os objetos, as ações e reações, pois, assim, as crianças manifestarão as preferências ao compor a caixa ou saquinho com os elementos.

Outra opção divertida é, durante o processo de escolha, o bebê encher e esvaziar algo, um movimento exploratório típico nessa idade.

Para compartilhar com o grupo
Peça para enviarem os registros da atividade e socialize-os com as demais famílias pela plataforma que sua rede tem utilizado ou pelo WhatsApp. Desta forma, outras famílias também se sentirão estimuladas a realizarem. Você poderá fazer slides em uma Apresentação Google, por exemplo.

Selecione esse material para compor uma exposição na escola e recepcionar os bebês quando o distanciamento social terminar. Marque uma data e convide-os para que levem os elementos para brincar na escola. Desta forma, este material poderá despertar memórias afetivas e funcionando como apoio, o que tende a facilitar o processo de convívio escolar no retorno às aulas.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI1_33UND05

(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).

(EI01ET05) Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.

(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas