15794
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Folhas, galhos, pedras e um pouco mais

Nesta atividade, organize espaço e materiais para que as crianças brinquem com itens recolhidos na natureza e outros materiais

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Fernanda Zanatta

Folhas, galhos, pedras e um pouco mais

Apresente a proposta
Mande uma mensagem para as famílias pela plataforma de comunicação que sua rede está usando, ou via Whatsapp, convidando para fazerem uma brincadeira envolvendo os elementos naturais que tiverem disponíveis em casa com materiais de largo alcance (para saber mais sobre eles, clique aqui).

Explique que, nesta atividade, os bebês poderão se conectar com a natureza da forma que for possível, pois a indicação é que fiquemos em casa. Destaque o quanto é importante favorecer essa continuidade (encontre aqui boas ideias nesse sentido). Se tiver fotos da escola, envie-as, ou busque imagens de referência na internet. Por fim, convide-os, de forma animada: “que tal uma brincadeira assim em casa com sua família?”

Adaptações necessárias
A proposta se dará com os elementos que tiverem disponíveis em casa que permitam favorecer a conexão com a natureza nesse momento. Oriente que usem o quintal ou o interior da casa. Lembre-os que é importante que acompanhem o bebê em toda proposta, para a segurança dele.

Sugira às famílias
Peça para selecionarem os elementos e permitirem a livre exploração, interagindo e entrando na brincadeira juntos. Assim, surgirão brincadeiras a partir das interações e situações que surgirem. Para a família, será um momento de aproximação e aprofundamento de vínculo estável entre os envolvidos. Sugira que encorajam a descoberta de misturas, como, por exemplo: fazer comidinha, comparando ao que costumam se alimentar em casa e fazendo de conta que estão comendo, cheirando, falando que está gostoso etc.

Proponha que façam brincadeiras divertidas durante a atividade, como batucar com a colher de pau no potinho e cantar a música que gostam.

Para compartilhar com o grupo
Peça para compartilharem um registro com foto e comentário a respeito dessa vivência. Envie o que os familiares mandarem para toda a turma. Selecione algumas imagens e coloque na sala de referência, para recepcionar os bebês no retorno. Essa será uma estratégia para apoiar a transição durante a readaptação escolar, através do uso de memórias afetivas construídas em casa, agora, associadas ao contexto escolar de forma recíproca.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI1_33UND04

(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).

(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.

(EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas