Organizando coleções com elementos da natureza
Apresente a proposta
Para essa proposta, solicite que os familiares disponibilizem elementos naturais que tenham em casa, explicando que é importante favorecerem o contato com a natureza da forma que for possível em cada realidade. Envie fotos com boas ideias de materiais, que poderão vir do seu acervo da escola ou buscadas na internet. Por exemplo: folhas, gravetos, plantas, flores, sementes, pedrinhas.
Grave um áudio orientando a disponibilizarem e permitirem que o bebê organize a própria coleção. Reforce o quanto é importante esse contato com a natureza de forma segura, através do acompanhamento cuidadoso dos familiares, que atuam como parceiros de descobertas.
Convide-os para a proposta: "que tal organizar uma coleção com elementos da natureza aí em casa, com seus familiares?"
Envie as orientações pela plataforma que estão usando em sua rede ou pelo Whatsapp.
Adaptações necessárias
Os elementos naturais poderão ser rescolhidos do quintal ou de vasos de plantas, dependendo do que tiverem disponível. Reitere que os familiares sempre acompanhem o bebê, para que sejam seguras as manipulações.
Recomende que guardem os materiais em um saquinho ou caixa e disponibilizem para exploração em outras atividades do bebê. Antecipe que é interessante que eles reservem o que for trabalhado em casa para trazer à escola e compor um acervo de elementos naturais da turma, dando continuidade para aprofundar a proposta.
Sugira às famílias
Oriente os familiares para que favoreçam que o bebê organize os elementos naturais disponíveis, destacando semelhanças e diferenças de forma leve e prazerosa, e fazendo descobertas interessantes, juntos.
Peça para conversarem com o bebê, desafiando e sendo parceiros. Sugira que auxiliem quando necessário, mas permitam a liberdade de exploração a partir dos desejos dele. É importante acolher os interesses e validar as iniciativas, tornando a brincadeira mais significativa. Sugira situações divertidas, como “encher e esvaziar” a caixa ou saquinho com os elementos naturais ou colocar a caixa na cabeça, cantando “marcha soldado”, por exemplo. Será diversão na certa!
Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias para fazerem os registros e enviarem para você. Conforme recebe, compartilhe com as demais famílias para que também se sintam estimuladas a fazerem. Para isso, poderá usar o Apresentações Google, por exemplo.
No retorno, peça para enviarem esses elementos para compor a coleção da turma e ampliar as explorações na escola. Além disso, organize seus registros e elabore uma exposição, que poderá ser interativa, ao disponibilizar os elementos para brincarem na entrada e saída com as famílias. Isso irá facilitar a readaptação através das memórias afetivas evocadas por essas experiências que tiveram em casa.