Nesta proposta, veja como conduzir o momento em que os bebês demonstram precisar descansar.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Djenane Martins Oliveira
Mentor: Adriana Vidaletti
Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião
Campos de Experiência:
O Eu, O Nós e o Outro
Corpo, Gestos e Movimentos
Objetivos e códigos da Base
(EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.
(EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
Abordagem didática: É importante organizar tempo e espaço para os momentos de repouso, respeitando a individualidade e a necessidade de cada bebê, para que as crianças reponham as energias. Boas práticas de sono e repouso, bem organizadas na rotina da escola, com tempos apropriados para a faixa etária (bebês de 6 meses podem fazer até 2 sestas diurnas que se modificam conforme o tempo quando ficam período integral), contribuem para o crescimento e aprendizagem emocional, social e intelectual. Os bebês, quando atendidos em sua necessidade de sono ou repouso, desenvolvem a atenção, a memória e vivenciam com alegria e disposição as propostas pedagógicas elaboradas.
Código: EDI1_05UND03
(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
(EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.
(EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes