15783
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção escrita de novos finais para um mural interativo

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Ensino Fundamental sobre escrita colaborativa / Forma e composição de textos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana Júlia de Araújo Tenório

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canal de comunicação: WhatsApp.

Introdução: Colocando em prática o planejamento da escrita
Envie aos alunos, por meio de vídeo, áudio ou mensagem de texto, uma orientação para apoiá-los na produção. Diga a eles que irão produzir um novo final para o conto popular afro-brasileiro "O cachorro e a boa menina". Retome as características do gênero, trabalhadas nas aulas anteriores, e oriente os alunos a retomar o planejamento do texto produzido na aula anterior.

Desenvolvimento
Dispare as questões propostas no slide do Desenvolvimento do plano de aula e proponha que os alunos produzam um novo final para o conto, partindo do planejamento do texto. Para guiar a atividade, utilize as orientações do Desenvolvimento do plano de aula. Sugira aos alunos a leitura do trecho produzido para um familiar ou para um colega, por meio do WhatsApp, e que peçam a opinião deles para qualificar a escrita.

Fechamento
Proponha aos alunos que releiam o trecho produzido e reflitam sobre a opinião de ouvinte dos familiares ou colegas com quem o compartilhou. Depois, diga que anotem no caderno algumas possibilidades para melhorar o texto.

Convite às famílias
Proponha aos alunos que convidem os familiares para ouvir ou ler o trecho do conto produzido e opinar sobre o que poderia ser melhorado.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_02SQA14

(EF35LP07) Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

(EF35LP08) Utilizar, ao produzir um texto, recursos de referenciação (por substituição lexical ou por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos), vocabulário apropriado ao gênero, recursos de coesão pronominal (pronomes anafóricos) e articuladores de relações de sentido (tempo, causa, oposição, conclusão, comparação), com nível suficiente de informatividade.

(EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.

(EF35LP25) Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.

(EF35LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, narrativas ficcionais que apresentem cenários e personagens, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, tempo, espaço, personagens, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas