Atividade para impressão - Folha de produção - LPO5_05SQA14
Plano de Aula
Plano de aula: Produzindo Crônicas
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Crônicas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.
Materiais necessários: - Planejamento, realizado na aula anterior
- Folha de produção textual para todas as duplas
Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial.
Dificuldades antecipadas: A escrita compartilhada (em duplas) requer, além das habilidades exigidas referentes à execução da escrita propriamente dita, a participação dos dois envolvidos, de forma que ambos contribuam para o produto final e obtenham ganhos pedagógicos relacionados à prática de escrita. Como nem todas as crianças apresentam o mesmo nível de competência escritora, ou têm autonomia nesse processo, faz-se necessário o olhar atento do professor, a fim de fazer os encaminhamentos necessários durante o processo.
Referências sobre o assunto:
LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Pernambuco: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: [s. n.], 2006. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 16/12/2018.
Produção de texto: como ensinar os alunos a escrever de verdade, Thaís Gurgel, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade. Acesso em 03/12/2018.
VIEIRA, Martha Lourenço; VAL, Maria da Graça Costa. Produção de Textos Escritos: construção de espaços de interlocução. Minas Gerais: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale). Faculdade de Educação da UFMG, 2005. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2005%20Producao_textos_escritos.pdf. Acesso em: 03/12/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o título da aula, exposto na lâmina 2.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Solicite aos alunos que, novamente, reúnam-se em duplas, as mesmas em que trabalharam na aula anterior, em que realizaram o planejamento da produção.
- Relembre o grupo que os textos que irão produzir farão parte do livro de crônicas da turma, que circulará por suas famílias, para que possam apreciar sua crônica e as dos colegas.
- Entregue a cada dupla a folha de planejamento que foi elaborada e apresentada na aula anterior, cujos registros servirão de norte para a produção da crônica.
- Entregue-lhes, também, a folha de produção textual em que deverão escrever seus textos.
Obs.: Esta aula dá continuidade a uma anterior (P13), durante a qual foi realizado o planejamento da produção, etapa essencial para o bom desenvolvimento da aula em curso.
Materiais complementares: Para acessar e imprimir a folha de produção textual, clique aqui. Caso sua escola já possua um modelo padrão de folha, ele pode ser utilizado.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Estabeleça com o grupo o tempo de produção (35 minutos).
- Acompanhe o processo de escrita das duplas, certificando-se da contribuição de ambos para o texto. Observe, ainda, as possíveis inadequações, fazendo as intervenções necessárias; isso garantirá um texto mais rico e coerente, além de facilitar a etapa da revisão. Nesse momento, pode-se observar a adequação ao tema proposto, a conexão entre o texto e o título criado, a articulação e progressão das ideias, a adequação às características do gênero. É importante verificar também a ampliação das ideias pensadas e registradas no roteiro, acrescentando a elas detalhes, informações complementares e descrições. Nessa etapa da escolaridade, ainda acontece de os alunos limitarem-se a agrupar as ideias do roteiro sem acrescer outros elementos e sem fazer uso de recursos coesivos para ligá-las; daí a necessidade de um acompanhamento atento no momento de produção.
- Nesta primeira escrita, o foco deve estar voltado para as questões textuais (acima citadas). Os aspectos formais e recursos organizadores (como paragrafação, adequação espacial, respeito às margens), ou mesmo as questões gramaticais, como pontuação e ortografia, podem ser retomadas no momento da revisão, com a devida reflexão relativa ao uso.
Fechamento
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Organize uma roda de leitura, reunindo as duplas com os seus respectivos textos.
- A socialização dos textos deve ser voluntária, no entanto é importante estimular os alunos a participar, mostrando interesse por suas histórias e aguçando a curiosidade dos demais colegas. Ao final de cada leitura, elogie, estimule, questione, agradeça.
- Recolha as produções para posterior correção, enfocando os aspectos que deverão ser aprimorados na revisão (aspectos formais, recursos organizadores e questões gramaticais).
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
LPO5_05SQA14
Recursos indicados
- Necessários: Canais de comunicação como whatsApp ou e-mail para enviar as propostas de atividades e as orientações para que os alunos tenham condições de resolver as tarefas com autonomia.
- Opcionais:
Introdução
Faça um vídeo ou um áudio com as orientações da atividade e envie para que os alunos compreendam a proposta da atividade de produção do texto. Retome as características de uma crônica e oriente os alunos a lerem o planejamento do texto produzido na aula passada, relembrando as decisões tomadas, antes de iniciar a produção escrita da crônica.
Desenvolvimento
Oriente os alunos a produzirem a crônica. Utilize as orientações propostas no desenvolvimento do plano de aula. Deixe claro para os alunos que essa é a escrita inicial e que eles precisarão consultar o planejamento do texto e as anotações sobre as características do gênero. Oriente os alunos a lerem as suas produções quando terminarem a escrita e anotem possíveis ajustes para que o texto fique bem escrito.
Fechamento
Solicite aos alunos que leiam o texto produzido com atenção, consultando as características do gênero para analisar se existe necessidade de melhorar algo. Proponha que anotem para a revisão na próxima aula.
Convite às famílias
Sugira aos alunos que compartilhem sua produção com os familiares e peça opinião sobre o que pode melhorar para que a produção fique melhor.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janira Sousa
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Produzindo Crônicas
Finalidade da aula: Produzir crônica, considerando as características relativas ao gênero, a finalidade do texto, os interlocutores e a linguagem, atentando-se para os elementos da narrativa (enredo, tempo, espaço, personagens, narrador, discurso ou direto indireto).
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Crônica
Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético / Convenções da escrita / Estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão / Planejamento de texto / Escrita autônoma e compartilhadaPrática de linguagem: Produção de textos (escrita autônoma e compartilhada)
Habilidade(s) da BNCC: EF35LP07, EF35LP08, EF34LP09, EF35LP26
Sobre esta aula: esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.
Materiais necessários: - Planejamento, realizado na aula anterior
- Folha de produção textual para todas as duplas
Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial.
Dificuldades antecipadas: A escrita compartilhada (em duplas) requer, além das habilidades exigidas referentes à execução da escrita propriamente dita, a participação dos dois envolvidos, de forma que ambos contribuam para o produto final e obtenham ganhos pedagógicos relacionados à prática de escrita. Como nem todas as crianças apresentam o mesmo nível de competência escritora, ou têm autonomia nesse processo, faz-se necessário o olhar atento do professor, a fim de fazer os encaminhamentos necessários durante o processo.
Referências sobre o assunto:
LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Pernambuco: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: [s. n.], 2006. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 16/12/2018.
Produção de texto: como ensinar os alunos a escrever de verdade, Thaís Gurgel, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade. Acesso em 03/12/2018.
VIEIRA, Martha Lourenço; VAL, Maria da Graça Costa. Produção de Textos Escritos: construção de espaços de interlocução. Minas Gerais: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale). Faculdade de Educação da UFMG, 2005. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2005%20Producao_textos_escritos.pdf. Acesso em: 03/12/2018.