Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Produção de texto.
Materiais necessários: - Planejamento, realizado na aula anterior
- Folha de produção textual para todas as duplas
Informações sobre o gênero: A palavra Crônica vem do grego Chronos, e o gênero, de fato, possui uma ligação direta com o tempo, pois tem por base fatos simples, do cotidiano, expostos em linguagem literária. Os textos se caracterizam por serem narrativas curtas, com tempo, espaço e personagens reduzidos e predominância de linguagem coloquial.
Dificuldades antecipadas: A escrita compartilhada (em duplas) requer, além das habilidades exigidas referentes à execução da escrita propriamente dita, a participação dos dois envolvidos, de forma que ambos contribuam para o produto final e obtenham ganhos pedagógicos relacionados à prática de escrita. Como nem todas as crianças apresentam o mesmo nível de competência escritora, ou têm autonomia nesse processo, faz-se necessário o olhar atento do professor, a fim de fazer os encaminhamentos necessários durante o processo.
Referências sobre o assunto:
LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. Pernambuco: UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: [s. n.], 2006. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/15.pdf. Acesso em 16/12/2018.
Produção de texto: como ensinar os alunos a escrever de verdade, Thaís Gurgel, disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/231/producao-de-texto-como-ensinar-os-alunos-a-escrever-de-verdade. Acesso em 03/12/2018.
VIEIRA, Martha Lourenço; VAL, Maria da Graça Costa. Produção de Textos Escritos: construção de espaços de interlocução. Minas Gerais: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale). Faculdade de Educação da UFMG, 2005. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2005%20Producao_textos_escritos.pdf. Acesso em: 03/12/2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o título da aula, exposto na lâmina 2.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Solicite aos alunos que, novamente, reúnam-se em duplas, as mesmas em que trabalharam na aula anterior, em que realizaram o planejamento da produção.
- Relembre o grupo que os textos que irão produzir farão parte do livro de crônicas da turma, que circulará por suas famílias, para que possam apreciar sua crônica e as dos colegas.
- Entregue a cada dupla a folha de planejamento que foi elaborada e apresentada na aula anterior, cujos registros servirão de norte para a produção da crônica.
- Entregue-lhes, também, a folha de produção textual em que deverão escrever seus textos.
Obs.: Esta aula dá continuidade a uma anterior (P13), durante a qual foi realizado o planejamento da produção, etapa essencial para o bom desenvolvimento da aula em curso.
Materiais complementares: Para acessar e imprimir a folha de produção textual, clique aqui. Caso sua escola já possua um modelo padrão de folha, ele pode ser utilizado.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Estabeleça com o grupo o tempo de produção (35 minutos).
- Acompanhe o processo de escrita das duplas, certificando-se da contribuição de ambos para o texto. Observe, ainda, as possíveis inadequações, fazendo as intervenções necessárias; isso garantirá um texto mais rico e coerente, além de facilitar a etapa da revisão. Nesse momento, pode-se observar a adequação ao tema proposto, a conexão entre o texto e o título criado, a articulação e progressão das ideias, a adequação às características do gênero. É importante verificar também a ampliação das ideias pensadas e registradas no roteiro, acrescentando a elas detalhes, informações complementares e descrições. Nessa etapa da escolaridade, ainda acontece de os alunos limitarem-se a agrupar as ideias do roteiro sem acrescer outros elementos e sem fazer uso de recursos coesivos para ligá-las; daí a necessidade de um acompanhamento atento no momento de produção.
- Nesta primeira escrita, o foco deve estar voltado para as questões textuais (acima citadas). Os aspectos formais e recursos organizadores (como paragrafação, adequação espacial, respeito às margens), ou mesmo as questões gramaticais, como pontuação e ortografia, podem ser retomadas no momento da revisão, com a devida reflexão relativa ao uso.
Fechamento
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Organize uma roda de leitura, reunindo as duplas com os seus respectivos textos.
- A socialização dos textos deve ser voluntária, no entanto é importante estimular os alunos a participar, mostrando interesse por suas histórias e aguçando a curiosidade dos demais colegas. Ao final de cada leitura, elogie, estimule, questione, agradeça.
- Recolha as produções para posterior correção, enfocando os aspectos que deverão ser aprimorados na revisão (aspectos formais, recursos organizadores e questões gramaticais).