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Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - O debate em sala de aula: discutir x opinar x argumentar

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre O debate em sala de aula: discutir x opinar x argumentar

Plano 12 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudia De Jesus Abreu Feitoza

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade, sendo o 3º plano de 3 planos sobre o gênero debate.

Materiais necessários:

  • Regulamento sobre o debate produzido previamente contendo: tempo de comentário/réplica/tréplica; penalizações para infração às regras;
  • Charge do tema selecionado para o debate na aula anterior. Todas as charges estão disponíveis aqui.

Informações sobre o gênero: O debate é um gênero oral que faz parte do campo midiático e, frequentemente, foi apropriado pela esfera escolar. Ele se desenvolve em torno de temas polêmicos que dividem opinião. É caracterizado pela presença de debatedores com opiniões contrárias sobre o tema e um moderador.

Dificuldades antecipadas: Compreender o processo de argumentação utilizado pelos participantes, por ser uma atividade de compreensão a partir da escuta, podem ter dificuldade em ouvir, compreender e acompanhar o raciocínio nos turnos de fala.

Referências sobre o assunto:

OLIVEIRA, Lucas. Como organizar um debate formal em sala de aula. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/como-organizar-conduzir-um-debate-formal-sala-aula.htm>. Acesso em: 1 dez. 2018. SANTIAGO, Emerson. Discurso de ódio. Disponível em: <https://www.infoescola.com/direito/discurso-de-odio/>. Acesso em: 1 dez. 2018. SANTIAGO, Emerson. Liberdade de expressão. Disponível em: <https://www.infoescola.com/direito/liberdade-de-expressao/>. Acesso em: 9 dez. 2018. SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por R. Rojo e G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho.
  • Explique aos alunos que nesta aula será realizado o debate que foi organizado na aula anterior, sobre o tema definido e pesquisado pelos grupos.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula projetando o post no quadro e instigue os alunos a responder aos questionamentos oralmente. Caso não seja possível, você pode anotar a frase na lousa e explicar que faz parte de uma campanha do Ministério da Justiça pelas “Boas regras de convivência nos debates nas redes sociais”, mas que essa “boa conduta” se aplica a qualquer debate.
  • Para validar as respostas dos alunos, tenha por base as seguintes informações:
  • Discurso de ódio é “determinada mensagem que busca promover o ódio e incitação a discriminação, hostilidade e violência contra uma pessoa ou grupo em virtude de raça, religião, nacionalidade, orientação sexual, gênero, condição física ou outra característica. O discurso do ódio é utilizado para insultar, perseguir e justificar a privação dos direitos humanos e, em casos extremos, para dar razão a homicídios.”
  • Liberdade de expressão: é “a garantia assegurada a qualquer indivíduo de se manifestar, buscar e receber ideias e informações de todos os tipos, com ou sem a intervenção de terceiros, por meio de linguagens oral, escrita, artística ou qualquer outro meio de comunicação. Mas não é um direito absoluto, o que significa que a manifestação não pode utilizar calúnia, difamação ou injúria, o que pode originar um processo ou resposta em reação à declaração feita”.
  • Espera-se que os alunos saibam que em um debate sobre qualquer tema tem a liberdade de expressão, mas esta não pode se configurar como um discurso de ódio.
  • Para encerrar este momento, reforce com os alunos que o debate a ser pautado na aula de hoje precisará seguir as regras criadas na aula anterior, mas que devem ter esta premissa (discurso de ódio x liberdade de expressão) como fundamental.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em grupos formando um “U” já pré-determinados: debatedores favoráveis, debatedores desfavoráveis e mediadores.
  • Coloque os dois grupos de debatedores nas laterais da sala e o grupo de mediadores na base entre esses dois grupos.
  • Reproduza no quadro a charge selecionada na aula anterior para o tema, ou se não for possível, retome-a com os alunos contextualizando-a oralmente.
  • Peça a um integrante do grupo de mediadores para abrir o debate: 1) apresentando o tema e 2) lendo em voz alta as regras produzidas na aula anterior expostas no cartaz “Regras para o debate regrado”, que deve estar fixado na parede da sala.
  • O grupo de mediadores deve começar o debate a partir de um questionamento e escolher qual grupo de debatedores deve responder.
  • Neste momento, relembre que a ordem a ser seguida deve ser esta: 1) questão, 2) resposta, 3) réplica, 4) tréplica, considerando o tempo estipulado pelas regras criadas pelos alunos.
  • A cada encerramento desse ciclo, o grupo de mediadores pode lançar uma nova questão ou formular outra considerando os argumentos dados pelos grupos, sempre alternando a vez do grupo que começa.
  • A depender do desenvolvimento do debate e da disponibilidade de tempo, você pode estender o tempo de discussão.
  • Encerre deixando claro que o passo seguinte é avaliar o debate realizado.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para avaliar o debate, a equipe de mediadores deverá dizer qual dos dois grupos se saiu melhor. Mas lembre-se de que a intenção aqui não é dizer quem ganhou ou perdeu, mas sim pontuar quem teve - e por que teve - mais êxito na argumentação.
  • Para encerrar o debate, teça comentários de modo geral sobre a participação e engajamento dos três grupos, mas deixe que a avaliação seja feita pelo grupo de mediadores.
  • Para encerrar esta aula, distribua para cada aluno uma ficha para registro do debate.
  • Peça para os alunos preencherem a partir do tema e do desenvolvimento sobre do debate realizado.
  • É importante organizar um painel com as fichas preenchidas pelos alunos (ou algumas, a depender do espaço) na sala, de modo que percebam que o movimento argumentativo depende de argumentação e contra-argumentação.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade, sendo o 3º plano de 3 planos sobre o gênero debate.

Materiais necessários:

  • Regulamento sobre o debate produzido previamente contendo: tempo de comentário/réplica/tréplica; penalizações para infração às regras;
  • Charge do tema selecionado para o debate na aula anterior. Todas as charges estão disponíveis aqui.

Informações sobre o gênero: O debate é um gênero oral que faz parte do campo midiático e, frequentemente, foi apropriado pela esfera escolar. Ele se desenvolve em torno de temas polêmicos que dividem opinião. É caracterizado pela presença de debatedores com opiniões contrárias sobre o tema e um moderador.

Dificuldades antecipadas: Compreender o processo de argumentação utilizado pelos participantes, por ser uma atividade de compreensão a partir da escuta, podem ter dificuldade em ouvir, compreender e acompanhar o raciocínio nos turnos de fala.

Referências sobre o assunto:

OLIVEIRA, Lucas. Como organizar um debate formal em sala de aula. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/como-organizar-conduzir-um-debate-formal-sala-aula.htm>. Acesso em: 1 dez. 2018. SANTIAGO, Emerson. Discurso de ódio. Disponível em: <https://www.infoescola.com/direito/discurso-de-odio/>. Acesso em: 1 dez. 2018. SANTIAGO, Emerson. Liberdade de expressão. Disponível em: <https://www.infoescola.com/direito/liberdade-de-expressao/>. Acesso em: 9 dez. 2018. SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por R. Rojo e G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho.
  • Explique aos alunos que nesta aula será realizado o debate que foi organizado na aula anterior, sobre o tema definido e pesquisado pelos grupos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula projetando o post no quadro e instigue os alunos a responder aos questionamentos oralmente. Caso não seja possível, você pode anotar a frase na lousa e explicar que faz parte de uma campanha do Ministério da Justiça pelas “Boas regras de convivência nos debates nas redes sociais”, mas que essa “boa conduta” se aplica a qualquer debate.
  • Para validar as respostas dos alunos, tenha por base as seguintes informações:
  • Discurso de ódio é “determinada mensagem que busca promover o ódio e incitação a discriminação, hostilidade e violência contra uma pessoa ou grupo em virtude de raça, religião, nacionalidade, orientação sexual, gênero, condição física ou outra característica. O discurso do ódio é utilizado para insultar, perseguir e justificar a privação dos direitos humanos e, em casos extremos, para dar razão a homicídios.”
  • Liberdade de expressão: é “a garantia assegurada a qualquer indivíduo de se manifestar, buscar e receber ideias e informações de todos os tipos, com ou sem a intervenção de terceiros, por meio de linguagens oral, escrita, artística ou qualquer outro meio de comunicação. Mas não é um direito absoluto, o que significa que a manifestação não pode utilizar calúnia, difamação ou injúria, o que pode originar um processo ou resposta em reação à declaração feita”.
  • Espera-se que os alunos saibam que em um debate sobre qualquer tema tem a liberdade de expressão, mas esta não pode se configurar como um discurso de ódio.
  • Para encerrar este momento, reforce com os alunos que o debate a ser pautado na aula de hoje precisará seguir as regras criadas na aula anterior, mas que devem ter esta premissa (discurso de ódio x liberdade de expressão) como fundamental.
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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Organize a sala em grupos formando um “U” já pré-determinados: debatedores favoráveis, debatedores desfavoráveis e mediadores.
  • Coloque os dois grupos de debatedores nas laterais da sala e o grupo de mediadores na base entre esses dois grupos.
  • Reproduza no quadro a charge selecionada na aula anterior para o tema, ou se não for possível, retome-a com os alunos contextualizando-a oralmente.
  • Peça a um integrante do grupo de mediadores para abrir o debate: 1) apresentando o tema e 2) lendo em voz alta as regras produzidas na aula anterior expostas no cartaz “Regras para o debate regrado”, que deve estar fixado na parede da sala.
  • O grupo de mediadores deve começar o debate a partir de um questionamento e escolher qual grupo de debatedores deve responder.
  • Neste momento, relembre que a ordem a ser seguida deve ser esta: 1) questão, 2) resposta, 3) réplica, 4) tréplica, considerando o tempo estipulado pelas regras criadas pelos alunos.
  • A cada encerramento desse ciclo, o grupo de mediadores pode lançar uma nova questão ou formular outra considerando os argumentos dados pelos grupos, sempre alternando a vez do grupo que começa.
  • A depender do desenvolvimento do debate e da disponibilidade de tempo, você pode estender o tempo de discussão.
  • Encerre deixando claro que o passo seguinte é avaliar o debate realizado.
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Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para avaliar o debate, a equipe de mediadores deverá dizer qual dos dois grupos se saiu melhor. Mas lembre-se de que a intenção aqui não é dizer quem ganhou ou perdeu, mas sim pontuar quem teve - e por que teve - mais êxito na argumentação.
  • Para encerrar o debate, teça comentários de modo geral sobre a participação e engajamento dos três grupos, mas deixe que a avaliação seja feita pelo grupo de mediadores.
  • Para encerrar esta aula, distribua para cada aluno uma ficha para registro do debate.
  • Peça para os alunos preencherem a partir do tema e do desenvolvimento sobre do debate realizado.
  • É importante organizar um painel com as fichas preenchidas pelos alunos (ou algumas, a depender do espaço) na sala, de modo que percebam que o movimento argumentativo depende de argumentação e contra-argumentação.

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