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Plano de aula - O debate em sala de aula: discutir X opinar X argumentar

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre O debate em sala de aula: discutir X opinar X argumentar

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudia De Jesus Abreu Feitoza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.

Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).

Tema
Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho pelo WhatsApp. Explique aos alunos que, nesta aula, vocês irão definir juntos o tema do debate e organizar as regras para o seu funcionamento, além de receber as orientações do professor para realizá-lo.

Introdução
Inicie a aula encaminhando aos alunos a tirinha (presente no plano original) e instigando-os a responder ao questionamento das personagens, oralmente, no grupo da turma. É provável que os alunos tenham opiniões diversas. A intenção, nesse começo de aula, é mostrar que, para debater, é preciso ter organização. Esse é o objetivo da aula. Explique a eles que qualquer debate, se não for organizado, se transforma em discussão. Ressalte que o objetivo da aula é organizar um debate REGRADO, e questione-os sobre o que realizar um debate regrado pressupõe.

Desenvolvimento
Esclareça aos alunos que, nesse momento, será feita a escolha do tema do debate regrado que será formalizado em outro momento da aula. Para isso, compartilhe com os alunos as 4 charges do slide atual (veja no plano original) e do slide seguinte. O arquivo com as charges pré-selecionadas está disponível aqui, mas você pode selecionar outros temas relevantes para a realidade dos alunos, tendo o cuidado de que sejam temas efetivamente polêmicos, ou seja, que dividam opiniões, sendo adequados ao ambiente escolar. Primeiramente, mostre as 4 charges à turma (desse slide e do posterior). Em seguida, incentive-os a identificar a temática de cada uma delas questionando oralmente (via áudio no WhatsApp) sobre qual seria o tema abordado em cada uma. Posteriormente, compartilhe a real temática de cada charge, orientando os alunos a perceber que cada charge apresenta uma crítica e que o tema é polêmico porque existem controvérsias sobre ele. Verifique, no slide seguinte (no plano original), os temas depreendidos de cada charge, bem como a crítica e a questão controversa. Veja, no plano original, as expectativas de análise quanto a cada charge lida. Solicite, então, que a turma escolha dentre esses temas qual será o do seu debate. A partir do momento em que a turma decidir o tema de seu debate, você deverá orientá-los a produzir as regras do debate. Organize a turma em pequenos grupos a sua escolha. Esclareça que as regras devem ser planejadas pensando na atuação de cada grupo. Para isso, oriente-os a levar em conta o debate assistido na aula 10 no que diz respeito à forma de organização, à participação dos debatedores, à postura de cada um, dentre outros pontos que julgar necessários. As regras devem ser criadas seguindo as questões reproduzidos no último slide do Desenvolvimento do plano original. Para nortear as regras a serem elaboradas pelos alunos, tenha por base a leitura do artigo disponível aqui.

Fechamento
Para encerrar esta aula, divida os grupos em: debatedores favoráveis, debatedores desfavoráveis e mediadores. Oriente os alunos em relação à pesquisa, deixando claro que todos devem pesquisar sobre o tema. Explique que devem pesquisar sozinhos e compartilhar os resultados com seu grupo pelo WhatsApp. Esclareça aos alunos que podem usar o Google e suas diferentes formas de filtro, e que devem variar pesquisando em: vídeos, notícias, reportagens, entrevistas etc. Explique aos alunos que, no dia previsto para o debate, vocês terão um encontro online pela plataforma Google Meet ou similar.

Convite às famílias
Você pode instigar os alunos a abrir o debate em casa: mas afinal, é biscoito ou bolacha? Essa brincadeira pode render discussões bem construtivas.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_06SQA11

(EF89LP12) Planejar coletivamente a realização de um debate sobre tema previamente definido, de interesse coletivo, com regras acordadas e planejar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido (o que pode envolver entrevistas com especialistas, consultas a fontes diversas, o registro das informações e dados obtidos etc.), tendo em vista as condições de produção do debate – perfil dos ouvintes e demais participantes, objetivos do debate, motivações para sua realização, argumentos e estratégias de convencimento mais eficazes etc. e participar de debates regrados, na condição de membro de uma equipe de debatedor, apresentador/mediador, espectador (com ou sem direito a perguntas), e/ou de juiz/avaliador, como forma de compreender o funcionamento do debate, e poder participar de forma convincente, ética, respeitosa e crítica e desenvolver uma atitude de respeito e diálogo para com as ideias divergentes.

(EF69LP19) Analisar, em gêneros orais que envolvam argumentação, os efeitos de sentido de elementos típicos da modalidade falada, como a pausa, a entonação, o ritmo, a gestualidade e expressão facial, as hesitações etc.


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