15778
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - O debate em sala de aula: discutir X opinar X argumentar

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre O debate em sala de aula: discutir X opinar X argumentar

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudia De Jesus Abreu Feitoza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade, sendo o 2º plano de 3 planos sobre o gênero debate.

Materiais necessários:

  • O arquivo com as charges pré-selecionadas, disponível aqui, para a escolha do tema do debate regrado.

Informações sobre o gênero: O debate é um gênero oral que faz parte do campo midiático e, frequentemente, é apropriado pela esfera escolar. Ele se desenvolve em torno de temas polêmicos que dividem opinião. É caracterizado pela presença de debatedores com opiniões contrárias sobre o tema e um moderador.

Dificuldades antecipadas: compreender o processo de argumentação utilizado pelos participantes, por ser uma atividade de compreensão a partir da escuta, podem ter dificuldade em ouvir, compreender e acompanhar o raciocínio nos turnos de fala.

Referências sobre o assunto:

OLIVEIRA, Lucas. Como organizar um debate formal em sala de aula. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/como-organizar-conduzir-um-debate-formal-sala-aula.htm>. Acesso em: 1 dez. 2018. SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por R. Rojo e G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. TEIXEIRA, Lucia. Gêneros orais na escola. Bakhtiniana, São Paulo, 7 (1): 240-252, Jan./Jun. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/bak/v7n1/v7n1a14.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2018.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho.
  • Explique aos alunos que nesta aula vocês irão definir o tema do debate, bem como organizar as regras para o seu funcionamento, além de receber as orientações do professor para realizá-lo.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula projetando a tirinha no quadro e instigue os alunos a responder aos questionamentos oralmente. Caso não seja possível, você mesmo pode lançar a pergunta aos alunos “O certo é biscoito ou bolacha?”, de forma provocativa.
  • Certamente, a sala irá se manifestar de forma desorganizada, todos querendo falar ao mesmo tempo.
  • A intenção neste começo de aula é mostrar aos alunos que para debater é preciso ter organização. Este é o objetivo da aula.
  • Explique a eles que qualquer debate, se não for organizado, se transforma em discussão.
  • Retome que o objetivo da aula é organizar um debate REGRADO, questione-os sobre o que realizar um debate regrado pressupõe. Espera-se que os alunos apontem que um debate REGRADO pressupõe a existência de regras.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Esclareça aos alunos que neste momento será feita a escolha do tema do debate regrado que será feito em outro momento da aula.
  • Para isso, projete no quadro as 4 charges, do slide atual e do slide seguinte. Caso não seja possível, você pode providenciar a impressão das charges e colá-las no quadro.
  • O arquivo com as charges pré-selecionadas estão disponíveis aqui. Mas você pode selecionar outros temas relevantes à realidade dos alunos, tendo o cuidado de que sejam temas efetivamente polêmicos, ou seja, que dividam opiniões.
  • Primeiramente, mostre as 4 charges à turma (deste slide e do posterior).
  • Agora, incentive-os a identificar a temática de cada uma delas questionando a sala oralmente sobre qual seria o tema abordado em cada uma.
  • Anote no quadro a temática de cada charge, orientando os alunos a perceberem que cada charge apresenta uma crítica e que o tema é polêmico porque existem controvérsias sobre ele.
  • Verifique no slide seguinte os temas depreendidos de cada charge, bem como a crítica e questão controversa.
  • Sugere-se 30 minutos para essa etapa, sendo 15 para a escolha e explicação do tema e 15 para a criação das regras.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Sobre os temas de cada charge, espera-se que os alunos identifiquem:

Charge 1:

Tema: diferença de qualidade entre as escolas públicas e particulares.

Crítica: Os alunos da escola particular estão mais avançados (lâmpada comparada a conhecimento/ideia) e os da escola pública estão atrasados (lamparina comparada a conhecimento/ideia “atrasados”).

Controvérsia:

Charge 2:

Tema: a baixa qualidade no atendimento no sistema público de saúde.

Crítica: A demora no atendimento é tão grande que os pacientes morrem à espera de atendimento.

Controvérsia: O sistema público de saúde no Brasil serve de modelo em outros países por representar o acesso gratuito a todos.

Charge 3:

Tema: a questão das cotas na universidade divide opiniões.

Crítica: Cada grupo social reivindica seus direitos de acesso às cotas, inclusive o grupo que não tem direito às cotas.

Controvérsia: As cotas são uma forma de acesso das minorias (condição econômica, raça etc.)

Charge 4:

Tema: a lei da palmada.

Crítica: a lei da palmada criminaliza os pais, inclusive tornando complexa a educação que pretendem dar aos filhos, como na situação de consumo retratada.

Controvérsia: a lei da palmada é uma forma de violência.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Agora que a turma já decidiu o tema, você deverá orientá-los a produzir as regras do debate.
  • Esta fase é importante, porque, sendo as regras elaboradas, planejadas e determinadas pelos alunos, haverá maior possibilidade de eles respeitarem.
  • Esclareça que as regras devem ser planejadas pensando na atuação de cada grupo.
  • Para isso, oriente-os que devem levar em conta o debate assistido na aula 10 a respeito da forma de organização, da participação dos debatedores, da postura de cada um, dentre outros pontos que julgar necessários.
  • As regras devem ser criadas seguindo as questões reproduzidos neste slide, que também podem ser anotadas no quadro.
  • Para nortear as regras a serem elaboradas pelos alunos, tenha por base a leitura do artigo desse link.
  • Conforme os alunos forem falando as regras, anote-as na lousa de modo claro e usando verbos no imperativo.
  • Por fim, use uma cartolina ou papel pardo para anotar as regras criadas e disponibilize-as em uma parede da sala com o título “Regras para o debate regrado”.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para encerrar esta aula, divida os alunos em 3 grupos: debatedores favoráveis, debatedores desfavoráveis e mediadores.
  • Oriente os alunos em relação à pesquisa, deixando claro que todos devem pesquisar sobre o tema.
  • Explique que devem pesquisar o tema em casa ou no laboratório de informática da escola usando diferentes fontes e ferramentas de pesquisa.
  • Esclareça aos alunos que podem usar o google e suas diferentes formas de filtro e que devem variar pesquisando em: vídeos, notícias, reportagens, entrevistas etc.
  • Agende uma data para a realização do debate, que ocorrerá na aula 12. Um tempo razoável para a pesquisa é cerca de uma semana.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade, sendo o 2º plano de 3 planos sobre o gênero debate.

Materiais necessários:

  • O arquivo com as charges pré-selecionadas, disponível aqui, para a escolha do tema do debate regrado.

Informações sobre o gênero: O debate é um gênero oral que faz parte do campo midiático e, frequentemente, é apropriado pela esfera escolar. Ele se desenvolve em torno de temas polêmicos que dividem opinião. É caracterizado pela presença de debatedores com opiniões contrárias sobre o tema e um moderador.

Dificuldades antecipadas: compreender o processo de argumentação utilizado pelos participantes, por ser uma atividade de compreensão a partir da escuta, podem ter dificuldade em ouvir, compreender e acompanhar o raciocínio nos turnos de fala.

Referências sobre o assunto:

OLIVEIRA, Lucas. Como organizar um debate formal em sala de aula. Disponível em: <https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/como-organizar-conduzir-um-debate-formal-sala-aula.htm>. Acesso em: 1 dez. 2018. SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por R. Rojo e G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. TEIXEIRA, Lucia. Gêneros orais na escola. Bakhtiniana, São Paulo, 7 (1): 240-252, Jan./Jun. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/bak/v7n1/v7n1a14.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho.
  • Explique aos alunos que nesta aula vocês irão definir o tema do debate, bem como organizar as regras para o seu funcionamento, além de receber as orientações do professor para realizá-lo.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Inicie a aula projetando a tirinha no quadro e instigue os alunos a responder aos questionamentos oralmente. Caso não seja possível, você mesmo pode lançar a pergunta aos alunos “O certo é biscoito ou bolacha?”, de forma provocativa.
  • Certamente, a sala irá se manifestar de forma desorganizada, todos querendo falar ao mesmo tempo.
  • A intenção neste começo de aula é mostrar aos alunos que para debater é preciso ter organização. Este é o objetivo da aula.
  • Explique a eles que qualquer debate, se não for organizado, se transforma em discussão.
  • Retome que o objetivo da aula é organizar um debate REGRADO, questione-os sobre o que realizar um debate regrado pressupõe. Espera-se que os alunos apontem que um debate REGRADO pressupõe a existência de regras.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Esclareça aos alunos que neste momento será feita a escolha do tema do debate regrado que será feito em outro momento da aula.
  • Para isso, projete no quadro as 4 charges, do slide atual e do slide seguinte. Caso não seja possível, você pode providenciar a impressão das charges e colá-las no quadro.
  • O arquivo com as charges pré-selecionadas estão disponíveis aqui. Mas você pode selecionar outros temas relevantes à realidade dos alunos, tendo o cuidado de que sejam temas efetivamente polêmicos, ou seja, que dividam opiniões.
  • Primeiramente, mostre as 4 charges à turma (deste slide e do posterior).
  • Agora, incentive-os a identificar a temática de cada uma delas questionando a sala oralmente sobre qual seria o tema abordado em cada uma.
  • Anote no quadro a temática de cada charge, orientando os alunos a perceberem que cada charge apresenta uma crítica e que o tema é polêmico porque existem controvérsias sobre ele.
  • Verifique no slide seguinte os temas depreendidos de cada charge, bem como a crítica e questão controversa.
  • Sugere-se 30 minutos para essa etapa, sendo 15 para a escolha e explicação do tema e 15 para a criação das regras.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Sobre os temas de cada charge, espera-se que os alunos identifiquem:

Charge 1:

Tema: diferença de qualidade entre as escolas públicas e particulares.

Crítica: Os alunos da escola particular estão mais avançados (lâmpada comparada a conhecimento/ideia) e os da escola pública estão atrasados (lamparina comparada a conhecimento/ideia “atrasados”).

Controvérsia:

Charge 2:

Tema: a baixa qualidade no atendimento no sistema público de saúde.

Crítica: A demora no atendimento é tão grande que os pacientes morrem à espera de atendimento.

Controvérsia: O sistema público de saúde no Brasil serve de modelo em outros países por representar o acesso gratuito a todos.

Charge 3:

Tema: a questão das cotas na universidade divide opiniões.

Crítica: Cada grupo social reivindica seus direitos de acesso às cotas, inclusive o grupo que não tem direito às cotas.

Controvérsia: As cotas são uma forma de acesso das minorias (condição econômica, raça etc.)

Charge 4:

Tema: a lei da palmada.

Crítica: a lei da palmada criminaliza os pais, inclusive tornando complexa a educação que pretendem dar aos filhos, como na situação de consumo retratada.

Controvérsia: a lei da palmada é uma forma de violência.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Agora que a turma já decidiu o tema, você deverá orientá-los a produzir as regras do debate.
  • Esta fase é importante, porque, sendo as regras elaboradas, planejadas e determinadas pelos alunos, haverá maior possibilidade de eles respeitarem.
  • Esclareça que as regras devem ser planejadas pensando na atuação de cada grupo.
  • Para isso, oriente-os que devem levar em conta o debate assistido na aula 10 a respeito da forma de organização, da participação dos debatedores, da postura de cada um, dentre outros pontos que julgar necessários.
  • As regras devem ser criadas seguindo as questões reproduzidos neste slide, que também podem ser anotadas no quadro.
  • Para nortear as regras a serem elaboradas pelos alunos, tenha por base a leitura do artigo desse link.
  • Conforme os alunos forem falando as regras, anote-as na lousa de modo claro e usando verbos no imperativo.
  • Por fim, use uma cartolina ou papel pardo para anotar as regras criadas e disponibilize-as em uma parede da sala com o título “Regras para o debate regrado”.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para encerrar esta aula, divida os alunos em 3 grupos: debatedores favoráveis, debatedores desfavoráveis e mediadores.
  • Oriente os alunos em relação à pesquisa, deixando claro que todos devem pesquisar sobre o tema.
  • Explique que devem pesquisar o tema em casa ou no laboratório de informática da escola usando diferentes fontes e ferramentas de pesquisa.
  • Esclareça aos alunos que podem usar o google e suas diferentes formas de filtro e que devem variar pesquisando em: vídeos, notícias, reportagens, entrevistas etc.
  • Agende uma data para a realização do debate, que ocorrerá na aula 12. Um tempo razoável para a pesquisa é cerca de uma semana.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP12 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano