15777
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - O debate em sala de aula: discutir x opinar x argumentar

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre O debate em sala de aula: discutir x opinar x argumentar

Plano 10 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudia De Jesus Abreu Feitoza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade, sendo o 1º plano de 3 planos sobre o gênero debate.

Materiais necessários:

  • Vídeo da TVE-Debate, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=M0L3p8LrZ2o. Acesso em 21.11.2018. (Parte 1).
  • É recomendado que você faça o download do vídeo e utilize o arquivo, caso haja alguma intercorrência com a internet.
  • Para fazer o download do vídeo, você pode usar a ferramenta on-line do Clip Converter, disponível aqui: https://www.clipconverter.cc/pt/.
  • Projetor multimídia com áudio.
  • Ficha de observação impressa para cada dupla de alunos, disponível aqui.
  • Gabarito da Ficha de observação impressa para cada dupla de alunos, disponível aqui.

Informações sobre o gênero: O debate é um gênero oral que faz parte do campo midiático e, frequentemente, é apropriado pela esfera escolar. Ele se desenvolve em torno de temas polêmicos que dividem opinião. É caracterizado pela presença de debatedores com opiniões contrárias sobre o tema e um moderador.

Dificuldades antecipadas: Compreender o processo de argumentação utilizado pelos participantes, por ser uma atividade de compreensão a partir da escuta, podem ter dificuldade em ouvir, compreender e acompanhar o raciocínio nos turnos de fala.

Referências sobre o assunto:

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por R. Rojo e G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

TEIXEIRA, Lucia. Gêneros orais na escola. Bakhtiniana, São Paulo, 7 (1): 240-252, Jan./Jun. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/bak/v7n1/v7n1a14.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2018.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho.
  • Explique aos alunos que nesta aula irão assistir a um debate sobre “Cotas Raciais” para que mais adiante possam, também, organizar e participar de um debate.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que o Debate TVE é um programa diário que propõe diversos debates em que o confronto de ideias e a análise de temas da atualidade. O programa conta com a participação de dois convidados com visão diferente sobre um determinado tema, uma mediadora e dois apresentadores.
  • Explique aos alunos que nesta aula eles irão assistir apenas a parte 1 do debate (duração de 9 minutos).
  • Oriente os alunos que neste momento eles devem apenas se preocupar em assistir ao debate para compreender o tema e que depois poderão assistir o vídeo novamente a partir de seus celulares para poderem fazer a atividade proposta.
  • Reproduza o vídeo indicado no link: https://www.youtube.com/watch?v=M0L3p8LrZ2o.
  • Recomenda-se que você faça o download do arquivo previamente, caso haja alguma intercorrência com a internet.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Após assistirem ao vídeo pela primeira vez, explique os dados referentes ao contexto de produção com as informações projetadas neste slide.
  • Explique aos alunos que há também neste debate a presença de apresentadores de TV que auxiliam na condução do Programa.
  • Reforce que o vídeo é parcial, que há mais 3 partes totalizando cerca de 1 hora, mas que nesta aula será utilizada apenas a parte 1.
  • Organize os alunos em duplas a fim de que eles possam trocar ideias sobre os dados do vídeo.
  • Distribua a ficha de observação do Debate disponível aqui.
  • Oriente aos alunos para, se necessário, assistirem ao vídeo novamente. Anote o link do vídeo na lousa: https://www.youtube.com/watch?v=M0L3p8LrZ2o.
  • Explique que a ficha de observação está dividida em duas partes: 1) sobre a compreensão do tema debatido e da argumentação utilizada; 2) sobre a organização do gênero debate, postura, voz e linguagem das participantes.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Para encerrar esta aula, retome a leitura de cada fragmento do texto procedendo com a correção oral a partir do link com as expectativas de respostas disponibilizadas aqui.
  • Organize a correção oral de modo que cada dupla responda a alguma questão.
  • Incentive os alunos a apontarem detalhes e observações sobre o debate assistido, reforçando sempre que mais adiante eles irão produzir um debate também.
  • Finalize a aula deixando claro que as características essenciais de um bom debate são: pesquisa, organização e participação. Sem isso, se torna uma discussão.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade, sendo o 1º plano de 3 planos sobre o gênero debate.

Materiais necessários:

  • Vídeo da TVE-Debate, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=M0L3p8LrZ2o. Acesso em 21.11.2018. (Parte 1).
  • É recomendado que você faça o download do vídeo e utilize o arquivo, caso haja alguma intercorrência com a internet.
  • Para fazer o download do vídeo, você pode usar a ferramenta on-line do Clip Converter, disponível aqui: https://www.clipconverter.cc/pt/.
  • Projetor multimídia com áudio.
  • Ficha de observação impressa para cada dupla de alunos, disponível aqui.
  • Gabarito da Ficha de observação impressa para cada dupla de alunos, disponível aqui.

Informações sobre o gênero: O debate é um gênero oral que faz parte do campo midiático e, frequentemente, é apropriado pela esfera escolar. Ele se desenvolve em torno de temas polêmicos que dividem opinião. É caracterizado pela presença de debatedores com opiniões contrárias sobre o tema e um moderador.

Dificuldades antecipadas: Compreender o processo de argumentação utilizado pelos participantes, por ser uma atividade de compreensão a partir da escuta, podem ter dificuldade em ouvir, compreender e acompanhar o raciocínio nos turnos de fala.

Referências sobre o assunto:

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por R. Rojo e G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

TEIXEIRA, Lucia. Gêneros orais na escola. Bakhtiniana, São Paulo, 7 (1): 240-252, Jan./Jun. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/bak/v7n1/v7n1a14.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho.
  • Explique aos alunos que nesta aula irão assistir a um debate sobre “Cotas Raciais” para que mais adiante possam, também, organizar e participar de um debate.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Explique aos alunos que o Debate TVE é um programa diário que propõe diversos debates em que o confronto de ideias e a análise de temas da atualidade. O programa conta com a participação de dois convidados com visão diferente sobre um determinado tema, uma mediadora e dois apresentadores.
  • Explique aos alunos que nesta aula eles irão assistir apenas a parte 1 do debate (duração de 9 minutos).
  • Oriente os alunos que neste momento eles devem apenas se preocupar em assistir ao debate para compreender o tema e que depois poderão assistir o vídeo novamente a partir de seus celulares para poderem fazer a atividade proposta.
  • Reproduza o vídeo indicado no link: https://www.youtube.com/watch?v=M0L3p8LrZ2o.
  • Recomenda-se que você faça o download do arquivo previamente, caso haja alguma intercorrência com a internet.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Após assistirem ao vídeo pela primeira vez, explique os dados referentes ao contexto de produção com as informações projetadas neste slide.
  • Explique aos alunos que há também neste debate a presença de apresentadores de TV que auxiliam na condução do Programa.
  • Reforce que o vídeo é parcial, que há mais 3 partes totalizando cerca de 1 hora, mas que nesta aula será utilizada apenas a parte 1.
  • Organize os alunos em duplas a fim de que eles possam trocar ideias sobre os dados do vídeo.
  • Distribua a ficha de observação do Debate disponível aqui.
  • Oriente aos alunos para, se necessário, assistirem ao vídeo novamente. Anote o link do vídeo na lousa: https://www.youtube.com/watch?v=M0L3p8LrZ2o.
  • Explique que a ficha de observação está dividida em duas partes: 1) sobre a compreensão do tema debatido e da argumentação utilizada; 2) sobre a organização do gênero debate, postura, voz e linguagem das participantes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Para encerrar esta aula, retome a leitura de cada fragmento do texto procedendo com a correção oral a partir do link com as expectativas de respostas disponibilizadas aqui.
  • Organize a correção oral de modo que cada dupla responda a alguma questão.
  • Incentive os alunos a apontarem detalhes e observações sobre o debate assistido, reforçando sempre que mais adiante eles irão produzir um debate também.
  • Finalize a aula deixando claro que as características essenciais de um bom debate são: pesquisa, organização e participação. Sem isso, se torna uma discussão.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP12 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano