Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero artigo de opinião e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de oralidade, sendo o 1º plano de 3 planos sobre o gênero debate.
Materiais necessários:
- Vídeo da TVE-Debate, disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=M0L3p8LrZ2o. Acesso em 21.11.2018. (Parte 1).
- É recomendado que você faça o download do vídeo e utilize o arquivo, caso haja alguma intercorrência com a internet.
- Para fazer o download do vídeo, você pode usar a ferramenta on-line do Clip Converter, disponível aqui: https://www.clipconverter.cc/pt/.
- Projetor multimídia com áudio.
- Ficha de observação impressa para cada dupla de alunos, disponível aqui.
- Gabarito da Ficha de observação impressa para cada dupla de alunos, disponível aqui.
Informações sobre o gênero: O debate é um gênero oral que faz parte do campo midiático e, frequentemente, é apropriado pela esfera escolar. Ele se desenvolve em torno de temas polêmicos que dividem opinião. É caracterizado pela presença de debatedores com opiniões contrárias sobre o tema e um moderador.
Dificuldades antecipadas: Compreender o processo de argumentação utilizado pelos participantes, por ser uma atividade de compreensão a partir da escuta, podem ter dificuldade em ouvir, compreender e acompanhar o raciocínio nos turnos de fala.
Referências sobre o assunto:
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização por R. Rojo e G. S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
TEIXEIRA, Lucia. Gêneros orais na escola. Bakhtiniana, São Paulo, 7 (1): 240-252, Jan./Jun. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/bak/v7n1/v7n1a14.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Inicie a aula apresentando a proposta de trabalho.
- Explique aos alunos que nesta aula irão assistir a um debate sobre “Cotas Raciais” para que mais adiante possam, também, organizar e participar de um debate.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Explique aos alunos que o Debate TVE é um programa diário que propõe diversos debates em que o confronto de ideias e a análise de temas da atualidade. O programa conta com a participação de dois convidados com visão diferente sobre um determinado tema, uma mediadora e dois apresentadores.
- Explique aos alunos que nesta aula eles irão assistir apenas a parte 1 do debate (duração de 9 minutos).
- Oriente os alunos que neste momento eles devem apenas se preocupar em assistir ao debate para compreender o tema e que depois poderão assistir o vídeo novamente a partir de seus celulares para poderem fazer a atividade proposta.
- Reproduza o vídeo indicado no link: https://www.youtube.com/watch?v=M0L3p8LrZ2o.
- Recomenda-se que você faça o download do arquivo previamente, caso haja alguma intercorrência com a internet.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Após assistirem ao vídeo pela primeira vez, explique os dados referentes ao contexto de produção com as informações projetadas neste slide.
- Explique aos alunos que há também neste debate a presença de apresentadores de TV que auxiliam na condução do Programa.
- Reforce que o vídeo é parcial, que há mais 3 partes totalizando cerca de 1 hora, mas que nesta aula será utilizada apenas a parte 1.
- Organize os alunos em duplas a fim de que eles possam trocar ideias sobre os dados do vídeo.
- Distribua a ficha de observação do Debate disponível aqui.
- Oriente aos alunos para, se necessário, assistirem ao vídeo novamente. Anote o link do vídeo na lousa: https://www.youtube.com/watch?v=M0L3p8LrZ2o.
- Explique que a ficha de observação está dividida em duas partes: 1) sobre a compreensão do tema debatido e da argumentação utilizada; 2) sobre a organização do gênero debate, postura, voz e linguagem das participantes.
Fechamento
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Para encerrar esta aula, retome a leitura de cada fragmento do texto procedendo com a correção oral a partir do link com as expectativas de respostas disponibilizadas aqui.
- Organize a correção oral de modo que cada dupla responda a alguma questão.
- Incentive os alunos a apontarem detalhes e observações sobre o debate assistido, reforçando sempre que mais adiante eles irão produzir um debate também.
- Finalize a aula deixando claro que as características essenciais de um bom debate são: pesquisa, organização e participação. Sem isso, se torna uma discussão.