15774
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Hipertextos e hiperlinks em verbetes enciclopédicos digitais: conectando informações

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Hipertextos e hiperlinks em verbetes enciclopédicos digitais: conectando informações

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gleiciane Rosa Vinote Rocha

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar o material como documento.

Opcional: Random Name Picker (veja como fazer sorteios de nomes no tutorial disponível aqui).

Tema
Apresente o tema da aula para os alunos: Os hiperlinks e os hipertextos num verbete de enciclopédia. Não dê mais informações para não prejudicar o andamento da atividade a ser realizada na Introdução.

Introdução
Compartilhe o questionamento do slide da Introdução, presente no plano original, para que os alunos respondam oralmente, de forma espontânea. Desafie-os a colocar suas respostas no WhatsApp. Dado algum tempo, disponibilize a resposta correta (letra “a”, uma vez que é a que representa um elemento formado por um trecho de texto ou elemento gráfico que fica em destaque e, ao ser acionado por um clique, leva a um novo documento). Explique ainda aos alunos que o termo link na informática também é chamado de hiperlink. Em seguida, peça aos alunos que, com base na atividade 1, criem uma definição para a expressão hiperlink, completando a frase projetada no plano original e copiando-a no caderno. A sugestão de resolução desta atividade está disponivel aqui.

Desenvolvimento
Encaminhe aos alunos o documento presente no link disponível aqui. Em seguida, peça que identifiquem os hiperlinks presentes no texto. Eles deverão observar que os hiperlinks, assim como visto na Introdução, estão destacados, nesse caso, em azul. Questione a respeito de como os hiperlinks são destacados em relação ao restante do texto. Em seguida, pergunte aos alunos o que aconteceu ao clicar nos hiperlinks. Eles deverão perceber que eles abrem novas páginas, que conduzem aos assuntos descritos nas palavras em azul. Encaminhe também aos alunos o slide presente em Desenvolvimento, no plano original, e peça que cliquem no link para abrir a página. Em seguida, peça aos alunos que identifiquem no subtítulo Introdução essa nova forma de leitura. O alunos deverão perceber que, nesta página (disponível aqui), o leitor pode não ler o texto de forma linear, mas pode optar por ver a foto em destaque ou as demais fotos, abaixo, clicando nos triângulos, assim como clicar nos hiperlinks e ser direcionado para outra página e só depois voltar, ou ainda pode optar por outros caminhos, como primeiro clicar nos hiperlinks, depois nos triângulos que mostram diferentes fotos e, por último, na foto em destaque. Para ampliar essa informação, exiba o vídeo-minuto no link disponível aqui. Após a exibição, peça aos alunos que, espontaneamente, criem e compartilhem um vídeo-minuto com base no que acabaram de assistir (o conceito de hipertexto), fazendo um breve resumo. Aproveite e comente com os alunos que existem hipertextos impressos também, por exemplo, as caixas/boxes com informações extras.

Fechamento
Encaminhe aos alunos a imagem do slide de Fechamento do plano original. Pergunte em que ela se relaciona ao conceito de hipertexto e qual a função de um hiperlink/hipertexto num verbete de enciclopédia. Peça que anotem no caderno as conclusões a que chegarem, completando o parágrafo escrito anteriormente. Solicite que alguns alunos socializem a resposta dada na questão do slide anterior. Sorteie os nomes dos alunos que deverão responder com o auxílio da plataforma Random Name Picker (Roleta de Nomes). Veja em Recursos Opcionais.

Convite às famílias
Você pode convidar os familiares a assistir a vídeo-minutos com os alunos. Juntos, família e alunos podem selecionar alguns vídeos com temáticas de gosto em comum.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_04SQA08

(EF69LP43) Identificar e utilizar os modos de introdução de outras vozes no texto – citação literal e sua formatação e paráfrase –, as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados (“Segundo X; De acordo com Y; De minha/nossa parte, penso/amos que”...) e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos.

(EF08LP14) Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão sequencial (articuladores) e referencial (léxica e pronominal), construções passivas e impessoais, discurso direto e indireto e outros recursos expressivos adequados ao gênero textual.

(EF89LP30) Analisar a estrutura de hipertexto e hiperlinks em textos de divulgação científica que circulam na Web e proceder à remissão a conceitos e relações por meio de links.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas