15773
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Conhecendo o verbete enciclopédico em detalhes: a intertextualidade

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Conhecendo o verbete enciclopédico em detalhes: a intertextualidade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gleiciane Rosa Vinote Rocha

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar o material como documento.

Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).

Tema
Apresente o tema da aula para os alunos: A intertextualidade num verbete de enciclopédia. Não dê maiores informações para não prejudicar o andamento da atividade a ser realizada na Introdução.

Introdução
Compartilhe com os alunos, por meio de WhatsApp ou e-mail, algumas reflexões: eles conhecem outras maneiras mais tecnológicas de transmitir informações? Explique para os alunos que eles nasceram na era intitulada tecnológica, em que a transmissão de conteúdo se dá de forma mais dinâmica e que um gênero que se aproxima do verbete de enciclopédia na função de transmitir conteúdos e em aspectos estruturais é o vídeo-minuto. Pergunte aos alunos se eles conhecem exemplos de textos que se referem a outros textos. Cite alguns exemplos, como o trecho do poema “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias, presente no Hino Nacional, e também a referência da música “Monte Castelo” ao poema “Amor é fogo que arde sem se ver”, de Luís Vaz de Camões, e ainda à “Carta de Coríntios”, escrita por Paulo (anexe esses exemplos ao documento). Em seguida, exponha que um texto, assim como um vídeo-minuto ou um verbete de enciclopédia, faz referência a outros textos e que isso recebe o nome de intertextualidade. Exiba o vídeo-minuto intitulado “Megacurioso. As mortes mais estúpidas causadas por selfies”, disponível aqui. Após a exibição, ainda numa conversa espontânea, proponha as seguintes reflexões:
- A intenção do vídeo é fazer um alerta. Sobre o quê?
- Neste vídeo-minuto há intertextualidade?
- Com qual objetivo o narrador cita o estudo de um levantamento de mortes provocadas por selfies?
Solicite que respondam às perguntas em seus cadernos de aula. Observação: veja mais informações sobre o vídeo sugerido no plano original.

Desenvolvimento
Para realizar as atividades do Desenvolvimento, solicite que os alunos façam duplas. Para isso, sugira que estabeleçam seus combinados e troquem suas impressões por meio de uma reunião online com o Google Meet (veja em Recursos Opcionais) ou outra plataforma. Disponibilize, no grupo de WhatsApp da turma, os verbetes de enciclopédia disponíveis aqui. Em seguida, peça aos alguns alunos que leiam os textos. Solicite aos alunos que pintem, usando caneta marca-texto verde, os termos nos textos que fazem referência a outros estudos. Em seguida, peça que colem a folha no caderno. Aos alunos que não tiverem como imprimir, peça que copiem os verbetes no caderno e realizem as atividades. Faça a correção, sorteando algumas duplas para colocar suas respostas no grupo do WhatsApp da turma. Você pode também criar uma reunião via Google Meet para melhor explicar a atividade e realizar a socialização. A resolução da atividade está disponível aqui. Faça as intervenções que julgar necessárias, de modo que os alunos compreendam que, em relação à questão 4, o uso de termos como “segundo”, “de acordo com” e o uso das aspas são indicativos de que há referências a outros textos, ou seja, intertextualidade.

Fechamento
Peça aos alunos que, ainda em duplas, reflitam sobre a seguinte questão: qual a função da intertextualidade num vídeo-minuto e num verbete de enciclopédia? Ou seja, com qual objetivo outros textos são citados? Peça que alguns alunos socializem a resposta dada na questão do slide anterior, oralmente, no WhatsApp. Conduza os alunos a perceber, ainda por meio de uma conversa espontânea, que as referências a outros estudos num vídeo-minuto e num verbete de enciclopédia têm a função de argumento de autoridade, de embasar o que está sendo dito, dando credibilidade ao texto. 

Convite às famílias
As famílias podem ser convidadas a assistir aos vídeos junto aos alunos para que possam, assim, trocar experiências de aprendizagem. É importante que os alunos percebam que seus familiares os apoiam em sua aprendizagem e veem relevância no que aprendem na escola.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_04SQA07

(EF69LP43) Identificar e utilizar os modos de introdução de outras vozes no texto – citação literal e sua formatação e paráfrase –, as pistas linguísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor e dos outros autores citados (“Segundo X; De acordo com Y; De minha/nossa parte, penso/amos que”...) e os elementos de normatização (tais como as regras de inclusão e formatação de citações e paráfrases, de organização de referências bibliográficas) em textos científicos, desenvolvendo reflexão sobre o modo como a intertextualidade e a retextualização ocorrem nesses textos.

(EF08LP14) Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão sequencial (articuladores) e referencial (léxica e pronominal), construções passivas e impessoais, discurso direto e indireto e outros recursos expressivos adequados ao gênero textual.

(EF89LP30) Analisar a estrutura de hipertexto e hiperlinks em textos de divulgação científica que circulam na Web e proceder à remissão a conceitos e relações por meio de links.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas