15773
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Conhecendo o verbete enciclopédico em detalhes: a intertextualidade

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Conhecendo o verbete enciclopédico em detalhes: a intertextualidade

Plano 07 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gleiciane Rosa Vinote Rocha

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Verbete de enciclopédia e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

- Três verbetes enciclopédicos digitais de estilos diferentes, de acordo com o público e o contexto de circulação:
1- Wikipédia. Selfie. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Selfie. Acesso em: 30 de setembro de 2018.
2 - Dicionário popular. Selfie. Disponível: https://www.dicionariopopular.com/selfie/. Acesso em: 30 de setembro de 2018. (Apesar de o nome do site ser dicionário, trata-se de um verbete enciclopédico, pois vai além da conceituação.)

3 - Disponível em: Wikipédia. Fotografia. https://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia. Acesso em: 30 de setembro de 2018.

- Videominuto: Mega Curioso. As mortes mais estúpidas causadas por selfies. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_-hctTzDH70. Acesso em: 30 de setembro de 2018.
- Internet, datashow, computador ou celular, ou laboratório de informática, ou, em último caso, textos impressos com os hiperlinks marcados.

- Caneta marca-texto.

Informações sobre o gênero:

Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a WIKIPÉDIA a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.
O videominuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem ter dificuldades de entender como a intertextualidade colabora para dar credibilidade ao texto.

Referências sobre o assunto:

- COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
- DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/o_genero_verbete_no_ensino.pdf>. Acesso em: 3/7/2018.
- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6043/escrita-de-verbetes-enciclopedicos> Acesso em: 3/7/2018.
- DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em: <http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/38/EL_V38N3_02.pdf>. Acesso em: 3/7/2018.
- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipédia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/2991>. Acesso em: 3/7/2018.
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipédia. Revista Letra Magna. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 3/7/2018.

- BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/7589/npl31.pdf Acesso em: 4 de setembro de 2018.
- TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Não dê maiores informações para não prejudicar o andamento da atividade realizada na introdução.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Pergunte aos alunos se eles conhecem outras maneiras de mais tecnológicas de transmitir informações.

Ouça as diferentes possibilidades e explique para os alunos que eles nasceram na era intitulada tecnológica, em que a transmissão de conteúdo se dá de forma mais dinâmica e que um gênero que se aproxima do verbete de enciclopédia na função de transmitir conteúdos e em aspectos estruturais é o videominuto.

2. Pergunte aos alunos se eles conhecem exemplos de textos que se referem a outros textos.

Cite alguns exemplos, como o trecho do poema “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias, presente no Hino Nacional, e também a referência da música “Monte Castelo” ao poema “Amor é fogo que arde sem se ver” de Luís Vaz de Camões e ainda à “Carta de Coríntios”, escrita por Paulo. Em seguida, exponha, numa conversa espontânea, que um texto, como um videominuto ou um verbete de enciclopédia, faz referência a outros textos e que isso recebe o nome de intertextualidade.

3. Exiba este videominuto.
Mega Curioso. As mortes mais estúpidas causadas por selfies. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_-hctTzDH70. Acesso em: 30 de setembro de 2018.*

4. Após a exibição, ainda numa conversa espontânea, proponha as seguintes reflexões:

- A intenção do vídeo é fazer um alerta. Sobre o quê?

- Neste videominuto há intertextualidade?

- Com qual objetivo o narrador cita um estudo que fez um levantamento de mortes provocadas por selfies?
Espera-se que os alunos percebam que a intenção do autor do vídeo é fazer um alerta sobre a banalização de pessoas que morreram por motivos fúteis, apenas com a finalidade de fazer um registro fotográfico, colocando a sua imagem como mais importante do que sua própria vida, e que isso não deve ser reproduzido. Eles deverão perceber que o texto faz referência a um estudo e cita dados estatísticos sobre ele. (Esta informação aparece no tempo de 1min30seg do vídeo.) Também deverão notar que a intenção do autor do vídeo ao citar este estudo é destacar que estes procedimentos vêm cada vez mais aumentando, sendo necessários alertas e debates sobre este assunto, inclusive nas escolas.

Faça uma correção participativa pedindo aos alunos que respondam de forma espontânea e voluntária às questões. Se nenhum aluno se voluntariar, faça indicações pontuais, estimulando a participação deles.

* O Vídeo-minuto trata da temática de mortes em decorrência da pessoa tirar uma selfie, ou seja, quando o indivíduo prioriza mais a sua imagem do que a sua vida; havendo, portanto, uma inversão de valores. Um estudo realizado por Hemank Lamba demonstrou que 15 pessoas morreram por causa de selfies em 2014, 39 em 2015 e 73 nos primeiros oito meses de 2016. Sendo assim, há um crescente nesses números e, devido ser um procedimento muito presente na vida dos jovens, é um assunto que precisa ser discutido nas escolas. No vídeo-minuto consta mortes por armas de fogo, mas elas não são tratadas de forma banal, pelo contrário, há um alerta sobre não realizar tais tipos de selfies. Porém, caso o professor veja necessidade, pode destacar que nenhuma situação apresentada deve ser reproduzida e também propor uma discussão maior sobre a temática, usando um outro tempo oportuno, tendo como base o seguinte texto: Estudo revela as alarmantes estatísticas das mortes causadas por selfies. Tecmundo. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/selfie/106961-estudo-revela-alarmantes-estatisticas-mortes-causada-selfies.htm>. Acessado em 21/11/2018.

Observações:
- Foi escolhido este tema por despertar o interesse dos jovens e também por ser algo que faz parte do cotidiano deles. Caso queira usar outra temática, devido ao perfil da turma, pesquise na internet ou em livros didáticos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

1. Para realizar as atividades do desenvolvimento, solicite que os alunos façam duplas, que é uma forma de promover conhecimento reflexivo e cooperativo por meio da troca de ideias, retirando a centralidade do discurso do professor ao oportunizar discussões, comparações e negociações, Assim, é permitido que haja uma construção conjunta do conhecimento.

2. Projete a tela acima e clique nos links para abrir os verbetes de enciclopédia. Em seguida, peça a alguns alunos que leiam os textos de forma alternada.

3. Imprima os textos e os distribua para cada aluno.
Clique aqui para imprimir os textos 1, 2 e 3.

4. Solicite aos alunos que pintem, usando caneta marca-texto verde, os termos nos textos que fazem referência a outros estudos. Em seguida, peça-lhes que colem a folha no caderno.

5. Faça a correção da atividade de forma participativa, pedindo aos alunos que respondam de forma espontânea e voluntária às questões. Se nenhum aluno se voluntariar, estimule a participação deles.

Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.

Faça as intervenções que julgar necessárias de modo que os alunos compreendam que, em relação à questão 4, o uso de termos como “segundo”, “de acordo com” e o uso das aspas são indicativos de que há referências a outros textos, ou seja, intertextualidade.

Fique atento para não ultrapassar o tempo de 15 minutos na realização desta atividade.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Projete na tela o slide.
Observação: Caso os alunos tenham acesso à internet e a celulares, você pode compartilhar o videominuto com eles a fim de que fiquem livres para assisti-lo a qualquer momento. Se não, combine um momento e faça a reprodução novamente no projetor.

2. Faça uma correção participativa pedindo aos alunos que respondam de forma espontânea e voluntária às questões. Se nenhum aluno se voluntariar, faça indicações pontuais, estimulando a participação deles.
Sobre a questão 1a, comente que, quando se faz uma citação direta, exatamente como o texto originário faz, deve-se usar as aspas. E que quando há uma transformação/adaptação do texto originário, ou seja, uma citação indireta, este uso não se faz necessário.
Em relação à questão 1b, conduza os alunos a perceber, por meio de uma conversa espontânea, que no videominuto acontece uma citação indireta com a presença da expressão “de acordo com”.

Não ultrapassar o tempo de 15 minutos na realização das questões da Atividade 1.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Peça aos alunos que, ainda em duplas, reflitam sobre a seguinte questão:

- Qual a função da intertextualidade num videominuto e num verbete de enciclopédia? Ou seja, com qual objetivo outros textos são citados?

2 - Peça que alguns alunos socializem a resposta dada na questão do slide anterior.

Conduza os alunos a perceber, ainda por meio de uma conversa espontânea, que as referências a outros estudos num videominuto e num verbete de enciclopédia têm a função de argumento de autoridade, de embasar o que está sendo dito, dando credibilidade ao texto.

Fique atento para que a realização desta questão não ultrapasse 10 minutos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Verbete de enciclopédia e no campo de atuação das práticas de estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

- Três verbetes enciclopédicos digitais de estilos diferentes, de acordo com o público e o contexto de circulação:
1- Wikipédia. Selfie. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Selfie. Acesso em: 30 de setembro de 2018.
2 - Dicionário popular. Selfie. Disponível: https://www.dicionariopopular.com/selfie/. Acesso em: 30 de setembro de 2018. (Apesar de o nome do site ser dicionário, trata-se de um verbete enciclopédico, pois vai além da conceituação.)

3 - Disponível em: Wikipédia. Fotografia. https://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia. Acesso em: 30 de setembro de 2018.

- Videominuto: Mega Curioso. As mortes mais estúpidas causadas por selfies. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_-hctTzDH70. Acesso em: 30 de setembro de 2018.
- Internet, datashow, computador ou celular, ou laboratório de informática, ou, em último caso, textos impressos com os hiperlinks marcados.

- Caneta marca-texto.

Informações sobre o gênero:

Verbete enciclopédico é um gênero textual de natureza expositiva encontrado, como o nome já diz, em enciclopédias. Elas são organizadas em verbetes. Eles têm como objetivo apresentar definições e informações sobre um determinado assunto, utilizando linguagem objetiva e impessoal. Podem conter gráficos, ilustrações e subdivisões para complementar as informações. Atualmente, há mais uso das enciclopédias virtuais, sendo a WIKIPÉDIA a mais conhecida. Ela é colaborativa, ou seja, todos podem editar e fornecer conteúdo, criando ou modificando um verbete, tornando, assim, o texto dinâmico. A leitura em um verbete enciclopédico impresso e virtual também muda, uma vez que virtualmente ela não é linear e os hipertextos permitem que o leitor opte por diferentes caminhos e textos, aprofundando o tema.
O videominuto tem como objetivo homenagear, criticar, informar ou gerar humor, tendo um tempo determinado em torno de 1 minuto.

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem ter dificuldades de entender como a intertextualidade colabora para dar credibilidade ao texto.

Referências sobre o assunto:

- COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
- DIONÍSIO, Angela P. Verbetes: um gênero além do dicionário. In: DIONÍSIO, Angela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M. Auxiliadora. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.
- PORSCHE, Sandra Cristina. et al. O gênero verbete no ensino . Simpósio Internacional de Gêneros Textuais. Disponível em: <https://www.ucs.br/ucs/extensao/agenda/eventos/vsiget/portugues/anais/arquivos/o_genero_verbete_no_ensino.pdf>. Acesso em: 3/7/2018.
- NERY, Alfredina. Escrita de verbetes enciclopédicos. Revista Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/6043/escrita-de-verbetes-enciclopedicos> Acesso em: 3/7/2018.
- DUQUE, Ana Paula. Redação hipertextual coletiva na Wikipedia. Estudos Linguísticos. Disponível em: <http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/volumes/38/EL_V38N3_02.pdf>. Acesso em: 3/7/2018.
- LIMA, Vanessa. Verbete digital: análise de gênero na Wikipédia. Revista L@el em (Dis- Revista L@el em (Dis-)curso. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/2991>. Acesso em: 3/7/2018.
- SILVA, Flavio. Enciclopédia x Wikipédia. Revista Letra Magna. Disponível em: http://www.letramagna.com/artigo13_XII.pdf>. Acesso em: 3/7/2018.

- BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/7589/npl31.pdf Acesso em: 4 de setembro de 2018.
- TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gêneros orais: conceituação e caracterização. Anais do SILEL. Volume 3, Número 1. Uberlândia: EDUFU, 2013.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o tema da aula para os alunos. Não dê maiores informações para não prejudicar o andamento da atividade realizada na introdução.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Pergunte aos alunos se eles conhecem outras maneiras de mais tecnológicas de transmitir informações.

Ouça as diferentes possibilidades e explique para os alunos que eles nasceram na era intitulada tecnológica, em que a transmissão de conteúdo se dá de forma mais dinâmica e que um gênero que se aproxima do verbete de enciclopédia na função de transmitir conteúdos e em aspectos estruturais é o videominuto.

2. Pergunte aos alunos se eles conhecem exemplos de textos que se referem a outros textos.

Cite alguns exemplos, como o trecho do poema “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias, presente no Hino Nacional, e também a referência da música “Monte Castelo” ao poema “Amor é fogo que arde sem se ver” de Luís Vaz de Camões e ainda à “Carta de Coríntios”, escrita por Paulo. Em seguida, exponha, numa conversa espontânea, que um texto, como um videominuto ou um verbete de enciclopédia, faz referência a outros textos e que isso recebe o nome de intertextualidade.

3. Exiba este videominuto.
Mega Curioso. As mortes mais estúpidas causadas por selfies. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_-hctTzDH70. Acesso em: 30 de setembro de 2018.*

4. Após a exibição, ainda numa conversa espontânea, proponha as seguintes reflexões:

- A intenção do vídeo é fazer um alerta. Sobre o quê?

- Neste videominuto há intertextualidade?

- Com qual objetivo o narrador cita um estudo que fez um levantamento de mortes provocadas por selfies?
Espera-se que os alunos percebam que a intenção do autor do vídeo é fazer um alerta sobre a banalização de pessoas que morreram por motivos fúteis, apenas com a finalidade de fazer um registro fotográfico, colocando a sua imagem como mais importante do que sua própria vida, e que isso não deve ser reproduzido. Eles deverão perceber que o texto faz referência a um estudo e cita dados estatísticos sobre ele. (Esta informação aparece no tempo de 1min30seg do vídeo.) Também deverão notar que a intenção do autor do vídeo ao citar este estudo é destacar que estes procedimentos vêm cada vez mais aumentando, sendo necessários alertas e debates sobre este assunto, inclusive nas escolas.

Faça uma correção participativa pedindo aos alunos que respondam de forma espontânea e voluntária às questões. Se nenhum aluno se voluntariar, faça indicações pontuais, estimulando a participação deles.

* O Vídeo-minuto trata da temática de mortes em decorrência da pessoa tirar uma selfie, ou seja, quando o indivíduo prioriza mais a sua imagem do que a sua vida; havendo, portanto, uma inversão de valores. Um estudo realizado por Hemank Lamba demonstrou que 15 pessoas morreram por causa de selfies em 2014, 39 em 2015 e 73 nos primeiros oito meses de 2016. Sendo assim, há um crescente nesses números e, devido ser um procedimento muito presente na vida dos jovens, é um assunto que precisa ser discutido nas escolas. No vídeo-minuto consta mortes por armas de fogo, mas elas não são tratadas de forma banal, pelo contrário, há um alerta sobre não realizar tais tipos de selfies. Porém, caso o professor veja necessidade, pode destacar que nenhuma situação apresentada deve ser reproduzida e também propor uma discussão maior sobre a temática, usando um outro tempo oportuno, tendo como base o seguinte texto: Estudo revela as alarmantes estatísticas das mortes causadas por selfies. Tecmundo. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/selfie/106961-estudo-revela-alarmantes-estatisticas-mortes-causada-selfies.htm>. Acessado em 21/11/2018.

Observações:
- Foi escolhido este tema por despertar o interesse dos jovens e também por ser algo que faz parte do cotidiano deles. Caso queira usar outra temática, devido ao perfil da turma, pesquise na internet ou em livros didáticos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

1. Para realizar as atividades do desenvolvimento, solicite que os alunos façam duplas, que é uma forma de promover conhecimento reflexivo e cooperativo por meio da troca de ideias, retirando a centralidade do discurso do professor ao oportunizar discussões, comparações e negociações, Assim, é permitido que haja uma construção conjunta do conhecimento.

2. Projete a tela acima e clique nos links para abrir os verbetes de enciclopédia. Em seguida, peça a alguns alunos que leiam os textos de forma alternada.

3. Imprima os textos e os distribua para cada aluno.
Clique aqui para imprimir os textos 1, 2 e 3.

4. Solicite aos alunos que pintem, usando caneta marca-texto verde, os termos nos textos que fazem referência a outros estudos. Em seguida, peça-lhes que colem a folha no caderno.

5. Faça a correção da atividade de forma participativa, pedindo aos alunos que respondam de forma espontânea e voluntária às questões. Se nenhum aluno se voluntariar, estimule a participação deles.

Para acessar a resolução da atividade, clique aqui.

Faça as intervenções que julgar necessárias de modo que os alunos compreendam que, em relação à questão 4, o uso de termos como “segundo”, “de acordo com” e o uso das aspas são indicativos de que há referências a outros textos, ou seja, intertextualidade.

Fique atento para não ultrapassar o tempo de 15 minutos na realização desta atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Projete na tela o slide.
Observação: Caso os alunos tenham acesso à internet e a celulares, você pode compartilhar o videominuto com eles a fim de que fiquem livres para assisti-lo a qualquer momento. Se não, combine um momento e faça a reprodução novamente no projetor.

2. Faça uma correção participativa pedindo aos alunos que respondam de forma espontânea e voluntária às questões. Se nenhum aluno se voluntariar, faça indicações pontuais, estimulando a participação deles.
Sobre a questão 1a, comente que, quando se faz uma citação direta, exatamente como o texto originário faz, deve-se usar as aspas. E que quando há uma transformação/adaptação do texto originário, ou seja, uma citação indireta, este uso não se faz necessário.
Em relação à questão 1b, conduza os alunos a perceber, por meio de uma conversa espontânea, que no videominuto acontece uma citação indireta com a presença da expressão “de acordo com”.

Não ultrapassar o tempo de 15 minutos na realização das questões da Atividade 1.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Peça aos alunos que, ainda em duplas, reflitam sobre a seguinte questão:

- Qual a função da intertextualidade num videominuto e num verbete de enciclopédia? Ou seja, com qual objetivo outros textos são citados?

2 - Peça que alguns alunos socializem a resposta dada na questão do slide anterior.

Conduza os alunos a perceber, ainda por meio de uma conversa espontânea, que as referências a outros estudos num videominuto e num verbete de enciclopédia têm a função de argumento de autoridade, de embasar o que está sendo dito, dando credibilidade ao texto.

Fique atento para que a realização desta questão não ultrapasse 10 minutos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP43 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08LP14 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP30 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano