10178
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Figuras planas em obras de arte

POR: Cibele Cristina Escudero 17/07/2018
Código: MAT2_15GEO07

2º ano / Matemática / Geometria

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Reconhecer, identificar e nomear as figuras planas em obras de arte.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com os alunos:

  • O que vocês acham que vamos aprender hoje?


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cibele Cristina Escudero.

Mentor: Cibele Diogo Kimura.

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira.

Habilidade da BNCC

(EF02MA15) - Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Objetivos específicos

Reconhecer,  identificar e nomear as figuras planas em obras de arte.

Conceito-chave

Figuras planas em obras de arte.

Conhecimentos prévios

É importante que eles saibam reconhecer  as figuras planas  em diferentes imagens comparando os objetos observados com as figuras conhecidas como: retângulo, quadrado, triângulo e círculo.

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Atividades impressas em folha para atividade principal, raio-X e atividades complementares.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Inicie a aula e peça que os alunos observem e analisem essas obras de arte. Pergunte a eles qual delas utiliza algumas figuras planas em sua composição. E que figuras são essas. Verifique quais figuras eles conseguiram exemplificar como figuras planas. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles nomeie cada uma delas.

Propósito: Fazer uma retomada, pela voz dos alunos, quais são alguns exemplos de figuras planas.

Discuta com a turma:

  • Quais as figuras planas na obra de arte 1? E na obra de arte 2?

Tempo sugerido: 20 minutos (slide 4 e 5)

Orientação: Contextualize com os alunos a atividade que irão realizar. Informe que a atividade será realizada em duplas. A dupla, você professor, deverá organizar de acordo com as dificuldades dos alunos. Importante que essas duplas sejam produtivas, ou seja, com diferentes níveis de aprendizagem.

Verifique se eles conhecem o artista plástico: Vassily Kandinsky. Poderá surgir algumas contribuições sobre a vida do artista. Você poderá fazer uma breve contextualização complementando sobre sua biografia, ou seja, explique que ele nasceu em 1866 e morreu em 1944 e que foi um pintor e professor russo, um dos primeiros pintores ocidentais a praticar o abstracionismo. Apesar de sua formação intelectual, Kandinsky era um homem religioso e místico, fascinado pela tradição da cultura popular russa. A música também inspirou sua arte abstrata.

Após esse momento, explique que eles irão representar na folha pelo menos três figuras planas que ele utilizou nesta obra colocando seus respectivos nomes.

Observe como eles discutem nos grupos, circule por eles e verifique como eles estão registrando o que eles perceberam.

Em seguida realizarão a parte 2 da atividade.

Propósito: Fazer com que os alunos identifiquem, nomeiem e registrem as figuras planas encontradas na obras de arte. Conhecer um pouco sobre o estilo do artista plástico Vassily Kandinsky.

Discuta com a turma:

  • O que vocês observaram nesta obra de arte?
  • Qual figura plana vocês mais encontraram nesta obra de arte?
  • Qual foi a figura que vocês menos encontraram?
  • Vocês conseguiram nomear as figuras planas encontradas?
  • O que vocês perceberam ao comparar essa obra com as obras do mesmo autor na retomada? Quais as semelhanças e diferenças?

Materias Complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Tempo sugerido: 20 minutos (slide 4 e 5)

Orientação: Contextualize com os alunos a atividade que irão realizar. Informe que a atividade será a parte 2 complementando a atividade que já realizaram. Irão permanecer nas duplas e analisar da mesma maneira esta outra obra de arte.

Verifique se eles conhecem o artista plástico: Piet Mondriaan. Poderá surgir algumas contribuições sobre a vida do artista. Você poderá fazer uma breve contextualização complementando sobre sua biografia, ou seja, explique que ele nasceu em 1872 e morreu em 1944 e que foi um pintor holandês que despontou no começo do século XX e sua obra virou um símbolo poderoso da modernidade.

Pieter Cornelis Mondriaan (1872-1944), conhecido como Piet Mondriaan, nasceu em Amersfoort, Holanda, no dia 7 de março de 1872. Em 1892 ingressou na Academia Real de Artes de Amsterdam. Quando era iniciante pintava paisagens, mas já revelava uma inquietação peculiar ao moldar a natureza, os moinhos e as igrejas com uma visão geométrica do mundo.

Suas obras mais antigas seguiram o estilo da Escola de Haia e dos impressionistas de Amsterdam. Por volta de 1909 começou a pintar em um estilo mais abstrato. Ao longo dos anos, objetos e paisagens foram se decompondo em traços básicos.

Após esse momento, explique que eles irão representar na folha figuras planas que ele utilizou nesta obra colocando seus respectivos nomes.

Observe como eles discutem nos grupos, circule por eles e verifique como eles estão registrando o que eles perceberam.

Em seguida irão socializar com seu colegas.

Propósito: Fazer com que os alunos identifiquem, nomeiem e registrem as figuras planas encontradas na obras de arte. Conhecer um pouco sobre o estilo do artista plástico Piet Mondriaan.

Discuta com a turma:

  • O que vocês observaram nesta obra de arte?
  • Qual figura plana vocês mais encontraram nesta obra de arte?
  • Qual foi a figura que vocês menos encontraram?
  • Cite duas figuras planas que não aparece nesta obra de arte.
  • Vocês conseguiram nomear as figuras planas encontradas?
  • O que vocês perceberam ao comparar essa obra com as obra do autor na parte 1? Quais as semelhanças e diferenças?

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Essa discussão deverá ser realizada no coletivo. Neste momento, importante a professora não perder o objetivo da aula, ou seja, que os alunos consigam reconhecer, identificar e nomear figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo e círculo) em obras de arte.

Enquanto os alunos observam a obra de arte de Vassily Kandinsky na parte 1 e realizam o registro, a professora deverá circular por eles e verificar se as duplas conseguiram perceber que nesta obra o quadrado pouco aparece e também comparando com a obra do mesmo autor na retomada, nota-se que ele utiliza formas abstratas mas não só com figuras planas.

Já na obra de Piet Mondriaan na parte 2, verifique se eles registraram que as obras dele a predominância é de quadrados e retângulos. Perceba se eles realizam comparações entre os dois artista plásticos, notando que mesmo realizando pinturas com características abstratas, ainda assim são diferentes.

Verifique se ao registrar as figuras planas encontradas nas obras de arte eles nomeiam corretamente cada uma delas. Caso eles nomeiem equivocadamente as figuras planas, a professora deverá levar para discussão no quadro, a fim de que eles percebam as diferenças entre as características de cada uma delas.

Propósito: Fazer com que os alunos socializem os registros e discutam sobre as diferentes descobertas encontradas na análise das obras de arte dos artistas plásticos: Vassily Kandinsky e Piet Mondriaan.

Discuta com a classe:

  • O que vocês perceberam nos dois registros já que a obra era a mesma?
  • O que está diferente um registro do outro?
  • Qual figura aparece neste registro ( mostrar um) e não aparece neste ( mostrar outro)?
  • Qual o nome desta figura plana? Porquê os dois registros mostra a mesma figura, mas com nomes diferentes?

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Encerre a atividade deixando claro que encontramos diversas figuras planas nas obras de arte e que devemos sempre prestar atenção qual das figuras mais aparecem nas obras e que nomes elas possuem.

Propósito: Fazer com que os alunos depois de terem vivenciado a aula toda, percebam as diferentes imagens de figuras planas nas obras de arte dos artistas plásticos Vassily Kandinsky e Piet Mondriaan e os diferentes estilos de pintura.

Discuta com os alunos:

  • O que vocês perceberam durante a análise das obras?
  • O estilo de qual artista você gostou mais?

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Contextualize aos alunos que na aula de hoje, eles participaram de uma atividade na qual por meio da análise de obra de arte, reconheceram e identificaram figuras planas como quadrado, retângulo, triângulo e círculo, além de conhecerem um pouquinho sobre o artista plástico. Realizaram a atividade em duplas, e que agora irão realizar a atividade individualmente.

Oriente que eles deverão, analisar esta obra de arte e identificar qual das figuras planas como quadrado, retângulo, triângulo e círculo mais aparece neste obra de Piet Mondrian , qual figura que aparece em menor quantidade e quais que não aparece nesta obra.

Enquanto eles realizam, circule pela classe para verificar se eles estão conseguindo identificar a figura que mais aparece é o retângulo, a que menos aparece é o quadrado e o círculo e triângulo não aparece nesta obra.

Esse momento é importante para o professor verificar se eles compreenderam o conteúdo, ou seja, se conseguem a partir da observação, identificar as figuras planas. Separe um momento para discutir sobre as figuras identificadas. Caso apareça diferenças entre os colegas, compare com os demais alunos da classe.

Propósito: Verificar se os alunos, com a observação e análise de figuras planas composta na obra de arte, conseguem reconhecer e identificar quais delas aparecem e se utilizam a nomenclatura adequada.

Discuta com os alunos:

  • Quais figuras planas vocês identificaram na obra de arte?
  • Qual apareceu em maior quantidade? E em menor?
  • Qual não apareceu nesta obra?

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Resolução do Raio X

Atividades Complementares

Resolução das atividades complementares

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cibele Cristina Escudero.

Mentor: Cibele Diogo Kimura.

Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira.

Habilidade da BNCC

(EF02MA15) - Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.

Objetivos específicos

Reconhecer,  identificar e nomear as figuras planas em obras de arte.

Conceito-chave

Figuras planas em obras de arte.

Conhecimentos prévios

É importante que eles saibam reconhecer  as figuras planas  em diferentes imagens comparando os objetos observados com as figuras conhecidas como: retângulo, quadrado, triângulo e círculo.

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Atividades impressas em folha para atividade principal, raio-X e atividades complementares.

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes