15772
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - O cordel e a arte de recitar.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre O cordel e a arte de recitar.

Plano 12 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana Raquel Pita Moreira Vaz Ferreira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Para esta aula, é necessário que já tenha sido divulgado e preparado o Chá literário-recital de cordéis, que será o momento onde os alunos farão a recitação que poderá ser apresentada aos alunos de outras salas. Outro planejamento interessante para otimizar o tempo da aula, é que os alunos já tragam o cordel para recitar escolhido, ou opções para serem escolhidas pelo grupo.

Sugestão de site para escolha de cordel: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/acervo.html#

Informações sobre o gênero: O gênero cordel, que será abordado nessa sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras, uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer e reproduzir de acordo com a mensagem dos textos as marcas da oralidade.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Márcia. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras,1999.

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

Cordel, escola e poesia. TV Escola. Disponível em: <https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969>. Acesso em: 10 jan. 2019.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Revista do GELNE, Natal/RN, Vol. 14, pp. 153-172, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742>. Acesso em: 10 jan. 2019.

MORAIS, Regina Aparecida de. O cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem: formação humana, diversidade e cultura. Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [S.l.], n. 29, p. 126-149, mar. 2017. . Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126>. Acesso em: 23 out. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Levante os conhecimento prévios dos alunos conversando sobre a palavra recitar.
  • Você sabe o que significa recitar?
  • Alguém já recitou um poema?
  • Quais os passos necessários para se recitar um cordel?
  • Observe as respostas dos alunos. Deixe que eles discutam sobre isso.
  • Então, diga que nesta aula eles estudarão como recitar um cordel e farão um recital de cordéis.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Converse com eles sobre os passos essenciais para a recitação.
  • Primeiramente é necessário escolher o cordel.
  • Depois de escolhido, o cordel deverá ser lido e sua história compreendida;
  • Se for possível, podemos memorizar o texto ou a parte que nos cabe recitar.
  • Interpretação: na interpretação o declamador deverá interpretar através de gestos e entonação da voz a história que foi contada no cordel;
  • Ao final, não podemos esquecer de citar o autor do cordel.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Converse com eles sobre os passos essenciais para a recitação.
  • Primeiramente é necessário escolher o cordel.
  • Depois de escolhido, o cordel deverá ser lido e sua história compreendida;
  • Se for possível, podemos memorizar o texto ou a parte que nos cabe recitar.
  • Interpretação: na interpretação o declamador deverá interpretar através de gestos e entonação da voz a história que foi contada no cordel;
  • Ao final, não podemos esquecer de citar o autor do cordel.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Nesta etapa da aula os alunos farão a escolha dos cordéis que recitarão (se optou para pedir que já trouxessem o cordel escolhido para a aula, a otimização do tempo será mais eficaz).
  • Os alunos serão divididos em grupos de no máximo quatro integrantes, pois assim poderá otimizar o tempo para a troca de ideias entre os alunos.
  • Eles deverão ter em mente que escolherão o cordel que deverá ser lido e interpretado no recital, portanto deverá ser de fácil memorização.
  • Faça a sugestão de sites que poderão fazer a busca pelos cordéis. Se em sua região, os livretos forem de fácil acesso, os alunos poderão escolher um livreto e levá-lo no momento do recital para mostrar aos colegas.
  • Nesta etapa, eles farão a escolha e a leitura do cordel tentando compreender a mensagem/história contada no texto.
  • Para a etapa de escolha, leitura e compreensão, estipule o tempo de 10 minutos.

Materiais complementares:

Sugestão de site para escolha de cordel: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/acervo.html#

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite que os alunos ensaiem a recitação do cordel, dividindo a parte que cabe a cada integrante do grupo.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para finalizar a aula, os alunos poderão apresentar o recital aos colegas (que poderão ser de outras salas, anos etc.).
  • O recital fará apresentação dos grupos e poderá ser gravado através de celulares ou outros equipamentos existentes na escola.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Para esta aula, é necessário que já tenha sido divulgado e preparado o Chá literário-recital de cordéis, que será o momento onde os alunos farão a recitação que poderá ser apresentada aos alunos de outras salas. Outro planejamento interessante para otimizar o tempo da aula, é que os alunos já tragam o cordel para recitar escolhido, ou opções para serem escolhidas pelo grupo.

Sugestão de site para escolha de cordel: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/acervo.html#

Informações sobre o gênero: O gênero cordel, que será abordado nessa sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras, uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer e reproduzir de acordo com a mensagem dos textos as marcas da oralidade.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Márcia. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras,1999.

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

Cordel, escola e poesia. TV Escola. Disponível em: <https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969>. Acesso em: 10 jan. 2019.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Revista do GELNE, Natal/RN, Vol. 14, pp. 153-172, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742>. Acesso em: 10 jan. 2019.

MORAIS, Regina Aparecida de. O cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem: formação humana, diversidade e cultura. Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [S.l.], n. 29, p. 126-149, mar. 2017. . Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126>. Acesso em: 23 out. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Levante os conhecimento prévios dos alunos conversando sobre a palavra recitar.
  • Você sabe o que significa recitar?
  • Alguém já recitou um poema?
  • Quais os passos necessários para se recitar um cordel?
  • Observe as respostas dos alunos. Deixe que eles discutam sobre isso.
  • Então, diga que nesta aula eles estudarão como recitar um cordel e farão um recital de cordéis.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Converse com eles sobre os passos essenciais para a recitação.
  • Primeiramente é necessário escolher o cordel.
  • Depois de escolhido, o cordel deverá ser lido e sua história compreendida;
  • Se for possível, podemos memorizar o texto ou a parte que nos cabe recitar.
  • Interpretação: na interpretação o declamador deverá interpretar através de gestos e entonação da voz a história que foi contada no cordel;
  • Ao final, não podemos esquecer de citar o autor do cordel.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Converse com eles sobre os passos essenciais para a recitação.
  • Primeiramente é necessário escolher o cordel.
  • Depois de escolhido, o cordel deverá ser lido e sua história compreendida;
  • Se for possível, podemos memorizar o texto ou a parte que nos cabe recitar.
  • Interpretação: na interpretação o declamador deverá interpretar através de gestos e entonação da voz a história que foi contada no cordel;
  • Ao final, não podemos esquecer de citar o autor do cordel.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Nesta etapa da aula os alunos farão a escolha dos cordéis que recitarão (se optou para pedir que já trouxessem o cordel escolhido para a aula, a otimização do tempo será mais eficaz).
  • Os alunos serão divididos em grupos de no máximo quatro integrantes, pois assim poderá otimizar o tempo para a troca de ideias entre os alunos.
  • Eles deverão ter em mente que escolherão o cordel que deverá ser lido e interpretado no recital, portanto deverá ser de fácil memorização.
  • Faça a sugestão de sites que poderão fazer a busca pelos cordéis. Se em sua região, os livretos forem de fácil acesso, os alunos poderão escolher um livreto e levá-lo no momento do recital para mostrar aos colegas.
  • Nesta etapa, eles farão a escolha e a leitura do cordel tentando compreender a mensagem/história contada no texto.
  • Para a etapa de escolha, leitura e compreensão, estipule o tempo de 10 minutos.

Materiais complementares:

Sugestão de site para escolha de cordel: http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/acervo.html#

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Solicite que os alunos ensaiem a recitação do cordel, dividindo a parte que cabe a cada integrante do grupo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Para finalizar a aula, os alunos poderão apresentar o recital aos colegas (que poderão ser de outras salas, anos etc.).
  • O recital fará apresentação dos grupos e poderá ser gravado através de celulares ou outros equipamentos existentes na escola.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP53 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano