15771
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - Características da Peleja nos textos de Cordel: a retórica.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Características da Peleja nos textos de Cordel: a retórica.

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiana Raquel Pita Moreira Vaz Ferreira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Textos e atividades sugeridas no plano impressos.

Informações sobre o gênero: O gênero cordel, que será abordado nessa sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras, uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer e reproduzir de acordo com a mensagem dos textos as marcas da oralidade.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Márcia. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras,1999.

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

Cordel, escola e poesia. TV Escola. Disponível em: <https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969>. Acesso em: 10 jan. 2019.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Revista do GELNE, Natal/RN, Vol. 14, pp. 153-172, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742>. Acesso em: 10 jan. 2019.

MORAIS, Regina Aparecida de. O cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem: formação humana, diversidade e cultura. Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [S.l.], n. 29, p. 126-149, mar. 2017. . Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126>. Acesso em: 23 out. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Faça o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos a respeito do tema da aula.
  • Projete o slide e pergunte se eles sabem o que é uma Peleja.
  • Anote no quadro as respostas dos alunos.
  • Projete, então, o próximo slide.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos o vídeo da Peleja de Tio Sam contra Zé Molesta (4’21”), cujo link está disponível em Materiais complementares.
  • Após a exibição do vídeo, pergunte aos alunos o que eles conseguiram perceber sobre a peleja.
  • Realize os questionamentos a seguir:
  • O que você conseguiu perceber nas falas de Tio Sam e Zé Molesta? (Espera-se que os alunos digam que os dois estavam discutindo/em uma disputa).
  • Sobre qual assunto eles estavam discutindo?
  • A partir da análise do vídeo, destaque as características da peleja. (Espera-se que os alunos percebam que é uma diálogo cantado e em versos, que simula uma disputa entre os poetas).

Materiais complementares:

A Peleja de Tio Sam contra Zé Molesta. Disponível em <https://vimeo.com/groups/kinoolho/videos/33221092> . Acesso em: 10 nov. 2018.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente aos alunos o vídeo da Peleja de Tio Sam contra Zé Molesta (4’21”), cujo link está disponível em Materiais complementares.
  • Após a exibição do vídeo, pergunte aos alunos o que eles conseguiram perceber sobre a peleja.
  • Realize os questionamentos a seguir:
  • O que você conseguiu perceber nas falas de Tio Sam e Zé Molesta? (Espera-se que os alunos digam que os dois estavam discutindo/em uma disputa).
  • Sobre qual assunto eles estavam discutindo?
  • A partir da análise do vídeo, destaque as características da peleja. (Espera-se que os alunos percebam que é uma diálogo cantado e em versos, que simula uma disputa entre os poetas).

Materiais complementares:

A Peleja de Tio Sam contra Zé Molesta. Disponível em <https://vimeo.com/groups/kinoolho/videos/33221092> . Acesso em: 10 nov. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Nesta etapa explique aos alunos que veremos uma peleja em um cordel.
  • Projete ou distribua o cordel “A PELEJA DO SOLTEIRO COM O CASADO” de Antônio Carlos de Oliveira Barreto.
  • Solicite que os alunos façam a leitura compartilhada do cordel.
  • Após, divida os alunos em duplas, para que possam produzir uma disputa: uma peleja.
  • Explique aos alunos que tomando por base as pelejas apresentadas, eles escolherão um tema e produzirão alguns versos de uma peleja. Dê o tempo de 15 minutos para que escrevam as estrofes.

Materiais complementares:

Para acessar o cordel, segue o link: http://docvirt.com/docreader.net/Cordel/90311?pesq=a%20peleja do solteiro com o casado

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Solicite que algumas duplas apresentem as pelejas produzidas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero cordel e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários: Textos e atividades sugeridas no plano impressos.

Informações sobre o gênero: O gênero cordel, que será abordado nessa sequência, é constituído de histórias contadas em rimas, marcadas por ritmo, métrica e musicalidade, escrevendo, em forma de arte, a vida, a filosofia e o misticismo do povo do sertão. Os textos de cordel trazem, também, a crítica social e temas atuais que estão fortemente ligados à vida do povo brasileiro. Os saberes impressos nos folhetos do cordel também estão presentes nos grafismos das xilogravuras, uma técnica milenar de criação de ilustrações em madeira e reprodução em papel. Hoje, alguns cordéis também utilizam técnicas de impressão mais modernas, feitas em programas de computador. As imagens impressas revelam a visão sobre os contos e personagens que até hoje vivem no imaginário do povo.

Dificuldades antecipadas: Reconhecer e reproduzir de acordo com a mensagem dos textos as marcas da oralidade.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Márcia. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras,1999.

BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto cordel, discurso político e divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2000.

Cordel, escola e poesia. TV Escola. Disponível em: <https://tvescola.org.br/tve/post?idPost=9969>. Acesso em: 10 jan. 2019.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 1995.

LOPES-ROSSI, Maria Aparecida. Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula. Revista do GELNE, Natal/RN, Vol. 14, pp. 153-172, 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/download/9388/6742>. Acesso em: 10 jan. 2019.

MORAIS, Regina Aparecida de. O cordel e suas possibilidades no ensino da linguagem: formação humana, diversidade e cultura. Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, [S.l.], n. 29, p. 126-149, mar. 2017. . Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p126>. Acesso em: 23 out. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Faça o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos a respeito do tema da aula.
  • Projete o slide e pergunte se eles sabem o que é uma Peleja.
  • Anote no quadro as respostas dos alunos.
  • Projete, então, o próximo slide.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos o vídeo da Peleja de Tio Sam contra Zé Molesta (4’21”), cujo link está disponível em Materiais complementares.
  • Após a exibição do vídeo, pergunte aos alunos o que eles conseguiram perceber sobre a peleja.
  • Realize os questionamentos a seguir:
  • O que você conseguiu perceber nas falas de Tio Sam e Zé Molesta? (Espera-se que os alunos digam que os dois estavam discutindo/em uma disputa).
  • Sobre qual assunto eles estavam discutindo?
  • A partir da análise do vídeo, destaque as características da peleja. (Espera-se que os alunos percebam que é uma diálogo cantado e em versos, que simula uma disputa entre os poetas).

Materiais complementares:

A Peleja de Tio Sam contra Zé Molesta. Disponível em <https://vimeo.com/groups/kinoolho/videos/33221092> . Acesso em: 10 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente aos alunos o vídeo da Peleja de Tio Sam contra Zé Molesta (4’21”), cujo link está disponível em Materiais complementares.
  • Após a exibição do vídeo, pergunte aos alunos o que eles conseguiram perceber sobre a peleja.
  • Realize os questionamentos a seguir:
  • O que você conseguiu perceber nas falas de Tio Sam e Zé Molesta? (Espera-se que os alunos digam que os dois estavam discutindo/em uma disputa).
  • Sobre qual assunto eles estavam discutindo?
  • A partir da análise do vídeo, destaque as características da peleja. (Espera-se que os alunos percebam que é uma diálogo cantado e em versos, que simula uma disputa entre os poetas).

Materiais complementares:

A Peleja de Tio Sam contra Zé Molesta. Disponível em <https://vimeo.com/groups/kinoolho/videos/33221092> . Acesso em: 10 nov. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Nesta etapa explique aos alunos que veremos uma peleja em um cordel.
  • Projete ou distribua o cordel “A PELEJA DO SOLTEIRO COM O CASADO” de Antônio Carlos de Oliveira Barreto.
  • Solicite que os alunos façam a leitura compartilhada do cordel.
  • Após, divida os alunos em duplas, para que possam produzir uma disputa: uma peleja.
  • Explique aos alunos que tomando por base as pelejas apresentadas, eles escolherão um tema e produzirão alguns versos de uma peleja. Dê o tempo de 15 minutos para que escrevam as estrofes.

Materiais complementares:

Para acessar o cordel, segue o link: http://docvirt.com/docreader.net/Cordel/90311?pesq=a%20peleja do solteiro com o casado

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Solicite que algumas duplas apresentem as pelejas produzidas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP53 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano